Água do ar condicionado é destilada

Você sabia que um ar condicionado produz até 20 litros de água por dia? Você já deve ter visto ar-condicionado pingando, mas já imaginou em como aproveitar aquela água? É verdade que ela é imprópria para consumo, mas muito própria para a limpeza da casa, lavagem do carro, regar as plantas e várias outras utilidades domésticas. Afinal, em tempos de valorização do meio ambiente e crises hídricas recorrentes, evitar o desperdício de água é economia no bolso e uma verdadeira declaração de amor à natureza. Veja como o reaproveitamento da água do ar-condicionado pode ajudar no dia a dia da sua casa.

Sustentabilidade: 4 formas de reaproveitamento da água do ar-condicionado

1 – Use baldes para recolher os pingos de água. É verdade que eles não deveriam estar ali: as gotas deviam ser recolhidas pelo sistema de drenagem do equipamento, mas geralmente isso não acontece. Em Brasília um lavador de carros há 5 anos usa baldes para o reaproveitar a água do ar-condicionado e fazer o seu trabalho: por dia ele chega a recolher 15 baldes de 18 litros. A prática ecológica rende a ele 270 litros de água diários, que ele utiliza para lavar os carros.

2 – Na Paraíba um morador do sertão fez uma engenhoca caseira o reaproveitamento da água do ar-condicionado e limpar a casa com ela. A mangueirinha do ar condicionado é conectada diretamente ao coletor de água, feito, basicamente, de um cano de esgoto em PVC nº 100 ou nº 150, 2 tampões com liga de vedação, uma torneira de plástico de jardim acoplada na parte inferior do cano, e um pano fino para evitar a entrada de mosquitos no suspiro. Preso à parede com braçadeiras parafusadas, ele recolhe até 10 litros de água diariamente.

3 – No Recife uma moradora descobriu que a infiltração na parede de casa vinha da água do ar condicionado. De uma forma muito simples, ela colocou uma mangueira para o reaproveitar a água do ar-condicionado ligada a um garrafão de 20 litros. Surpresa, viu que na manhã do dia seguinte ele estava quase cheio. Hoje ela recolhe até 40 litros dos dois aparelhos que tem em casa, cerca de 1.000 litros por mês, que usa para limpar a casa e regar as plantas.

4 – No Paraná uma escola amiga do meio ambiente também faz o reaproveitamento da água do ar-condicionado das salas de aula para a limpeza local e jardinagem. De acordo com o projeto, cada aparelho de 12.000 BTUs gera em média 300 ml de água por hora, 3,6 litros se ficar ligado das 7h às 19h. A escola fez um sistema em que a tubulação de recipientes plásticos fica interligada às mangueiras de dreno dos oito aparelhos, recolhendo a água.

 

O Reaproveitamento da água do ar-condicionado gera diversos benefícios

O reaproveitamento da água do ar-condicionado gera diversos benefícios ao meio ambiente e também ao bolso. Em termos ambientais, ela inibe o acúmulo de água para a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, diminuição na contribuição da água direcionada para drenagem urbana, reduz a quantidade de água retirada dos mananciais e ainda promove a prática da educação ambiental.

Economicamente, uma casa com dois ares condicionados gera em torno de 1.000 a 1.200 litros de água para reuso na limpeza doméstica em geral, o que também contribui para uma taxa da conta de água menor, colaborando para um orçamento doméstico mais sustentável.

Por outro lado, no cenário urbano o reaproveitamento da água do ar-condicionado, uma vez incentivada nos grandes centros de comerciais, por exemplo, evita danos aos pedestres devido ao gotejamento nas calçadas, que a deixa escorregadia e muitas vezes gerando tanto limo quanto acúmulo de sujeiras, além de poder danificar as marquises de prédios.

Apesar de o gotejamento de ar condicionado na maior parte das vezes se dever à falta de uma manutenção eficiente e de em algumas cidades, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, ser passível de multa, a educação ambiental do reaproveitamento da água do ar-condicionado poderia funcionar onde a fiscalização é falha.

E você, tem alguma ideia de sobre como fazer o reaproveitamento da água do ar-condicionado? Compartilhe conosco a sua sugestão!

