Por quê nao colocar cotovelo amesa

Jantar com o chefe, com os pais da namorada, com pessoas importantes…. Se você se apavora ao se ver em uma situação dessas ou então não faz muita ideia de como são as regras de etiqueta em uma refeição esse post é para você!

Não se desespere, não irei ficar dando regras chatas e criticando os mínimos detalhes do seu comportamente na mesa, senão acaba tudo ficando muito forçado, apenas darei algumas dicas essenciais sobre o que fazer ou não fazer em uma situação dessas. Primeiro de tudo, nada de desespero ao ver um monte de coisas colocadas na mesa, conheça cada utensílio.

Por quê nao colocar cotovelo amesa

As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.

A ordem para usar os talheres é sempre de fora para dentro, os de sobremesa ficam acima dos pratos.

Abra o guardanapo de pano no colo e use-o para limpar a boca e os dedos. Após a refeição coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato.

Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato com a lâmina voltada para dentro.

Quando terminar de comer arrume os talheres no prato, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita. Antes disso os talheres permanecem no prato, tudo o que vai para o prato não volta a encostar na mesa!

Por quê nao colocar cotovelo amesa

Depois das dicas sobre o que usar e como usar na mesa, vamos para algumas dicas de como agir na hora da refeição!

Seja delicado, fale baixo e não mantenha os talheres na mão. Eles sempre devem descansar dentro do prato,  apoiados nas bordas.

Não coloque os cotovelos na mesa, mantenha os braços baixos, no colo.

Nunca fume à mesa, se realmente precisar de um cigarro peça licença e fume fora do ambiente.

Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

Nada de abaixar em direção ao prato, a comida que deve ser levada à boca e não o contrário.

Está morrendo de fome? Nada de começar a comer antes de todos, principalmente se for convidado a comer na casa de alguém. Se for na presença de um anfitrião  não coma antes dele, a não ser que ele peça. Se houver mais pessoas espere até que metade delas tenha se servido.

Dispense o palitinho, nem cutucar escondido com um guardanapo vale. Se algo está incomodando peça licença e vá ao banheiro.

Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.

Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.

No caso de um self-service nada de colocar tudo o que quiser no prato, fazendo uma mistura. Você pode repetir se quiser e deve seguir a ordem de entrada, prato principal e sobremesa.

Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

Fuja das discussões, esqueça assuntos polêmicos, como religião e política.

Não corte as folhas da salada, dobre em vez de cortá-las.

Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.

Ufa! Muita coisa? São apenas algumas dicas básicas para ajudar na sua postura e na sua imagem pessoal. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

www.passarela.com

Por quê nao colocar cotovelo amesa

Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento, listou 15 regras de boas maneiras durante uma refeição

Por quê nao colocar cotovelo amesa

(nito100/Thinkstock)

D

Daniela Barbosa

Publicado em 27/07/2018 às 06:55.

Última atualização em 27/07/2018 às 07:05.

São Paulo – Todo mundo sabe que é feio comer de boca aberta ou que apoiar os cotovelos sobre a mesa também não é uma postura adequada durante as refeições. Algumas regras de etiqueta parecem óbvias e nem precisariam ser escritas em um manual de boas maneiras à mesa.

Existem, no entanto, situações em que o que parece falta de educação na verdade é aceitável ou até recomendado. Para entender melhor como se comportar durante as refeições – principalmente as mais formais, como um almoço de negócios, EXAME.com conversou com Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento.

Segundo Claudia, que ministra cursos e faz palestras em todo o Brasil sobre o assunto, o cotovelo, por exemplo, grande vilão da postura durante as refeições, pode – desde que seja de maneira delicada – ser apoiado à mesa em alguns momentos durante um jantar.

Confira a seguir 15 dicas da especialista sobre etiqueta durante as refeições:

Comer com as mãos

Algumas comidas podem ser degustadas com as mãos sem problema. “Alguns tipos de sushis ou comida árabe, desde que não sejam gordurosos, não há nenhum problema em come-los com as mãos”, ensina a especialista.

Lamber os dedos

Já lamber os dedos após comer alguma comida com as mãos não é muito adequado. O ideal, segundo Claudia, é limpar as pontas dos dedos com o guardanapo ou até mesmo lavar as mãos quando possível.

Colocar o guardanapo sobre a mesa depois de usá-lo

Devolver o guardanapo na mesa depois de usá-lo não é falta nenhuma de educação. “Se a pessoa precisa usar o banheiro, por exemplo, durante o jantar, o ideal é que o guardanapo fique na mesa e não na cadeira”, explica Claudia.

