Por que a circulação sanguínea humana é conhecida como uma circulação dupla?

� a circula��o em que ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no cora��o ou na comunica��o entre a art�ria aorta e a pulmonar. Presente em anf�bios e r�pteis./pp Palavras-chave: sistema circulat�rio, sangue, vasos sangu�neos, cora��o. ">

� a circula��o em que ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no cora��o ou na comunica��o entre a art�ria aorta e a pulmonar. Presente em anf�bios e r�pteis.

Palavras-chave: sistema circulat�rio, sangue, vasos sangu�neos, cora��o.

O sistema cardiovascular é um tanto quanto complexo, cabe dividi-lo em dois componentes para ter uma melhor compreensão. O sistema cardiovascular é composto por dois circuitos, o primeiro é o circuito pulmonar, já o segundo é o circuito sistêmico.

Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente. 

Por que a circulação sanguínea humana é conhecida como uma circulação dupla?
Circulação sanguinea. Fonte: CEPA. 

Circulação pulmonar  

O circuito pulmonar segue a sua própria lógica, sendo ela: o sangue é conduzido do coração até o pulmão e, logo após, volta ao coração. É pertinente ressaltar o caráter químico desse sangue nessa etapa da circulação, sendo caracterizado como venoso, ou seja, um sangue pobre em oxigênio. 

Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Ao ocorrer essa ramificação, há uma diminuição no calibre dessas artérias, formando-se assim em artérias de pequeno calibre até os capilares que irão envolver os alvéolos pulmonares. 

Nos alvéolos, ocorre um fenômeno importante que irá manter o sangue em uma condição propicia para o bom funcionamento dos sistemas, assim ocorrerá trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.

Circulação sistêmica

A circulação sistêmica ou grande circulação é um processo em que o sangue é levado do coração até os tecidos e, após isso, é levado novamente para o coração. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta.

Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, por intermédio da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. 

É uma circulação que se caracteriza pela seguinte dinâmica: coração-tecido-coração, entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.

Da artéria aorta, partem ramos que irão irrigar o corpo inteiro. Nos capilares sanguíneos, irá ocorrer trocas gasosas com células do tecido, após isso, o sangue irá se tornar rico em gás carbônico. Após ocorrer essas trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior.

Sistema circulatório: coração 

O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório. O sangue que flui no sistema circulatório fornece ao corpo oxigênio e alguns nutrientes e ajuda a eliminar resíduos metabólicos.

Por que a circulação sanguínea humana é conhecida como uma circulação dupla?
Coração. Fonte: CEPA. 

O coração está localizado no mediastino, cerca de dois terços de sua massa está à esquerda da linha mediana. Tem a forma de um cone deitado de lado. Seu ápice é a parte inferior pontiaguda e sua base é a ampla parte superior. 

Essa eficaz bomba fica recoberta por uma membrana, denominada pericárdio, que possui a função primordial de proteção contra choques mecânicos. Entre uma camada e outra do pericárdio encontra-se um líquido lubrificante, que reduz o atrito pericárdico entre as duas membranas. 

Fisiologicamente e anatomicamente, o coração conta com 4 câmaras eficazes, duas delas são os ventrículos, o direito recebe sangue do átrio direito, já o ventrículo esquerdo bombeia o sangue oxigenado através da valva da aorta até a aorta. 

O coração conta ainda com mais duas câmaras, os átrios: o direito recebe sangue da veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário por meio da atrioventricular direita. O átrio esquerdo recebe o sangue arterial (com O2) do pulmão conduzido pelas veias pulmonares.

Sistema circulatório: vasos sanguíneos 

Os vasos sanguíneos em conjunto dão origem a uma rede de tubos que irão realizar o transporte do sangue pelo corpo. Esses tubos possuem algumas especificações que servem como fator diferencial, como por exemplo, eles têm diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório. 

Esses vasos possuem estruturas morfológicas que compõem a parede desses vasos, formada por três camadas ou comumente conhecida, como túnicas, são elas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia que é a camada mais externa.

Por que a circulação sanguínea humana é conhecida como uma circulação dupla?
Túnicas. Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

As artérias são responsáveis por carrear o sangue a partir do coração, elas podem ser classificadas em 3 tipos, artérias elásticas, que são consideradas condutoras, artérias musculares, que são classificadas como distribuidoras, e as arteríolas.

As veias são vasos que transportam o sangue de volta para o coração. O início desse circuito inicia-se no retorno venoso, em que há a condução do sangue dos órgãos e tecidos de volta para o coração, na extremidade distal dos capilares, onde se iniciam pequenas vênulas. A partir disso, as vênulas lançam seu conteúdo em veias que vão aumentando o seu calibre e se tornando cada vez maiores.

Por que a circulação humana é chamada de dupla?

- Circulação dupla: Nesse tipo de circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração durante um ciclo completo. Esse ciclo é composto por um circuito que leva sangue até os pulmões para a realização da hematose (circulação pulmonar) e outro responsável por levar o sangue aos outros tecidos (circulação sistêmica).

Como é conhecida a circulação sanguínea?

O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.

O que é circulação dupla de exemplos?

Existente nos répteis, aves, anfíbios e mamíferos, a circulação sanguínea dupla entende-se como a existência de dois trajetos de circulação, o circuito pulmonar (sistema pulmonar) e a circulação sistêmica (circuito corpório). Nesse tipo de circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração.

Porque Pode

Circulação do sangue nos seres humanos O sangue circula de maneira contínua pelo nosso corpo, sendo impulsionado pela contração do coração. Para realizar um circuito completo pelo organismo, o sangue deve passar duas vezes pelo coração, sendo a nossa circulação, portanto, do tipo dupla.