Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as dez primeiras letras do alfabeto de tal forma que sempre estejam juntas a letra AEB?

1 Teoria das Probabilidades Qual a probabilidade de eu passar no vestibular? Leandro Augusto Ferreira Centro de Divulgação Científica e Cultural Universidade de São Paulo São Carlos - Abril / 2009

2 Sumário 1 Teoria de Conjuntos 3 2 Análise Combinatória Princípios aditivo e multiplicativo Permutações Simples Arranjos Simples Combinações Simples Probabilidade Espaço Amostral Probabilidade Condicional Distribuição Binomial

3 Capítulo 1 Teoria de Conjuntos Faremos neste capítulo uma breve revisão da teoria de conjuntos. Definição O Agrupamento de elementos de uma determinada classe é dito ser conjunto. Letras maíusculas, por exemplo A, B,..., Y, Z, indicarão conjuntos. A letra grega Ω (ômega) representará o conjunto universo. Letras minúsculas a, b,..., y, z, indicarão elementos desses conjuntos. Exemplo A seguir, daremos exemplos de conjuntos. Conjunto das vogais, A = {a, e, i, o, u} Conjunto dos números 1, 7 e 9, B = {1, 7, 9} Conjunto dos números Naturais, N = {0, 1, 2, 3,...} Escreveremos a A, indicando que o elemento a pertence ao conjunto A. Se todo elemento de um conjunto A é também elemento de um conjunto B, diremos que A B. Diremos que um conjunto é igual a outro, por exemplo, A = B, quando A B e B A. Seja A um conjunto finito, indicaremos por #A o número de elementos A. Dados dois conjuntos A e B indicaremos por A B o conjunto dos elementos que pertencem a A ou a B. Chamaremos este conjunto de A união com B. A B = {x Ω x A ou x B}. Exemplo Se A = {1, 4, 3, 5} e B = {4, 2, 1}, então A B = {1, 2, 3, 4, 5}. Exemplo Se A = {3, 4, 5} e B = {2, 1, 6}, então A B = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Exemplo Se A = {3, 4} e B = {1, 2, 3, 4}, então A B = {1, 2, 3, 4} = B. 3

4 CAPÍTULO 1. TEORIA DE CONJUNTOS 4 Dados dois conjuntos A e B indicaremos por A B o conjunto dos elementos que pertencem a A e a B. Chamaremos este conjunto de A intersecção com B. A B = {x Ω x A e x B} Exemplo Se A = {1, 4, 3, 5} e B = {4, 2, 1}, então A B = {1, 4}. Exemplo Se A = {3, 4, 5} e B = {2, 1, 6}, então A B = (A e B são disjuntos). Exemplo Se A = {3, 4} e B = {1, 2, 3, 4}, então A B = {1, 2, 3, 4} = A. Dados um conjunto A, chamaremos conjunto complementar de A o conjunto dos elementos de Ω que não pertencem a A, de forma equivalente: A c = {x Ω x A} Propriedade Vejamos algumas propriedades de conjuntos: 1. Para todo conjunto A Ω, A = A, A =. 2. A B se e somente se A B = B. 3. A B se e somente se A B = B. 4. A (B C) = (A B) C. 5. A (B C) = (A B) C. 6. A (B C) = (A B) (A C). 7. A (B C) = (A B) (A C). 8. A A c = Ω, A A c =, ( ) c = Ω, Ω c =. 9. (A c ) c = A; A B se e somente se B c A c. 10. (A B) c = A c B c. 11. (A B) c = A c B c.

