Quanto tempo a criolipólise começa a fazer efeito?

Por Moma Publicidade 13 de maio de 2021

A criolipólise é um tratamento famoso para combater a gordura localizada, mas muitas pessoas confundem os mitos com as verdades.
Afinal de contas, será que o tratamento exige cuidados especiais? Será que a técnica pode ser utilizada para atender a outras necessidades?
Se você sempre quis saber quais afirmações sobre a criolipólise são mitos e quais são verdades, então vai adorar o texto de hoje.

A criolipólise é capaz de reduzir até 25% da gordura localizada.

Verdade. A criolipólise é um dos tratamentos mais eficientes para combater a gordura localizada, porque o procedimento conta com a ajuda de um aparelho que utiliza a técnica de resfriamento controlado.
Por meio dessa tecnologia, o aparelho emite ondas frias que agem nos tecidos mais profundos da pele, destruindo as células de gordura.
Os efeitos da criolipólise podem ser visíveis a partir da primeira sessão, mas como as células destruídas são eliminadas através de vias naturais, esses resultados são graduais e atingem seu ponto alto entre 30 e 90 dias.
O procedimento pode ser realizado em várias áreas do corpo, como os flancos, coxas e abdômen e tem duração de 60 minutos por região.

A criolipólise emagrece.

Mito. Apesar do fato de que a criolipólise é ótima para diminuir a gordura localizada, isso não significa que seja um tratamento emagrecedor.
Como a criolipólise age em determinados locais do corpo, o percentual de gordura corporal como um todo não está sendo contabilizado.
Como sempre falamos por aqui, se você deseja emagrecer de forma saudável é importante seguir uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com regularidade.

A criolipólise reduz a flacidez e melhora a aparência da celulite.

Mito. Muitas pessoas tendem a confundir a criolipólise com a criofrequência, tratamento que combina as técnicas da radiofrequência com o resfriamento controlado. Apesar dos nomes serem parecidos, esses dois tratamentos proporcionam benefícios diferentes. A criofrequência utiliza um aparelho que emite ondas de calor e frio, e penetra as camadas mais profundas da derme.
Essa troca de energia acaba provocando um choque térmico no corpo, promovendo a produção de colágeno, elastina e a diminuição da gordura localizada.
Já a criolipólise utiliza somente temperaturas de frio para modificar a estrutura da célula de gordura.
Outra coisa que deve ser considerada são as indicações dos tratamentos.
A criolipólise trabalha apenas a gordura localizada, já a criofrequência também é recomendada para celulite, estrias e flacidez.
Fora tudo isso, os resultados da criolipólise são mais graduais em comparação aos da criofrequência.
Como falamos anteriormente, as células de gordura que foram obstruídas pela criolipólise são eliminadas do corpo por meio de vias naturais. Por causa disso, os resultados do tratamento podem demorar entre 30 e 90 dias para serem vistos.
Em contrapartida, com a criofrequência os resultados são evidentes assim que o tratamento é concluído e recomendamos que a pessoa realize entre 8 e 10 sessões para atingir os melhores resultados.

A criolipólise não é indicada para gestantes.

Verdade. Por motivos de segurança, existem algumas situações que a criolipólise é contraindicada, como nos casos de:

  • Cåncer
  • Feridas abertas ou infectadas
  • Dermatites ou coceira no local de tratamento
  • Gestantes
  • Obesidade mórbida

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os mitos e as verdades da criolipólise e ficou curiosa para experimentar? Então agende a sua avaliação gratuita e converse com um dos nossos especialistas.

A criolipólise é um tratamento estético que se tornou bastante conhecido nos últimos anos. Muitas celebridades e digital influencers adotaram o procedimento para ajudar a eliminar gorduras indesejadas.

Por ser um procedimento novo, a criolipólise ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres. Mas para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o tratamento, consultamos a fisioterapeuta dermato-funcional Iza Amanda, que esclarece algumas dúvidas sobre o processo. Saiba mais:

O que é criolipólise?

Quanto tempo a criolipólise começa a fazer efeito?

iStock

A criolipólise é um procedimento estético que utiliza o frio para destruir células adiposas. Em outras palavras, ela congela a gordura localizada e a dissolve. Posteriormente, a gordura dissolvida é eliminada através das necessidades essenciais do corpo humano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a criolipólise induz a eliminação da gordura de forma natural e saudável, com resultados visíveis dentro de dois meses.

Relacionadas

É um procedimento não-invasivo, ou seja, sem corte e que reduz camadas de gordura em áreas como abdome, flancos, coxas… O procedimento é realizado através de um aparelho que possui ventosas que se acoplam perfeitamente à área que será tratada.

A criolipólise é dividida em alguns tipos. Você conhecerá os dois tipos mais conhecidos do procedimento: a criolipólise de contraste e a 360.

Criolipólise de contraste

A criolipólise de contraste age de forma contrária ao procedimento tradicional. A técnica consiste no aquecimento da área para, depois, resfriá-la, diluindo as células de gordura.