Você sabia que a temperatura ambiente da sua empresa pode influenciar no rendimento dos funcionários? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), manter o conforto térmico no ambiente de trabalho é essencial para garantir a boa execução das tarefas diárias. Dependendo do calor ou do frio em excesso, por exemplo, o aprendizado e a produtividade podem ser prejudicados. De fato, não sobram dúvidas sobre a importância de saber a temperatura ideal do ar-condicionado, não é mesmo?    Talvez você esteja pensando em como o ar-condicionado, volta e meia, costuma ser motivo de pequenas brigas no ambiente de trabalho… Pois bem! Com apenas algumas dicas e o aparelho certo, fica muito mais fácil agradar a gregos e troianos. Continue lendo e confira como fazer a melhor escolha do ar-condicionado para sua empresa e garantir o bem-estar de todos!     

Como escolher o melhor ar-condicionado para sua empresa e definir a melhor temperatura

  Através da sua Resolução nº9, a Anvisa deixou claro que, durante o verão, a faixa recomendável de temperatura nas condições internas deve ficar entre 23ºC e 26ºC, com exceção de ambientes de arte, cuja recomendação é entre 21ºC e 23ºC. A Anvisa ainda informou que a faixa máxima de operação deve variar de 26ºC a 27ºC, exceto nas áreas de acesso, que podem operar até 28ºC.    E para o inverno? Afinal, já sabemos que o ar-condicionado no inverno pode ser um grande parceiro para enfrentar as baixas temperaturas. Segundo a Anvisa, a faixa recomendável de operação para essa estação deve variar de 20ºC a 22ºC.    Essas recomendações levam em consideração que o ar não deve ficar nem muito quente, nem muito gelado, para que o corpo não responda com suor e nem com aqueles calafrios repentinos. Como ocorre uma diminuição da produtividade em temperaturas muito frias ou em calor intenso, especialistas enfatizam a importância de encontrar um equilíbrio da temperatura corporal com a do ambiente.    Quando se trata de garantir o melhor conforto térmico para a sua empresa, portanto, a escolha do ar-condicionado ideal é um fator essencial. Antes de mais nada, ressaltamos que é muito importante que haja uma avaliação técnica do local por um especialista, para que ele possa indicar os melhores procedimentos. A instalação do ar-condicionado pode influenciar em seu desempenho, e, por isso, a atuação de um profissional é fundamental.     

Quais são os modelos de ar-condicionado mais indicados para empresas?

  Na lista abaixo, elencamos os tipos de ar-condicionado que possuem melhor performance para empresas, com exemplos e vantagens de cada modelo. No site da Dufrio, você pode conferir ainda mais detalhes sobre cada aparelho.     

1. Ar-condicionado Cassete

  Procurando por um equipamento indicado para locais onde há grande circulação de pessoas, como os ambientes comerciais? O ar-condicionado Cassete pode ser uma ótima opção para climatizar esses espaços de maneira uniforme e gerar mais bem-estar!    Esse modelo de ar-condicionado possui muitas vantagens, como o seu baixo nível de ruído e a fácil instalação. Além disso, é uma opção bastante discreta e versátil, visto que pode ser embutido no teto e, assim, otimizar o espaço sem interferir na decoração do ambiente. Um exemplo desse aparelho é o ar-condicionado Split Cassete de 24.000 BTUs da LG, que conta com Ciclo Quente/Frio e Tecnologia Inverter     [caption id="attachment_8296" align="aligncenter" width="485"]
Água do ar condicionado é destilada
                       Ar-condicionado Split Cassete Inverter LG 24.000 BTUs[/caption]  

2. Ar-condicionado Piso Teto

  Empresas que possuem o pé direito muito alto (ou seja, a distância entre o piso e o teto), ou que tenham um grande fluxo de pessoas, vão precisar de equipamentos de refrigeração mais potentes. Para esses casos, sugerimos o ar-condicionado Piso Teto   Esse tipo de ar-condicionado possui inúmeros benefícios, tais como o seu baixo nível de ruído, ideal para locais que demandam muita concentração, além de sua capacidade de rápida refrigeração. Além disso, diversos modelos contam com Ciclo Quente/Frio, podendo ser aproveitados ao longo de todo o ano. Uma das principais vantagens desse aparelho, contudo, é a sua versatilidade, visto que pode ser instalado tanto no teto, quanto no rodapé dos cômodos. Um exemplo é o ar-condicionado Split Piso Teto de 36.000 BTUs da Elgin, que conta com Ciclo Frio e Tecnologia Inverter.    [caption id="attachment_8297" align="aligncenter" width="481"]
Água do ar condicionado é destilada
                      Ar-condicionado Split Piso Teto Inverter Elgin 36.000 BTUs[/caption]  

