Quem afirmou que o Brasil não tem salvação porque é muita cachaça e pouca oração?

A China, contudo, avança a passos largos na utilização do Big Data. Um dos exemplos foi o caso do combate à pandemia da covid-19, surgida em Wuhan, quando o governo chinês utilizou tal ferramenta tecnológica para prevenir, conter e controlar a disseminação da doença através de dados de localização e viagem, de saúde, de consumo, entre outros. 

Assim, o cruzamento de dados desempenhou um papel no rastreamento, vigilância e alerta precoces, bem como acompanhamento, tratamento médico e recuperação dos pacientes. O resultado foi uma gestão eficiente da pandemia e redução dos gastos com recursos hospitalares e humanos - não obstante os conflitos e as complexas dimensões geográficas do país. 

Já o caso da erradicação da pobreza, se baseou na construção de indicadores. O Big Data foi utilizado como banco de dados abrangente para identificar as famílias-alvo e suas necessidades específicas, através de oito indicadores territorializados. 

Estes indicadores foram criados em uma parceria entre a ONU e o Baidu Big Data Laboratory¹ através do chamado Dimensão de Padrões de Vida do Índice de Desenvolvimento Humano (ou simplesmente Índice de Padrões de Vida). Os indicadores combinam três dos dados do censo e cinco dos grandes conjuntos de dados do Baidu: censitários como acesso a água encanada, acesso aos banheiros sanitários e à cozinhas internas; e do Baidu incluem acesso a serviços de moradia, financeiros, estradas, cobertura de internet e iluminação pública. 

Assim, é possível avaliar com mais precisão a situação de pobreza nas áreas rurais, melhorar a produtividade do setor público, criar um sistema de proteção social mais responsivo, fortalecer a resiliência das cidades contra as mudanças climáticas e fornecer informações de maior granularidade para o planejamento do transporte urbano, entre outras muitas possibilidades.

A ferramenta permite que toda família pobre cadastrada no sistema possa ser localizada geograficamente. Assim, é possível reconhecer as famílias que precisam de ajuda, rastrear sua jornada para sair da pobreza e também conhecer os elementos de risco que podem fazê-los voltar à condição de vulnerabilidade extrema. Dessa forma, o trabalho se torna mais preciso e direcionado, otimizando recursos financeiros e humanos. Antes, os funcionários precisavam preencher todo tipo de relatório a mão, sujeito a erro, e dificultando o cruzamento e integração das informações.

Em suma, a China trilha uma fronteira inovadora na construção de um sistema nacional de governança digital, usando as ferramentas das novas tecnologias da informação para aumentar a capacidade estatal e o aprimoramento da gestão pública. 

Não é forçoso dizer que a China está elevando a novos patamares o entrelaçamento entre tecnologia e planejamento. Mais do que isso: pode-se sugerir que estão surgindo perspectivas para a experiências de orientação socialista à luz destas inovações em planejamento. 

O papa Francisco disse a padres brasileiros que visitaram o Vaticano e pediram ao pontífice que rezasse pelo povo do Brasil que o país não tem salvação por ter "muita cachaça e pouca oração".

De acordo com vídeo do encontro gravado por um dos padres e divulgado no Instagram na quarta-feira (26), o padre João Paulo, de Campina Grande (PB), disse ao papa em italiano: "Santo Padre, ore pelos brasileiros", ao que Francisco respondeu: "Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração".

Em seguida, segundo relato de um dos padres em sua conta na rede social, o pontífice disse que reza sempre pelo Brasil.

Skip to content

Papa Francisco diz a padre que brasileiros não têm salvação: “Muita cachaça”

Fala em tom de brincadeira

Afirma também: “pouca oração”

Quem afirmou que o Brasil não tem salvação porque é muita cachaça e pouca oração?

Papa Francisco durante Missa de Pentecostes; após audiência, faz piada sobre brasileiros 26.maio.2021 (quarta-feira) - 19h08
atualizado: 26.maio.2021 (quarta-feira) - 21h06

O papa Francisco brincou com um grupo de brasileiros nesta 4ª feira (26.mai.2021) ao final da audiência geral no Vaticano. Em conversa com o padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), o pontífice disse que os brasileiros “não têm salvação” ao ouvir um pedido por oração.

“Santo Padre, reze por nós, brasileiros”, disse o padre Souto Victor. Francisco respondeu brincando: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”.

Em sua página no Instagram, o padre brasileiro publicou imagens do encontro com o Papa e disse ser inexplicável o que sentiu: “Recebi a bênção do santo padre, mas o que me cativou foi sua simplicidade e alegria. Antes da bênção, uma brincadeira e um gesto de afeto”.

Assista ao vídeo (36 segundos):

o Poder360 integra o

Quem falou que o Brasil não tem salvação porque é muita cachaça e coração?

É muita cachaça e pouca oração'

Quem falou que o Brasil não tem salvação?

O papa Francisco brincou com um grupo de brasileiros nesta 4ª feira (26. mai. 2021) ao final da audiência geral no Vaticano. Em conversa com o padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), o pontífice disse que os brasileiros “não têm salvação” ao ouvir um pedido por oração.

Qual foi a frase que o papa Francisco falou?

"Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência", disse o pontífice. Francisco não falou diretamente sobre as eleições no Brasil.

Quem foi o brasileiro que o papa perguntou se cachaça é água?

Quem lembra é Rubens da Cruz Carneiro Neto, 33, seminarista da Diocese de Registro (SP). "Eu estava na praça de São Pedro para participar da audiência geral. Ele veio ao meu encontro, e eu disse 'papa, uma benção para um brasileiro'. Ele respondeu 'ah, sim, um brasileiro!'