Sistema nervoso central é formado por

Ouça este artigo:

O sistema nervoso é um sistema de fundamental importância ao nosso organismo, estando relacionado diretamente com a assimilação dos estímulos captados pelos sentidos e coordenação das diversas atividades do organismo. É dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. As células que compõem o sistema nervoso e que realizam estas funções são conhecidas como neurônios, e sua especialidade consiste em transmitir o impulso nervoso.

O sistema nervoso central (SNC) é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. Suas principais funções são o processamento e a integração das informações no organismo. O encéfalo e a medula espinal estão protegidos, respectivamente, pelo crânio e pela coluna vertebral.

As estruturas que compõem o SNC são revestidas por três membranas conjuntivas, denominadas meninges. A membrana mais externa chama-se dura-máter, a intermediária, aracnoide, e a mais interna, pia-máter. Estas membranas garantem ao SNC nutrição e proteção contra traumas de eventuais choques mecânicos.

Encéfalo

O encéfalo é composto por três partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

Cérebro: corresponde a região mais desenvolvida do encéfalo e está dividido, através de sulcos, em dois hemisférios: o telencéfalo e o diencéfalo. Estes hemisférios também apresentam divisões delimitadas por sulcos mais profundos, formando os lobos frontais, parietais e occipitais. Cada lobo está envolvido com funções específicas, como, por exemplo, o pensamento e a fala, ligadas aos lobos frontais.

A camada externa dos hemisférios cerebrais é composta por uma substância cinzenta denominada córtex cerebral, que é rica em neurônios. Já a camada mais interna dos hemisférios é rica em dendritos e axônios, chamada de substância branca devido ao revestimento destes por mielina.

O tálamo, estrutura localizada no diencéfalo, recebe impulsos dos órgãos do sentido (exceto do olfato) e os transmitem para o córtex cerebral para sua interpretação. Sobre o tálamo há o hipotálamo, uma pequena região envolvida com a ativação de glândulas produtoras de hormônios, sendo de grande importância para manutenção da homeostase do organismo.

Cerebelo: localiza-se entre a parte posterior do cérebro e o tronco encefálico. É a estrutura envolvida com a coordenação dos movimentos do corpo e equilíbrio. Também é composto por substância cinzenta em sua região externa e substância branca em sua região interna.

Tronco encefálico: é formado apenas por substância branca e é dividido em mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano ou medula oblonga. O mesencéfalo é responsável pelos reflexos visuais e auditivos. A ponte atua controlando a respiração e a movimentação de partes do corpo como os olhos e o pescoço. Já o bulbo raquidiano controla funções vitais como o batimento cardíaco, vasoconstrição etc.

Medula espinhal

A medula espinal localiza-se ao longo da coluna vertebral e, ao contrário do cérebro e cerebelo, possui a parte interna composta por substância cinzenta e a parte externa por substância branca.

É responsável pelo recebimento das informações das diversas regiões do corpo para sua transmissão ao encéfalo, onde são assimiladas. Além de mediar estas informações, também está envolvida com a produção de estímulos simples, como, por exemplo, a retirada imediata das mãos de uma superfície quente. A produção destes estímulos é possível graças aos 31 nervos que a medula espinal possui.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso-central/

Índice

Introdução

O Sistema Nervoso é responsável pela maioria das funções de controle do organismo. Ele controla as contrações musculares, o funcionamento das vísceras, os movimentos cardiorespiratórios e até mesmo os ritmos de secreção de hormônios pelas glândulas que constituem o sistema endócrino.

Além disso, o Sistema Nervoso humano integra todas as mensagens recebidas pelo corpo e coordena suas funções ou ações.

Assim como o de outros vertebrados, o Sistema Nervoso humano é centralizado. Ou seja, possui um aglomerado de células nervosas em órgãos, que em sua maioria ficam localizados na região cefálica.

O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo - que está dentro da caixa craniana - e pela medula espinhal - que é envolvida pelas vértebras da coluna. Nos seres humanos, o encéfalo apresenta um volume muito maior em relação ao tamanho do corpo que em outros vertebrados. 