3. Ar-condicionado Split

O ar-condicionado Split garante uma refrigeração mais rápida e duradoura. É muito mais silencioso do que outros tipos mais convencionais de ar-condicionado, visto que a unidade responsável pelo ruído fica localizada na parte de fora do ambiente.    Trata-se de um aparelho visualmente mais discreto e com várias funcionalidades avançadas, ideal para quem deseja climatizar espaços com praticidade e economia. O tipo mais comum de Split é o Hi-Wall, cuja instalação ocorre em pontos altos da parede. Um exemplo é o ar-condicionado Split Hi Wall Eco Turbo de 24.000 BTUs da Electrolux, que conta com Ciclo Quente/Frio e apresenta voltagem 220V.    [caption id="attachment_8298" align="aligncenter" width="517"]
Água do ar condicionado é destilada
                     Ar-condicionado Split Hi Wall Eco Turbo Electrolux 24.000 BTUs[/caption]  

Dica: lembre-se de escolher a potência correta para o ambiente

  Na hora de escolher o ar-condicionado para a sua empresa, é de fundamental importância manter em mente o tamanho do ambiente. Isso porque, quanto maior for a área da sala, loja ou escritório, maior deverá ser a quantidade de BTUs correspondente.    Caso você esteja em dúvida, recomendamos o uso da nossa Calculadora de BTUs! Ali, você apenas precisa inserir algumas informações básicas — como a largura e o comprimento do espaço, o período de exposição ao sol, e a quantidade de eletrônicos, pessoas e janelas  — e a calculadora apresenta, rapidamente, a potência necessária. Confira!   

Como economizar energia elétrica na escolha do ar-condicionado para empresa

Dependendo do tipo de imóvel que será climatizado, pode ser interessante optar por um modelo de ar-condicionado Multi Split, em que apenas uma condensadora pode ser ligada a várias evaporadoras. É uma ótima opção para quem deseja climatizar dois ou mais ambientes com o mesmo aparelho. Além disso, como há somente um compressor, ele faz menos ruído e economiza energia. Como exemplo, cita-se o ar-condicionado Multi Split Artcool de 30.000 BTUs da LG, que, com apenas uma unidade externa, pode comportar dois aparelhos de 9.000 BTUs e um de 12.000 BTUs.      [caption id="attachment_8299" align="aligncenter" width="530"]
Água do ar condicionado é destilada
Ar-condicionado Multi Split LG Artcool 30.000 BTUs (2x 9.000 + 1x 12.000)[/caption]   Também podem ser encontrados vários modelos de ar-condicionado com a Tecnologia Inverter, um sistema que torna o aparelho muito mais econômico. Caso você queira entender melhor as diferenças entre o modelo Inverter e o convencional, acesse o link e confira! Em geral, porém, o Inverter é uma boa opção para economizar energia porque ele funciona de modo que o compressor nunca precise ser desligado, evitando os picos de voltagem que acabam pesando na conta de luz.    Como o próprio nome já indica, o Inverter opera como um inversor de frequência, que controla a velocidade de compressão do ar-condicionado. Por conta disso, a economia pode chegar a até 60% em relação ao sistema tradicional, visto que, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor. Como consequência, já que não há oscilação de temperatura, o conforto térmico também é maior   Além da economia, o modelo de ar-condicionado Inverter oferece várias outras vantagens. Ele atinge a temperatura desejada mais rapidamente e possui o jato de ar melhor espalhado. Além disso, é amigo do meio ambiente, pois faz uso de gás ecológico que não danifica a camada de ozônio. Trata-se de um modelo bastante silencioso e com maior vida útil do que as opções tradicionais, posto que seu compressor sofre menos desgaste.    Outra forma de economizar energia na escolha do ar-condicionado para a sua empresa é através da associação do modelo escolhido com cortinas de ar. Trata-se de um equipamento especialmente indicado para locais com grande movimentação de pessoas ou que precisem deixar as portas abertas, visto que auxilia a reter o ar gelado dentro dos ambientes refrigerados. Um exemplo é essa cortina de ar de 90cm da Dugold, que acompanha um controle remoto.    [caption id="attachment_8300" align="alignnone" width="529"]
Água do ar condicionado é destilada
                                             Cortina de Ar 90cm Dugold - 220V[/caption]   A cortina de ar é instalada acima do vão de passagem e cria uma barreira mecânica com um forte jato de ar, o que impede a troca de ar com o exterior. Dessa forma, além de evitar que impurezas e pequenos insetos contaminem o ar interno, o aparelho mantém a temperatura constante e evita a troca de calor, otimizando a performance do ar-condicionado e reduzindo o consumo de energia elétrica. Caso tenha sobrado alguma dúvida sobre a definição e funcionamento da cortina de ar, recomendamos a leitura da nossa postagem do blog a respeito.     