5 CAPÍTULO 1. TEORIA DE CONJUNTOS 5 Exercícios 1. Preencha o espaço vazio coma relação apropriada para cada caso: a) {a} {1, 2, a, b} b) {a, 1, 2} {1, 2} c) a {1, 2, a, b} d) {1, 2, a, b} e) {1, 2, 3} {x N 1 x 3} 2. Qual a relação entre os dois conjuntos A = {x x > 2} e B = {x x 2}? 3. Escreva os conjuntos abaixo, explicitando todos os seus elementos: a) A = {x N 1 x < 5} b) B = {x N x 2 4 = 0} c) C = {x R x 2 4 = 0} d) D = {x R 2x 3 = 7} 4. Determine: a) A B b) C B c) A C d) D B a) A D b) C B c) C A d) D A

6 Capítulo 2 Análise Combinatória 2.1 Princípios aditivo e multiplicativo Utilizaremos no desenvolvimento desse capítulo os princípios aditivos de multiplicativos, e veremos que podemos construir métodos mais complexos da análise combinatória (permutações, arranjos e combinações) através desses princípios. Exemplo Suponha que tenham entrado em cartaz 3 filmes e 2 peças de teatro e que Carlos tenha dinheiro para assistir a apenas 1 evento. Quantos são os programas que Carlos pode fazer no sábado? Se ele tem dinheiro para ver apenas 1 evento, então ou ele assiste a um filme ou a um teatro, como temos 3 filmes e 2 peças, Carlos assistirá = 5 filmes. Exemplo Se no exemplo anterior, Carlos tiver dinheiro para assistir a um filme e a uma peça, quantos são os programas ao todo que ele pode fazer? Carlos pode escolher entre 1 filme e 1 peça, como temos 3 filmes e 2 peças, temos 2 3 = 6 peças. Os Exemplos obedecem a um mesmo princípio básico que chamamos de princípio aditivo. Se A e B são dois conjuntos (A B = ) com, respectivamente, p e q elementos, então (A B) possui p+q elementos. No exemplo podemos identificar os conjuntos A = {x x é um filme} = {F 1, F 2, F 3 }, e B = {x x é uma peça de teatro} = {P 1, P 2 }, Desta forma, A = {x x é um filme ou úma peça de teatro} = {P 1, P 2, F 1, F 2, F 3 }. O Exemplo obedece a um outro princípio básico de contagem que chamaremos de princípio multiplicativo: Se um evento A pode ocorrer de m maneiras diferentes e, se para cada um dessas m maneiras possíveis de A ocorrer, um outro evento B pode ocorrer de n maneiras diferentes, então o número de maneiras de ocorrer o evento A sequido do evento B é m n. No exemplo, podemos tomar como evento A a escolha do Filme (que são 3) e como evento B é m n. 6

7 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 7 Exemplo De quantas maneiras podemos dar 2 prêmios a uma classe com 10 rapazes, de modo que os prêmios não sejam dados a um mesmo rapaz? Exemplo De quantas maneiras podemos dar 2 prêmios a uma classe com 10 rapazes, se é permitido que ambos sejam dados a um mesmo rapaz? Exemplo Um amigo mostrou-me 5 livros diferentes de matemática, 7 livros diferentes de física e 10 livros diferentes de química e pediu-me para escolher 2 livros com a condição de que eles não fossem da mesma matéria. De quantas maneiras eu posso escolhê-los?

8 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 8 Exemplo De quantas maneiras 2 pessoas podem estacionar seus carros numa garagem com 6 vagas? Exemplo Quantos são os anagramas de 2 letras diferentes que podemos formar com um alfabeto de 23 letras? Exemplo De quantas maneiras podemos escolher 1 consoante e 1 vogal de um alfabeto formado por 18 consoantes e 5 vogais?