Após o procedimento, acontece o reaquecimento da área tratada, normalizando a circulação sanguínea. Esse método é considerado indolor.

Criolipólise 360

A Criolipólise 360º é a evolução do tratamento tradicional. Esse método trata diretamente a área desejada devido às ponteiras utilizadas.

Esse novo tratamento traz diversas vantagens, como menor tempo de aplicação, maior abrangência e maior agilidade no aparecimento dos resultados. O procedimento tornou-se queridinho das famosas e está fazendo o maior sucesso.

Dessa maneira, a criolipólise é um procedimento estético que, aliado a uma boa alimentação e exercícios físicos, faz a diferença na hora de eliminar as gordurinhas indesejadas.

Em quais locais a criolipólise pode ser feita?

Quanto tempo a criolipólise começa a fazer efeito?

iStock

Iza Amanda afirma que a criolipólise pode ser feita em diversas áreas do corpo, eliminando gorduras. Porém, não são todas as áreas que podem receber o tratamento. Saiba quais são os locais em que a criolipólise pode ser feita sem medo:

  • Abdome
  • Flancos
  • Braços
  • Região interior das coxas
  • Parte superior das coxas

Realizar o procedimento em outras áreas do corpo abre mais possibilidades de problemas estéticos e, às vezes, o resultado pode não ser o esperado. Por isso, fique atenta ao que está sendo ofertado e em casos de dúvidas consulte outra opinião.

Criolipólise dói?

Amanda afirma que a criolipólise oferece um incômodo para a paciente, mas que a dor é bastante subjetiva, vai depender do limiar de dor de cada pessoa. Cada corpo reage de forma diferente à dor.

Segundo a fisioterapeuta, algumas pessoas relatam que, no início da sessão, sente-se uma espécie de beliscão ao qual o corpo se acostuma rapidamente.

O tratamento não é totalmente indolor, mas pode trazer alguns incômodos durante a sessão.

Resultados da criolipólise

Muitas mulheres se questionam a respeito dos resultados da criolipólise, em quanto tempo eles começam a aparecer e se o método realmente funciona.

A criolipólise é um procedimento que oferece resultados, na maioria dos pacientes, em 30 dias. Algumas pessoas passam por um processo mais demorado e os resultados aparecem dentro de 90 dias.

Amanda relata que isso depende de cada organismo e do estilo de vida de cada um. Ela conta que alguns pacientes, que possuem baixa quantidade de gordura localizada, conseguem visualizar os resultados em até 7 dias.

Contudo, a fisioterapeuta afirma que os resultados são melhores para quem mantém uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Ela relembra que o procedimento estético é um complemento dentro da sua rotina saudável.

Ou seja, a criolipólise, aliada a hábitos saudáveis garante ótimos resultados, eliminando gorduras indesejadas.

Antes e depois: a experiência de quem já fez

Confira alguns depoimentos de pessoas que realizaram o procedimento e tire suas dúvidas sobre ele.

Experiência, resultados, preços e muito mais!

A youtuber Velha de Vinte conta a experiência dela ao realizar o procedimento e mostra os resultados. Aqui, fica claro como é importante manter uma alimentação saudável para conseguir os resultados esperados. No caso dela, não há dores no procedimento, apenas um incômodo que logo passa.

Vale a pena fazer?

Carol Rodrigues também relata a sua experiência e diz se vale a pena ou não realizar o procedimento. Conta os detalhes do tratamento, desde o preenchimento da ficha de avaliação. Carol, junto a uma esteticista, explica todo o procedimento e seus efeitos.

Antes e Depois

A Bruna Paola fala um pouco sobre os seus resultados ao realizar o procedimento. E tira algumas dúvidas sobre o tratamento e pós-tratamento.

Por isso, a dica é: assistir a vídeos de experiências próprias! É uma ótima maneira de tirar dúvidas e garantir confiança para realizar o procedimento.

Criolipólise: preço das sessões

Os preços das sessões de criolipólise podem variar bastante. O preço pode ser mais alto em algumas áreas do corpo, assim como pode variar também de região para região.

As clínicas, geralmente, costumam ofertar pacotes com algumas sessões. Os valores variam entre R$1.000,00 e R$1.400,00.

Dessa maneira, antes de realizar o procedimento, faça uma pesquisa sobre preços e escolha o que melhor se encaixa em seu orçamento.

Riscos e efeitos colaterais

Amanda afirma que não existem efeitos colaterais graves para quem faz a criolipólise. Algumas pacientes relatam um incômodo após a sessão, que logo passa.

Porém, a fisioterapeuta alerta para alguns riscos ao realizar o procedimento de maneira indevida:

  • Queimaduras
  • Lesões na área tratada

Amanda afirma que para evitar os riscos é preciso ter muita atenção ao local escolhido para fazer o procedimento. Além disso, exija o uso da manta utilizada para o procedimento e fique de olho se o serviço é autorizado pela ANVISA.

