Quanto tempo vive uma gata

Você já deve ter ouvido falar que os gatos têm 7 ou 9 vidas. A agilidade dos bichanos, ou até mesmo o fato de sempre caírem em pé ajudam nessa crença. Mas você sabe quanto tempo vive um gato?

Assista também

  • Por que temos sonhos tão esquisitos?

  • Os animais mais perigosos do mundo

  • Quais as melhores universidades do mundo?

A expectativa de vida de um felino doméstico depende dos cuidados que ele recebe. Os que costumam sair para a rua vivem de 3 a 10 anos, enquanto os caseiros podem passar dos 15 tranquilamente.

Isso ocorre porque os gatos aventureiros ficam expostos a doenças graves em ambientes externos, além de poderem se envolver em brigas ou sofrer um atropelamento.

Para ter uma vida longa, seu companheiro peludo precisa viver em casa, comer ração de qualidade e beber bastante água.

A caixinha de areia onde ele faz as necessidades deve estar sempre limpa, pois além de causar doenças, um banheiro sujo também pode estressar o animal.

  • Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

  • Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Um gato castrado pode viver ainda mais, já que evita as DSTs felinas e também o deixa menos agressivo e fujão.

E, claro, se você vive em apartamento, as telas de proteção na janela são indispensáveis. Como eles adoram ficar pulando por aí, nem sempre esses saltos são bem planejados.

Quem sabe com esses cuidados o seu gato não bata o recorde de longevidade de Creme Puff, um siamês do Texas que viveu nada menos que 38 anos.

Quando alguém decide fazer uma adoção, é muito comum que surjam dúvidas sobre cuidados e quantos anos vive um gato. A verdade é que, com os avanços da medicina veterinária e do mercado voltado para os bichinhos, nossos pets  estão vivendo muito mais e melhor do que acontecia em décadas passadas, por exemplo.

Continua a leitura para saber quantos anos vive um gato, além de dicas valiosíssimas para fazer com que o seu pet viva por mais tempo.

Quanto tempo vive uma gata

A vida dos gatos mudou

Se pensarmos como nossos gatinhos viviam há 10 ou 20 anos, é possível notar que houveram mudanças muito significativas. Antes, a maioria dos gatos domésticos ainda tinha acesso às ruas. O conceito “vida livre” era sinônimo de bem-estar e liberdade, mas hoje, por sorte, enxergamos isso de outra maneira.

Restritos à vida em nossas residências, os gatos deixam de estar sujeitos às brigas, a ataques de cães, atropelamentos e até aos maus tratos. A falta de informação a respeito da espécie e o preconceito que algumas pessoas ainda possuem faz com que os gatos sofram demais quando estão nas ruas e isso diminui drasticamente as suas vidas.

Estima-se que um gato em situação de rua e/ ou que tenha vida livre viva, em média, apenas três anos.

Quanto tempo vive uma gata

Quantos anos vive um gato?

A princípio, não há como responder exatamente quantos anos vive um gato, mas podemos dizer que a expectativa de vida média é de 15 anos. Os felinos possuem uma longevidade relativamente alta quando comparados com outros animais de estimação.

Fatores genéticos podem influenciar o tempo de vida do seu gato, mas isso não é algo determinante. É possível vermos vários casos de irmãos de ninhada que têm o tempo de vida bastante diferente de acordo com a maneira como foram criados. A subjetividade de cada um também não pode ser ignorada. Cada indivíduo tem suas próprias características e pode ser que um deles seja mais suscetível a determinadas doenças.

Os gatos que possuem a vida restrita, dentro de suas casas, costumam atingir com facilidade os 20 anos de idade. Enquanto gatinhos que podem passear pelo bairro, como dito no início do texto,  costumam não chegar nem aos cinco anos.

Gatos sem raça definida e mestiços, por algum motivo, tendem a ser mais resistentes e viver por mais tempo, mas isso não é uma regra. Algumas raças, como os persas – que passaram por diversos cruzamentos consanguíneos – chegam, normalmente, aos 13 anos.

Quanto tempo vive uma gata

Como dar vida longa ao seu gato

Muitos especialistas em felinos defendem que se oferecermos alimentos de qualidade e bem-estar aos nossos gatos, já é meio caminho andado para uma vida longa e plena. Os gatos, por natureza, costumam ser seres mais estressados e desconfiados, por isso a qualidade de vida é tão importante para a saúde deles. Um ambiente com muito barulho, cheio de outros animais e sem enriquecimento ambiental pode, sim, diminuir a expectativa desses animais tão fascinantes.

A introdução de ração úmida além da seca também vem sendo defendida como um fator importante na prevenção de problemas no trato urinário (que em alguns casos pode resultar em óbito). Os nossos bichanos normalmente não bebem água com tanta frequência e, por isso, são mais propensos às doenças renais, por exemplo.

Manter a vermifugação e a vacinação em dia também são fundamentais. Aqui, vale lembrar que o protocolo de vacinação dos gatos pode variar bastante de acordo com a forma como vivem, se convivem com outros pets, se o tutor tem contato com outros animais, sua idade etc. Converse com o médico veterinário do seu filho peludo para saber qual o melhor esquema vacinal para ele.

Curiosidade: conheça o gato mais velho do mundo

E se alguém lhe dissesse que um felino viveu por quase 32 anos ao lado da sua família? Você acreditaria?

Rumble, conhecido como o gato mais velho do mundo, faleceu pouco antes de completar incríveis 32 anos de vida. O felino, da raça Maine Coon, roubou o posto de Scooter, um Siamês morador do Texas, nos Estados Unidos, que morreu em 2016 aos 30 anos.

Brincar é preciso para trazer longevidade

Por mais que seu gatinho seja do tipo mais sedentário e parado, os gatos têm um instinto de caça muito forte e precisam deste tipo de estímulo. O ideal é que sempre depois de uma boa brincadeira, ele receba petiscos ou a própria ração, pois é assim que eles se sentem recompensados e cada vez mais estimulados a brincar com seus tutores.

A atividade, além de tudo, faz com que gastem energia e queimem calorias, evitando que ganhem peso – um problema cada vez mais comum nos pets que são criados na cidade grande.

Faça check-ups anuais em seu gatinho. Isso certamente o ajudará a descobrir possíveis problemas precocemente. Agora que você já sabe quantos anos vive um gato, visite o blog da Petlove para mais dicas de saúde, comportamento, raças e nutrição.

Qual o tempo de vida de um gato castrado?

A expectativa de vida dos gatos castrados é a mesma de gatos saudáveis, de cerca de 15 anos. A grande questão da castração é que ela pode aumentar a vida de alguns pets, já que ajuda a prevenir doenças como o câncer de mama ou de próstata em gatos.

Qual a idade de um gato de 7 anos?

Os donos de cães sabem bem como determinar a idade do seu patudo. A um ano do seu cão equivalem sete anos humanos. No entanto, a raça e peso do cão também influenciam este cálculo. ... Equivalência de idade entre gatos e seres humanos..

Quanto vale 1 ano de vida do gato?

Descubra a idade do gato em relação a do humano Some 15 anos para o primeiro ano de vida do peludo e 10 para o segundo ano de vida. A partir do terceiro aniversário em diante, acrescente quatro anos. Ou seja, o amigo de quatro patas com um ano, tem 15 em relação ao humano.