Quem nasce no piaui é piolhento

Quem nasce no Piauí é chamado de?

Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil

SiglaAdjetivo pátrio
Rio Grande do Norte (RN) potiguar, rio-grandense-do-norte, norte-rio-grandense, petiguar, pitaguar, pitiguar, pitiguara, potiguara
Ceará (CE) cearense
Piauí (PI) piauiense, piauizeiro (pejorativo)
Maranhão (MA) maranhense, maranhão

O que significa capixaba em Tupi-guarani?

Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca.

Porque Vitória é uma ilha?

Devido aos constantes ataques indígenas, franceses e holandeses à cidade fundada por Coutinho, os portugueses decidiram transferir a capital da capitania para a Ilha de Santo Antônio, na Baía de Vitória. A ilha era chamada pelos índios de Ilha de Guanaani.

Onde morar em Vitória Espírito Santo?

Os melhores bairros para morar em Vitória

  • Praia do Canto: boas lojas e mercados, um bairro perfeito!
  • Mata da Praia: perto da praia, com muito verde e perfeito para quem gosta de um clima de bairro mais tranquilo.
  • Bento Ferreira: agito nas horas úteis e muita calmaria. O mix perfeito!
  • Enseada do Suá: corporativo, bem localizado e com vistas de perder o fôlego.

Onde morar em Guarapari ES?

É uma cidade litorânea localizada mais especificamente na região metropolitana da capital capixaba, Vitória.

  • Origem do nome:
  • Melhores bairros para morar em Guarapari:
  • Centro de Guarapari:
  • Bairro Praia do Morro:
  • Setiba:
  • Enseada Azul:
  • Alguns lugares para visitar em Guarapari:
  • Casa da Cultura:

Qual o melhor bairro para se morar em Guarapari ES?

Em Guarapari, os bairros Enseada Azul, Muquiçaba, Centro e Praia do Morro são os melhores avaliados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.

Qual estado que fica Guarapari?

Espírito Santo

Humoristas piauienses encontraram no humor uma forma de lidar com os efeitos negativos das notícias sobre a pandemia da Covid-19. Utilizando as próprias redes sociais para compartilhar vídeos engraçados e de produção improvisada, os humoristas que inicialmente buscavam distrair familiares e amigos viram o trabalho viralizar e alcançar uma grande quantidade de pessoas. Veja no vídeo acima.

O universitário Ramon Gomes decidiu publicar os vídeos gravados nas suas redes sociais para distrair seus amigos e familiares. Para ele, o humor é uma das melhores formas de superar a pandemia.

Humoristas do Piauí relatam cotidiano na quarentena e viralizam — Foto: TV Clube

“É boa essa ferramenta que surgiu agora, pois a gente fica se entretendo, fazendo vídeo e vai passando o tempo durante essa quarentena. A gente fica em casa e, no meu caso, comecei a fazer alguns vídeos e isso faz com que eu me divirta e distraia outras pessoas da minha família e amigos”, explicou.

A humorista Leyla Arrais investiu em vídeos caseiros e com uma produção improvisada por ela para criar conteúdo para que pudesse arrancar alguns sorrisos das pessoas durante esse momento complicado que o mundo passa.

Humoristas piauienses viralizam na quarentena — Foto: TV Clube

“É complicado esse momento para todo mundo, mas para a gente aqui é um prazer imenso saber que as pessoas estão sorrindo com os nossos vídeos. A gente também vibra de felicidade em ver o sorriso da galera”, afirmou.

O humorista picoense Jackson Moura virou destaque nas redes sociais publicando vídeos contando histórias do cotidiano do piauiense. Nos vídeos, o humorista interpreta uma personagem, que segundo ele, é um pouco da personificação de todas as mães brasileiras.

“Como eu fui criado junto com a minha avó, que morava em uma casa bem típica nordestina, com menino correndo para cá e para lá, e minha avó era uma pessoa bem estressada, eu acho que ela tem um pouco de Jurema [personagem criada por ele] e eu também acho que peguei um pouco de todas as mães, porque Jurema é uma personificação das mães brasileiras”, concluiu.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

CORONAVÍRUS