Bônus: pequenas dicas que valem ouro na hora de selecionar e conservar o ar-condicionado ideal

 
  • Caso o seu negócio fique em uma região fria do país, opte por um modelo de ar-condicionado com Ciclo Quente/Frio. Assim, você oferece melhor conforto térmico a todos que frequentam o ambiente o ano inteiro, independente do tempo lá fora. 
 
  • Preste atenção na limpeza regular dos filtros do ar-condicionado para evitar prejuízos à saúde. De uma forma geral, o aparelho melhora a qualidade do ar: alguns modelos, por exemplo, vêm com filtros purificadores que chegam a eliminar até 99% dos microrganismos do ambiente. No entanto, a função é prejudicada se o filtro estiver sujo. 
 
  • Em locais de pouca movimentação, os filtros devem ser lavados uma vez por mês e trocados uma vez por ano, quando deve ser realizada uma limpeza profunda em todo o aparelho por um técnico especializado. Essa periodicidade deve ser reduzida de acordo com a quantidade de pessoas e as horas de uso do ar-condicionado no ambiente.
 
  • É muito importante realizar a instalação e a manutenção do ar-condicionado de maneira correta. Por isso, nunca deixe um curioso executar essas tarefas, apenas técnicos especializados. Buscar serviços mais baratos, porém não qualificados, pode sair muito mais caro do que você imagina. 
 
  • Certifique-se de que a rede elétrica é compatível com o modelo do aparelho. Caso não seja, solicite a mudança na concessionária, mas evite ao máximo usar transformadores. Além de poder prejudicar a performance do equipamento, esse aparelho também pode fazer a garantia perder a validade. Se você quiser saber mais sobre o quão seguro é utilizar transformadores para ar-condicionado, confira a nossa matéria no blog a respeito. 
 

Encontre o ar-condicionado para a sua empresa na Dufrio!

  No site da Dufrio, é possível encontrar todas as opções de ar-condicionado mencionadas nesse post, além de muitas outras! Trabalhamos com fabricantes consagrados no mercado por sua qualidade e inovação, como LG, Consul, Elgin, Electrolux, Springer Midea, e muito mais. Você também pode baixar o aplicativo da Dufrio para aproveitar descontos exclusivos e descobrir muitas outras vantagens. E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Se sim, compartilhe conosco aqui nos comentários que a Dufrio responde o mais rápido possível. Além disso, continue nos acompanhando por aqui! Toda semana, atualizamos o blog com informações e conteúdos exclusivos para você ficar por dentro de todas as tendências e novidades.

Qual o tipo de água que sai do ar condicionado?

A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é água potável! Por isto, você não pode bebê-la nem oferecê-la a seus animais de estimação. Como a água provém da condensação do ar em seu ambiente, as partículas que ela contém dependem fundamentalmente da qualidade do ar.

Onde posso usar a água do ar condicionado?

Reúso é indicado para lavagem de piso, bacias sanitárias e rega de plantas. A água clara gerada por aparelhos de ar-condicionado é uma solução viável para usos não potáveis, como lavagem de piso, bacias sanitárias e rega de áreas verdes.

Pode aguar as plantas com água do ar condicionado?

Muitos Litros de Água Já pensou que dá para lavar janelas, a própria calçada ou mesmo seu carro com essa água? Pois é. Além de tudo isso, a água do ar-condicionado ainda pode ser utilizada para regar as suas plantas.

O que acontece se tomar banho com água do ar condicionado?

A condensação acontece quando o vapor de água passa do estado gasoso para o líquido, em um processo igual ao que ocorre com a água da chuva. O resultado é um líquido condensado impróprio para consumo humano -- não é indicado para beber nem para tomar banho --, mas perfeitamente seguro para outros usos.