Como fazer chá de folha de goiaba para inflamação?

Seja qual for o nome que você der – diarreia, disenteria ou piriri –, quando bate aquele desarranjo intestinal, que quase nem dá tempo de correr para o banheiro, o jeito é contar com a ajuda do chá da folha de goiaba. O remédio natural vai ser seu bom companheiro nessa jornada inquietante que você, com certeza, só quer que acabe logo.

Leia também:

  • Alimentos para quem tem gastrite: como uma dieta equilibrada pode ajudar
  • 4 dicas práticas e fáceis para começar a reciclar já!
  • Suco energético: o que é e como preparar

Para que serve o chá da folha de goiaba

Prepare-se que vem coisa boa por aí, porque os benefícios do chá da folha de goiaba ultrapassam os limites da dor de barriga. Acompanhe nosso artigo até o fim para descobrir!

Chá da folha da folha de goiaba para diarreia

Já que começamos falando de chá da folha de goiaba para diarreia, vamos destrinchar melhor essa história. Sabe aqueles dias em que você come algo e não cai bem? Logo em seguida vem o desarranjo intestinal, não é? Muitas vezes isso acontece porque houve uma contaminação por bactérias chamadas de Salmonella e de Shigella.

Quando você se depara com essa situação, o melhor a fazer é correr e preparar um chá da goiabeira, já que a planta tem uma ação antimicrobiana que vai atacar diretamente essas duas figurinhas indesejáveis.

Vale acrescentar que a propriedade anti-diarreica do chá da folha de goiaba faz com que a bebida seja boa para curar o problema mesmo quando ele não for ocasionado pelas bactérias que citamos acima.

Como fazer chá da folha da goiaba para diarreia

É fácil aprender como preparar o chá da goiabeira e esse preparo exige bem pouco do seu tempo: asdicione 2 gramas da folha da goiaba em 150 ml de água fervente, depois tampe o recipiente e deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba.

Como utilizar o chá da folha da goiaba

A recomendação para quem está com diarreia é de 1 cálice (cerca de 30ml) após ir ao banheiro. Vá bebendo o chá algumas vezes ao dia até que os sintomas desapareçam. Porém, beba no máximo 10 vezes ao dia.

Chá da folha de goiaba para dor no estômago

Por falar em dor... A de estômago é outra totalmente indesejável. As cólicas estomacais tiram qualquer um do sério – qualquer um que não conheça os benefícios do chá da goiabeira.

Sim, esse chá também é ótimo para o desconforto estomacal, pois ajuda na digestão. Você irá se sentir bem aliviado e logo logo ficará pronto para outra!

O uso é o mesmo que indicamos acima, no chá da folha de goiaba para diarreia.

Chá da folha de goiaba para pele

Esse benefício do chá da folha de goiaba fica por conta das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Os dois são fortes aliados do organismo e estão presentes na folha da goiaba, agindo rapidamente na recuperação de lesões na pele.

O chá da folha de goiabeira ajuda a pele a ficar hidratada e melhora a elasticidade. Suas propriedades agem até na prevenção de escaras – feridas na pele que aparecem quando você fica muito tempo na mesma posição.

Chá da folha de goiaba para o cabelo

E quando falamos em pele nos referimos, ainda, ao couro cabeludo. Eis aí o motivo para que os benefícios do chá da folha de goiaba para o cabelo façam parte da lista de vantagens em consumir a bebida.

O chá da goiabeira serve para problemas no couro cabeludo pelos mesmos motivos: sua atividade anti-inflamatória e antioxidante.

Como usar o chá da folha de goiaba no cabelo

A preparação do chá da folha da goiaba para o cabelo se faz do mesmo modo do preparo do chá para a diarreia – a diferença é que você irá aplicar na cabeça, ao invés de beber. Para isso, é preciso estar com os cabelos secos e limpos. Vá aplicando o chá no couro cabeludo até ficar bem úmido. Massageie bem com as pontas dos dedos por uns 10 minutos. Depois de duas horas, é só lavar o cabelo e enxaguar.

Chá da folha de goiaba para inflamações na boca e garganta

Ação antisséptica. Já ouviu falar deste termo? Ele significa que, ao consumir o chá da folha de goiaba, você estará combatendo o crescimento de microorganismos causadores de infecções. Por ter essa propriedade, a planta ajuda no tratamento das inflamações da boca e da garganta. Nesse caso, o chá da folha de goiaba servirá para um bochecho, e não para beber.

Como fazer chá da folha de goiaba para garganta inflamada

Depois de preparar o chá da folha de goiaba e esperar esfriar, é só fazer o bochecho. Faça o bochecho por um minuto de 2 a 3 vezes por dia.

Contraindicações

Não há contraindicações para o consumo do chá da goiabeira. A única recomendação é não utilizar continuamente: tomou durante os problemas apresentados e ficou bom, é só suspender o uso.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do chá da folha de goiaba?

    O chá da folha de goiaba é muito eficaz no tratamento de diarreias, dor no estômago, problemas de pele e do couro cabeludo, e inflamações na boca e na garganta.

  • 2. Como fazer o chá da folha de goiaba?

    Adicione 2 gramas da folha da goiaba a 150 ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba.

  • 3. Quantas folhas de goiaba para fazer um chá?

    Para fazer o chá da folha de goiaba você vai utilizar 2 gramas de folhas da planta.

  • 4. Quem não pode tomar chá da folha de goiaba?

    Não há contraindicações para o consumo do chá da goiabeira. A única recomendação é não utilizar continuamente. Tomou durante os problemas apresentados, ficou bom, é só suspender o uso.

Referências

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9138/tde-26032010-160651/publico/Dissertacao_MariseOkamoto.pdf https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2607/1/Santos.pdf http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/114281/201736.pdf?...1

Como fazer chá de goiaba para inflamação?

A preparação do chá é simples, basta ferver por dois minutos dez folhas de goiaba e dez folhas de pitanga. Depois disso, o chá deve ficar em infusão até que fique frio.

Quantas folhas de goiaba para fazer um chá?

Ingredientes para fazer Chá de folha de goiaba para emagrecer: 3 colheres de chá de folhas de goiaba secas. 3 xícaras de água (720 mililitros)

Quanto tempo leva para o chá de folha de goiaba fazer efeito?

Desligue o fogo e tampe; Deixe em infusão de 10 a 15 minutos e o chá já está pronto para ser utilizado.

Para que é indicado o chá da folha da goiabeira?

Melhora a digestão As folhas da goiaba são também ricas em tanino, um flavonoide que beneficia não apenas a saúde do coração, mas também auxilia o processo digestivo. Além disso, o chá de folha de goiabeira é conhecido por combater diarreia, úlcera e gastrite.