Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto a morfologia de sua parte secretora?

Grátis

7 pág.

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto a morfologia de sua parte secretora?

  • Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto a morfologia de sua parte secretora?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 2

externa, são aquelas que possuem ductos que conduzem o produto de secreção para a superfície do corpo ou para a luz de órgãos. Nestas glândulas se distinguem 2 partes:
- uma porção secretora: células responsáveis pela secreção e/ou síntese do produto de secreção;
- ductos glandulares ou excretores: são canais por onde a secreção é eliminada.
2. Como se classificam as glândulas exócrinas quanto à maneira pela qual o produto de secreção é expelido?
R. As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular. Nas glândulas holócrinas, como as glândulas sebáceas, o produto de secreção é eliminado juntamente com toda a célula, processo que envolve a destruição das células repletas de secreção. Um tipo intermediário é o apócrino, encontrado na glândula mamária, em que o produto de secreção, é secretado junto com porções do citoplasma apical das células.
3. Como se classificam as glândulas exócrinas quanto à natureza do produto de secreção? Descreva as características histológicas dos dois tipos de células.
R. Glândulas simples e glândulas composta.
As glândulas simples têm apenas um ducto não ramificado, exemplo a glândula sudorípara, enquanto as glândulas compostas têm ductos ramificados, que nas grandes glândulas podem atingir altos níveis de complexidade, exemplo o pâncreas.
4. Faça um esquema para cada tipo de glândula exócrina (simples ou composta).
Glândulas Simples
Glândulas composta
5. Utilizando os esquemas, como se classificam as glândulas exócrinas quanto a forma do adenômero?
Glândulas Simples
 (
Tubulosa simples
)
 (
Tubulosa simples ramificada
)
 (
Tubulosa simples enovelada
)
Acinosa (ou Alveolar) simples ramificada
Glândulas composta
Tubulosa composta
Acinosa (ou Alveolar) Composta
Tubulo-acinosa composta
6. Como podemos classificar as glândulas exócrinas?
R. Costuma-se classificar as glândulas exócrinas segundo a morfologia da porção secretora. Nesse caso, temos glândulas exócrinas tubulosas, acinonas e compostas. As glândulas exócrinas tubulosas ou tubulares apresentam a porção secretora em forma de tubo. Já a glândula exócrina acinosa ou alveolar apresenta a parte secretora com um formato mais arredondado. Por fim, temos as compostas, que podem ser tubulares, acinosas ou túbulo-acinosas. Elas apresentam uma porção secretora com características tanto das glândulas tubulosas como das acinosas.
7. Por que as glândulas endócrinas não possuem ductos?
R. Glândulas endócrinas: não possuem ductos, a sua conexão com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento e sua secreção é liberada diretamente na corrente sangüínea e transportada para o seu local de ação, o seu “tecido alvo”. A secreção das glândulas endócrinas contém hormônios.
8. O que são glândulas anfícrinas? Cite exemplos.
R. Glândula Mista ou Glândula Anfícrina é um tipo de tecido epitelial glandular e que atua simultaneamente como glândula endócrina e glândula exócrina. Como a Glândula endócrina secreta substância na corrente sanguínea e como glândula exócrina produz secreção. São glândulas que possuem uma porção exócrina e outra endócrina.
9. Qual é o papel das células mioepiteliais nas glândulas exócrinas?
R. São células cuja função é contrair-se em volta da porção secretora ou dos ductos das glândulas e assim ajudar a expelir os seus produtos de secreção para o exterior. São encontradas em glândulas exócrinas, como as sudoríparas, lacrimais, salivares e mamárias, apresentando um formato fusiforme ou de forma estrelado. Estas células abraçam as unidades secretoras da glândula. Elas se organizam longitudinalmente entre a lâmina basal e o pólo basal das células secretoras ou das células dos ductos, e estão conectadas umas as outras por junções comunicantes.
10. Como a secreção glandular exócrina e endócrina pode ser controlada?
R. É controlada por mecanismos de feedback negativo. A substância produzida por estímulo da glândula controla sua própria ação, evitando seu excesso .
11. Como diferenciar histologicamente os adenômeros serosos e mucosos?
R. As células serosas ou adenômeros serosos possuem uma forma piramidal,  com citoplasma basófilo, por causa da abundância de  retículo endoplasmático rugoso para a síntese  proteica, tendo seu núcleo esférico e basal, já o adenômeros mucosos tem uma forma cúbica ou piramidal com seu citoplasma palidamente corado devido às  vesículas de glicoproteínas, e núcleo achatado,  comprimido contra a periferia pelas vesículas.
12. Qual é a constituição química da secreção serosa? E da mucosa?
R. As secreções mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo as secreções das glândulas salivares, já as secreções serosas são mais claras, aquosas, apresentam maior fluidez e também são ricas em proteínas, por exemplo, glândulas secretoras do pâncreas.
13. Como podem ser classificadas as glândulas endócrinas? Como elas estão organizadas histologicamente e dê exemplos de glândulas para os tipos encontrados.
R. Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.
Cordonal: A glândula endócrina cordonal apresenta um arranjo que lembra códões, os quais estão entremeados por capilares sanguíneos. Ex.: Hipófise.
Vesicular ou folicular: A glândula é formada por células agregadas que formam folículos, pequenos sacos que acumulam secreção. Ex.: Tireoide.

Página12

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto a morfologia de sua parte secretora?

De acordo com a morfologia da parte secretora das glândulas exócrinas, é possível classificá-las em diferentes tipos: tubulosas, acinosas e compostas.

Como são classificadas as glândulas?

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

Qual tipo de glândula possui apenas porção secretora?

A – Glândulas Merócrinas ou Écrinas Essas eliminam exclusivamente a secreção. Não ocorre perda da célula secretora da glândula. Exemplos: glândulas lacrimais, salivares e sudoríparas.

Quais as classificações das glândulas de acordo com os Adenômeros porção secretora )?

GLÂNDULAS EXÓCRINAS: Suas porções secretoras podem ser chamadas de adenômeros. Exemplo: glândulas sudoríparass, sebáceas, mamárias, lacrimais e salivares.