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚   

O encéfalo

O encéfalo é a maior estrutura de integração e controle do Sistema Nervoso. Ele é protegido pelos ossos do crânio e por três membranas sobrepostas, chamadas meninges. Entre as meninges existe um líquido cerebrospinal (ou líquor), que protege todo o tecido nervoso. 

O encéfalo pode ser dividido em:

Cérebro

É o órgão mais volumoso do encéfalo. É dividido em hemisfério direito e esquerdo, que possuem regiões especializadas em diferentes funções, como memória, emoções, coordenação da fala, entre outras.

Além dessa divisão, o cérebro também apresenta duas porções distintas - que podem ser reconhecidas tanto no encéfalo quanto na medula espinal - chamadas substância branca e substância cinzenta.

  • Substância branca: é formada principalmente por axônios, prolongamentos de neurônios. Recebe esse nome por conter grande quantidade de mielina, material esbranquiçado que envolve alguns axônios.
  • Substância cinzenta: é formada principalmente pelos corpos celulares dos neurônios. 

Dentre as principais funções do cérebro, pode-se destacar:

  • coordenar movimentos voluntários, como caminhar e falar;
  • centro da memória, da inteligência, da linguagem e da criatividade;
  • receber e processar as informações enviadas pelos órgãos dos sentidos.

Tálamo e hipotálamo

O tálamo atua retransmitindo informações sensoriais para o cérebro e o hipotálamo.

Está envolvido no controle da temperatura corpórea, no balanço hídrico e na produção e liberação de alguns hormônios, entre outras funções. Promove um estado conhecido como homeostase, caracterizado pelo equilíbrio e harmonia de funções do organismo.

Cerebelo

Assim como o cérebro, o cerebelo apresenta dois hemisférios, constituídos por substância branca e substância cinzenta.

O cerebelo é responsável por coordenar o movimento dos músculos, pela coordenação motora, pela percepção da localização no espaço (equilíbrio) e pela postura corporal. 

Tronco encefálico

Formado por ponte e bulbo, é uma região de comunicação entre cérebro e medula espinhal.

Na ponte, ocorre o cruzamento das vias motoras, de modo que o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa.

O bulbo controla movimentos respiratórios e cardíacos, e está relacionado com alguns atos reflexos, ou seja, involuntários - como a tosse, a deglutição, o vômito e o espirro. 

A medula espinhal

A medula espinhal é um cordão formado por células nervosas alojado dentro da coluna vertebral. A coluna confere estabilidade à medula e a protege contra choques mecânicos. 

A medula apresenta substância branca, que fica na sua parte externa, e substância cinzenta que fica no seu centro. Ao longo da medula, saem nervos dispostos em pares, que são responsáveis por conduzir e transmitir informações ao longo de todo o corpo.

As principais funções da medula são:

  • atuar como via de conexão entre os nervos e o encéfalo;
  • centralizar alguns movimentos da musculatura conhecidos como atos reflexos.

É um órgão de enorme importância para nossa relação com o ambiente, visto que lesões na medula podem produzir paralisia e perda da sensibilidade em muitos órgãos, dos pés até a cabeça, dependendo da altura da lesão. Isso ocorre porque a lesão interrompe a comunicação entre o encéfalo e os nervos advindos de órgãos relacionados a ela.

As meninges

O Sistema Nervoso Central está contido e protegido no crânio, sendo envolvido por membranas chamadas meninges. As meninges são formadas por três camadas:

  • Dura-máter: é a meninge mais externa, formada por tecido conjuntivo denso.
  • Aracnóide: apresenta  duas partes, uma em contato com a dura-máter e outra com a pia-máter, sendo portanto a camada intermediária. A aracnóide apresenta porções que formam o espaço subaracnóideo, que contém o líquido cefalorraquidiano (ou líquor), que protege o Sistema Nervoso contra traumatismos. 

Pia-máter: é a membrana mais interna. Apresenta muitos vasos sanguíneos e é aderida ao tecido nervoso. 

Como é composto o sistema nervoso central e qual sua função?

Sistema nervoso central (SNC) O sistema central é responsável por captar e transmitir informações para o corpo. Ele é composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e medula espinhal. - Meninges: formam um conjunto de membranas que reveste e protege o SNC.

Qual é a formação do sistema nervoso?

O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...