Quanto à circulação pulmonar Assinale a alternativa que descreve corretamente o trajeto do sangue?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quanto à circulação pulmonar Assinale a alternativa que descreve corretamente o trajeto do sangue?

Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.

Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

O sangue, pobre em oxigênio (venoso), entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.

O sangue, rico em oxigênio (arterial), passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.

Na pequena circulação, o sangue venoso (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares (com sangue rico em oxigênio).

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Circulação do sangue
  • Grande circulação
  • Sistema circulatório

Enquanto voc� l� esta quest�o, seu sistema cardiorrespirat�rio trabalha ativamente para garantir que o oxig�nio chegue a todas as suas c�lulas, em especial os neur�nios, permitindo por exemplo, que voc� tenha um excelente desempenho na realiza��o da prova. No trajeto da circula��o pulmonar, tamb�m chamada de pequena circula��o, o sangue descreve um caminho que pode ser identificado em uma das alternativas abaixo; assinale a alternativa que apresenta corretamente esse trajeto. 

a) o sangue flui do ventr�culo esquerdo do cora��o para os pulm�es, por meio das art�rias pulmonares, retornando ao �trio direito por meio das veias cavas. 
b) o sangue flui do ventr�culo direito do cora��o para os pulm�es, por meio das art�rias pulmonares, retornando ao �trio esquerdo por meio das art�rias coron�rias.
c) o sangue flui do ventr�culo direito do cora��o para os pulm�es, por meio das art�rias pulmonares, retornando ao �trio esquerdo, por meio das veias pulmonares.
d) o sangue flui dos pulm�es ao �trio direito do cora��o por meio das veias pulmonares.

A circulação sanguínea humana pode ocorrer em dois grandes circuitos, um que leva sangue aos pulmões para oxigená-lo e o outro que leva o sangue oxigenado a todas as células do corpo.

Em relação ao sistema circulatório, assinale a alternativa correta.

A

O trajeto coração (ventrículo esquerdo), pulmões, coração (átrio esquerdo) é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação; e o trajeto coração (ventrículo direito), pulmões, coração (átrio direito) é denominado circulação sistêmica ou grande circulação.

B

O trajeto coração (ventrículo esquerdo), pulmões, coração (átrio direito) é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação; e o trajeto coração (ventrículo direito), pulmões, coração (átrio esquerdo) é denominado circulação sistêmica ou grande circulação.

C

O trajeto coração (ventrículo direito), pulmões, coração (átrio direito) é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação; e o trajeto coração (ventrículo esquerdo), pulmões, coração (átrio esquerdo) é denominado circulação sistêmica ou grande circulação.

D

O trajeto coração (ventrículo direito), pulmões, coração (átrio esquerdo) é denominado circulação sistêmica ou pequena circulação; e o trajeto coração (ventrículo esquerdo), pulmões, coração (átrio direito) é denominado circulação pulmonar ou grande circulação.

E

O trajeto coração (ventrículo direito), pulmões, coração (átrio esquerdo) é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação; e o trajeto coração (ventrículo esquerdo), pulmões, coração (átrio direito) é denominado circulação sistêmica ou grande circulação.

Qual o trajeto do sangue na circulação pulmonar?

Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão.

Como é chamado o trajeto em que o sangue e levado do coração para o pulmão e retorna ao coração?

O trajeto em que o sangue é levado do coração para o pulmão e retorna ao coração é chamado de pequena circulação ou circulação pulmonar. O sangue rico em oxigênio é levado pelo sistema cardiovascular para todas as células do corpo, retornando, posteriormente, pobre desse importante gás.

Qual é a sequência correta do percurso da circulação sistêmica?

Na circulação sistêmica, também chamada de grande circulação, o sangue é levado do coração para o corpo e, posteriormente, retorna para o coração. Esse circuito inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo em direção aos tecidos do corpo pela artéria aorta.

Qual o caminho percorrido pelo sangue na pequena e na grande circulação?

Da aurícula o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito.

Quais são as estruturas que compõem a circulação pulmonar?

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo.