Quem é o caboclo rompe mato



Quem é o caboclo rompe mato



OGUM ROMPE MATO


Em Algumas Particularidades dos Caboclos:

- Senhor Ogum Rompe Mato, Senhor e comandante dos Caboclos de Ogum.

Para se falar do Caboclo Rompe- Mato, é preciso antes fala do Senhor Ogum Rompe Mato, para que não ocorra uma confusão entre Orixá e Caboclo.

O Senhor Ogum Rompe Mato aparece, com frequência, na roupagem de um Caboclo, sendo facilmente confundido com os Seus Caboclos ou com o Orixá Oxóssi.

A maioria dos Oguns se comportam de forma contida, nas incorporações, costumam ficar parado num local como se fosse um guarda de um palácio, mas os Oguns da Linha de Seu Rompe-Mato são diferentes, quase todos dançam e rodam o terreiro inteiro bradando.

Ele é intermediário entre o Ogum e Oxóssi, por isso usa como cor vibratória as cores dos dois Orixás.

Seu campo de atuação é a entrada das matas, onde Oxóssi governa, Ogum Rompe-Mato ordena e guarda. Ele está sempre na entrada de uma trilha, guardando os espíritos que lá habitam.

O Ogum Rompe Mato, vem na forma de um caboclo, dando altos brados, secos e curtos, com as duas mãos fechadas e entre-cruzadas, alguns vem com uma mão aberta outra fechada, dependendo de com quem está cruzado. 

As oferendas para O Senhor Ogum Rompe-Mato devem ser feitas nas entradas das matas.


______________________________________


Quem é o caboclo rompe mato



O CABOCLO ROMPE- MATO


Consta que o Caboclo Rompe- Mato iniciador desta Linha foi um descendente das antigas tribos Guaiacurús, índios guaranis que viviam em terras que hoje é o município de Cruz Alta- RS.

É um caboclo Chefe de Falange, muito cultuado também no catimbó.

Como o Orixá Regente, sua Falange é intermediária entre Oxóssi e Ogum, e a maioria vem cruzado com Xangô, o que lhes dá juntamente com o poder de vencer as demandas de Ogum e o dom da cura e capacidade de aconselhar de Oxóssi, o poder de discernimento da Justiça de Xangô.

Os membros da Falange dos Caboclos Rompe-Mato nunca se apresentarão como caciques, pois todos são austeros e destemidos guerreiros. Isso é uma regra da falange.

E como a grande maioria dos Caboclos de Xangô, é um caboclo que atua também com uma Linha de esquerda.

_____________________________________
• Ponto cantado: 


– Caboclo Rompe Mato

"No centro da mata eu vi, dois nomes gravados num toco de pau
No centro da mata eu vi, dois nomes gravados num toco de pau
De um lado Seu Rompe Mato, de outro Seu Cobra Coral
De um lado Seu Rompe Mato, de outro Seu Cobra Coral
No centro da mata virgem eu vi, Seu Rompe Mato falava na língua do Guarany
No centro da mata virgem eu vi, Seu Rompe Mato falava na língua do Guarany".

__________________________________________________________

É um caboclo chefe de legião, muito cultuado também no catimbó, vale lembrar que é um caboclo que atua com Oxóssi, Ogum e Xangô, ele traz o poder de Xangô juntamente com a capacidade de discernimento da Justiça, o poder de vencer as demandas provenientes dos atuantes da Centelha de Ogum e o dom da cura e capacidade de aconselhar de Oxossi. Algumas vezes pede charuto em sua passagem na Terra! É um guerreiro que atua na paz, a falange dos Rompe-Matos nunca se apresentarão como caciques, pois todos são áusteros e destemidos guerreiros, isso é uma regra da falange, vale lembrar que não podemos confundir com Ogum Rompe-Mato um falangeiro do orixá, mas o mesmo caboclo atua também nessa linha. É um caboclo que também trabalha na linha da esquerda efetuando limpeza e equilibrando as energias, como a grande maioria dos caboclos de Xango.

Ter este Caboclo como entidade, é uma grande honra a qualquer médium, lembre-se de seus princíos e conselhos, tenha sempre o senso de justiça acima de tudo.


Que a Divina Luz esteja entre nós 
Emidio de Ogum 
http://espadadeogum.blogspot.com 
RECOMENDE AQUI ESTE ARTIGO NO BOTÃO +1

É um caboclo chefe de legião, muito cultuado também no catimbó, vale lembrar que é um caboclo que atua com Oxóssi, Ogum e Xangô, ele traz o poder de Xangô juntamente com a capacidade de discernimento da Justiça, o poder de vencer as demandas provenientes dos atuantes da Centelha de Ogum e o dom da cura e capacidade de aconselhar de Oxossi .


É um guerreiro que atua na paz, a falange dos Rompe-Matos nunca se apresentarão como caciques, pois todos são áusteros e destemidos guerreiros, isso é uma regra da falange, vale lembrar que não podemos confundir com Ogum Rompe-Mato um falangeiro do orixá, mas o mesmo caboclo atua também nessa linha.

É um caboclo que também trabalha na linha da esquerda quando preciso, como a grande maioria dos caboclos de Xango.

Algumas vezes pede charuto em sua passagem na Terra!

OGUM ROMPE MATO


Ogum Rompe-Mato, é o meu falangeiro de Ogum, atua na linha de Oxóssi e Xangô, vibra nas três energias, assim como o caboclo. O meu nunca pediu oferendas e já vi outro Ogum Rompe-Mato fumar, mas em minha casa, os falangeiros do orixá não fumam ou bebem.

É um Ogum que atua nas matas e pelo qual tenho muito carinho, é um grande companheiro e amigo, tenho muito orgulho de tê-lo por ser tb uma qualidade de Ogum cada dia menos presente na linha dos filhos, ainda não consigo te dizer o porque, mas estou batalhando para saber.

Vem na forma de um caboclo mesmo, dando brados altos, secos e curtos, com as duas mãos fechadas entre-cruzadas, alguns vem com uma mão aberta outra fechada, depende com quem está cruzado.

Como é uma entidade rara hj em dia, raramente incorpora e poucos filhos a tem, fica mais difícil colher algumas informações.

Qual a falange do Caboclo Rompe Mato?

O Ogum Rompe-Mato é um dos falangeiros chefes da linha de Ogum, que é composta de: Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe-Mato, Ogum Iara, Ogum Malei, Ogum Nagô, Ogum Megê e Ogum Naruê.

Como são os filhos de Ogum Rompe Mato?

São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande. Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.

Como são os filhos do Caboclo Rompe Mato?

Vem na forma de um caboclo mesmo, dando brados altos, secos e curtos, com as duas mãos fechadas entre-cruzadas, alguns vem com uma mão aberta outra fechada, depende com quem está cruzado.

Quais as cores do Caboclo Rompe Mato?

As cores que o representam é sempre verde, vermelho e branco. “Vermelho é a cor do Sangue do meu Pai! E verde é a cor das Matas! Saravá seu Rompe-Mato na Jurema!