Cotovelos sobre a mesa

Ficar inclinado sobre a mesa com os cotovelos apoiados nela não é nada elegante, de acordo com a especialista em etiqueta, pois isso atrapalha a visão e pode causar até algum acidente. Claudia, no entanto, pondera que apoiá-los de forma delicada em certos momentos da refeição também não é abominável e, sim, pode acontecer.

Não saber qual talher usar

Segundo Claudia, ninguém é obrigado a saber os talheres certos para os diferentes tipos de prato. O comum é sempre usá-los de fora para dentro quando dispostos à mesa. “Se surgiu alguma dúvida, pergunte ao maître ou ao garçom. Não é falta de educação não saber”.

Soprar a comida

Se a comida estiver visivelmente quente, soprá-la também não é falta de educação desde que seja diretamente na colher e não no prato e, claro, sempre com delicadeza para que não voe comida para todos os lados.

Esperar que todos sejam servidos antes de começar a comer

A regra diz que sim e é de bom tom esperar que todos sejam servidos antes de começar a comer. Mas não tem problema começar a degustação antes se o anfitrião der o sinal verde ou se a mesa tiver mais de oito pessoas. “Se for uma mesa com muitas pessoas, espere que metade seja servida para começar a comer”, afirma Claudia.

Temperar a comida antes de prová-la

Não é o ideal, principalmente se o chef estiver por perto, explica a especialista. “Embora paladar seja pessoal, até para evitar surpresas, o mais prudente é sempre provar antes de colocar sal ou pimenta”.

Limpar os lábios antes de beber algo

Se a pessoa estiver usando batom ou comendo algo que costuma sujar a boca, o mais indicado é limpar a boca antes de beber algo, mas Claudia afirma que não tem problema nenhum limpar o copo com o guardanapo discretamente se ele sujar.

Descartar o caroço da azeitona

Se for um jantar formal com pessoas desconhecidas, o ideal é não comer a azeitona para que os outros não vejam o caroço da azeitona mastigado. “Agora, se for um tipo de azeitona grande, que pode ser cortada com a faca, não tem problema come-la”, explica a especialista.

Deixar sobras no prato

Ninguém é obrigado a comer toda a comida servida, mas também não é de bom tom deixar muita comida no prato, pois pode indicar que ela não estava tão saborosa.

Pedir para embrulhar o que sobrou

Se sobrou muita comida porque o prato era bem servido, não tem problema nenhum pedir para embrulhar e levar para casa. “ Alguns chefs, inclusive, adoram tal iniciativa, pois prova que a pessoa gostou de verdade do prato”, afirma Claudia.

Posição dos talheres após terminar de comer

Uma vez que os talheres forem usados, eles nunca devem voltar à mesa. No final da refeição, quando a pessoa já estiver totalmente satisfeita, o ideal é posicionar os talheres paralelos virado para o dono do prato, pois facilita a retirada do mesmo pelo garçom.

Pertences sobre a mesa

Por questões de higiene, não é aconselhável colocar sobre a mesa pertences como celular, carteira ou bolsa.

Uso do celular durante a refeição

O celular durante toda a refeição deve ficar guardado e, preferencialmente, no silencioso. Claudia aconselha mexer no aparelho somente durante a sobremesa ou o café, que é quando a refeição já está quase terminando e as pessoas costumam ficar mais relaxadas.

Veja Também

Como colocar os braços na mesa?

Eles sempre devem descansar dentro do prato, apoiados nas bordas. Não coloque os cotovelos na mesa, mantenha os braços baixos, no colo.

Para que serve a etiqueta à mesa?

Dentro das regras de etiqueta, a etiqueta à mesa ensina como devemos nos portar durante as refeições. Expressa educação e respeito, seguir a etiqueta à mesa é também uma forma de expressar segurança e profissionalismo, sobretudo, em ocasiões como encontros profissionais e de negócios.

Como comer de forma elegante?

Como Comer com Elegância.
Coloque o guardanapo no colo..
Familiarize-se com a ordem dos talheres..
Vá devagar e divirta-se..
Crie porções de comida..
Dê mordidas menores..
Não se incline sobre o prato..
Faça o menor barulho possível ao comer..
Coma pratos que fazem sujeira devagar e com estratégia..

É chique deixar um pouco de comida no prato?

Por mais que você esteja com muita fome, encher o prato com muita comida vai contra as regras de etiqueta à mesa. Além disso, deixar comida no prato pode ser considerado falta de educação. Desta forma, coloque uma quantidade menor de comida no prato e, se necessário, sirva-se novamente depois.