Criolipólise: contraindicações

Quanto tempo a criolipólise começa a fazer efeito?

iStock

Iza Amanda comenta que o procedimento não é indicado em algumas situações:

  • Em casos de pacientes com sobrepeso, pois o procedimento é voltado para a eliminação de gordura localizada e não para emagrecimento;
  • Para pessoas que têm baixa tolerância ao frio;
  • Em áreas com cicatrizes;
  • Em locais com feridas expostas.

Dessa maneira, a criolipólise é um procedimento com poucas contraindicações. Porém, Amanda relata que sempre deve ser realizada uma avaliação com a paciente antes do procedimento. Cobre isso da clínica que você escolheu também!

Perguntas frequentes

Quanto tempo a criolipólise começa a fazer efeito?

iStock

Amanda respondeu algumas perguntas mais comuns das pacientes. Confira:

1. Quais profissionais da saúde podem realizar o procedimento?

Não existe uma especificação de profissional para realizar o procedimento. Entretanto, indica-se que o procedimento seja realizado por profissionais como fisioterapeuta, dermatologista, biomédico ou esteticista.

Dessa forma, é importante verificar se o profissional escolhido é certificado e capacitado para realizar o procedimento com os equipamentos adequados e licenciados.

2. Tem que usar cinta após o procedimento?

Amanda afirma que o uso da cinta ajuda no resultado esperado. A cinta molda a área tratada, deixando-a mais firme. O uso não é obrigatório, mas é bastante indicado.

3. Quantas sessões são necessárias para obter o resultado esperado?

Segundo Amanda, o número de sessões necessárias depende de cada pessoa. Pacientes com baixa quantidade de gordura localizada conseguem obter um resultado mais rápido, em apenas uma sessão.

4. Depois do tratamento, as gorduras podem voltar?

Amanda afirma que as gorduras que são eliminadas durante o tratamento não voltam.

Mas isso depende do comportamento do paciente após a realização do procedimento. Muitas pessoas voltam a se alimentar de forma errada e não mantêm o hábito de realizar atividades físicas.

5. Quanto tempo dura o efeito da criolipólise?

A fisioterapeuta afirma que o efeito da criolipólise pode durar uma vida inteira, se a paciente mantiver uma rotina com hábitos alimentares saudáveis.

6. O que comer depois da criolipólise?

Segundo Amanda, a alimentação deve ser baseada em hábitos saudáveis. A paciente deve evitar alimentos gordurosos e com alto teor calórico. Ela afirma também que é importante evitar açúcares – mas isso é pra vida toda, né?

7. Criolipólise melhora celulite e flacidez?

Amanda afirma que apenas a criolipólise por si só não reduz as celulites e flacidez, mas aliar o procedimento a atividades físicas ou massagens localizadas pode até contribuir para amenizar o quadro.

Agora que você conhece o tratamento, o próximo passo é procurar uma clínica de confiança para realizá-lo. A criolipólise pode eliminar aquelas gordurinhas indesejadas, mas é importante manter uma vida saudável acima de qualquer coisa!

Quanto tempo vê resultado na criolipólise?

10 – Quantidade de sessões da criolipólise: o paciente pode fazer até três sessões na mesma região, com intervalo de três meses entre cada sessão. Em média, após 20 dias já é visível a diminuição da gordura, mas o resultado final se dá após três meses.

O que corta o efeito da criolipólise?

Após o procedimento, é fundamental mudar a alimentação caso você esteja acostumado a consumir muitos alimentos industrializados e gordurosos. Estes alimentos não devem ser consumidos porque contribuem para o acúmulo de gordura localizada, algo que você certamente não deseja após o tratamento.

Como fica a barriga depois da criolipólise?

Após o tratamento, a pele normalmente fica vermelha e inchada, por isso, é indicado realizar uma massagem local para aliviar o desconforto e melhorar a aparência. A região tratada pode ficar dolorida durante as primeiras horas, mas geralmente não causa grande desconforto.

Quando a criolipólise não funciona?

A criolipólise pode funcionar ou não. Há poucas comprovações, por isso acaba sendo um tratamento que, apesar de tentador, acaba não fazendo efeito na maioria das mulheres. Para você ter uma ideia, o simples fato de a máquina oscilar a temperatura na hora da sessão pode comprometer um possível resultado.

É preciso usar cinta após a criolipólise?

Após o procedimento o uso da cinta, ou shorts de compressão, além de hábitos saudáveis é extremamente benéfico para a manutenção dos resultados da criolipólise. A peça é utilizada para a modelagem do corpo, ela realoca as células de gordura e distribui pela silhueta.

Quanto tempo demora para desinchar depois da criolipólise?

Já a partir do 30° dia, a inflamação diminui e a atividade fagocitária segue. Por fim, em 60 a 120 dias acontece a eliminação total dos adipócitos, e esse período pode perdurar, pelo menos, 90 dias.