9 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 9 Exemplo Há 12 moças e 10 rapazes, onde 5 deles (3 moças e 2 rapazes) são irmãos e os restantes não possuem parantesco. Quantos são os casamentos possíveis? Exemplo Quantos números de 3 algarismo distintos podemos formar com os dígitos 5, 6 e 7? Exercícios 1. Quantas palavras contendo 3 letras diferentes podem ser formadas com um alfabeto de 26 letras? 2. Quantos são os gabaritos possíveis de um teste de 10 questões de múltiplaescolha, com cinco alternativas por questão? 3. Quantos inteiros há entre 1000 e 9999 cujos algarismos são distintos? 4. De quantos modos diferentes podem ser escolhidos um presidente e um secretário de um conselho que tem 12 membros? 5. De quantos modos podemos arrumar 8 torres iguais em um tabuleiro de xadez de modo que não haja duas torrs na mesma linha nem na mesma coluna? 6. Em um concurso há três candidatos e cinco examinadores, devendo cada examinador votar em um candidato. De quantos modos os votos podem ser distribuidos?

10 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA Permutações Simples Dados n objetos distintos a 1, a 2,..., a n, de quantos modos é possível ordenálos? O número de modos de ordenar n objetos distintos é n(n 1)... 1 = n! cada ordenação dos n objetos é chamada uma permutação simples de n objetos e o número de permutações simples de n objetos distintos é representado por P n. Assim, P n = n! Exemplo Dado o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5}, quantos subconjuntos de 2 elementos A possui? Exemplo Considerando os algarismo 1, 2, 3, 4 e 5, quantos números de 3 algarismos distintos podem ser formados? Exemplo Quantos são os divisores do número ?

11 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 11 Exemplo De quantas maneiras 12 moças e 12 rapazes podem formar pares para uma dança? Exemplo Uma bandeira é formada por quatro listras, que devem ser coloridas usando-se apenas as cores amarelo, branco e cinza, não devendo listas adjacentes ter a mesma cor. De quantos modos pode ser colorida a bandeira? Exemplo As placas dos automóveis são formadas por 3 letras seguidas por 4 algarismos. Quantas placas podem ser formadas?

12 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 12 Exercícios 1. Quantos são os anagramas da palavra CAPÍTULO? 2. De quantos modos é possível sentar 7 pessoas em cadeiras em fila de modo que duas determinadas pessoas dessas 7 não fiquem juntas? 3. Quantas são as maneiras de 6 carros serem estacionados em 6 vagas? 4. Considerando os algarismo 0, 1, 4 e 5, quantos números de 3 algarismos distintos podem ser formados? 5. Quantos são os anagramas da palavra MATEMÁTICA? Quantos começam com a letra A?

13 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA Arranjos Simples Dados n objetos, se os tomarmos p a p, onde n 1 e p n, formaremos grupos de p elementos distintos, que diferem entre si pela ordem, e o chamaremos de Arranjo Simples. Denotaremos por A p n. A p n = n! (n p)! Exemplo Quantos anagramas de 2 letras diferentes podemos formar com um alfabeto de 23 letras? Exemplo Considerando os dígitos 1, 2, 3, 4 e5, quantos números de 2 algarismos diferentes podem ser formados? Exemplo Quantos inteiros entre 1000 e 9999 têm dígitos distintos e a) são números pares? b) consistem inteiramente de dígitos ímpares?

14 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 14 Exercícios 1. De quantas maneiras diferentes podemos embalar três anéis distintos se dispomos de cinco caixinhas coloridas (de cores diferentes), sabendo que cada caixa pode conter apenas um anel? 2. Quantas palavras podemos formar com as 20 primeiras letras do nosso alfabeto? 3. De quantas maneiras podemos ordenas as letras a, a, b, b, c, c, d, d, de forma que letras iguais nunca fiquem juntas?

15 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA Combinações Simples Dados n objetos, se os tomarmos p a p, onde n 1 e p n, formaremos grupos de p elementos distintos, que não diferem entre si pela ordem, e o chamaremos de Combinações Simples. Denotaremos por Cn p ou ( n p). C p n = ( n p ) = n! p!(n p)! Exemplo Quantas saladas contendo exatamente 4 frutas podemos formar se dispomos de 10 frutas diferentes? Exemplo De quantos modos podemos escolher 6 pessoas, incluindo pelo menos duas mulheres, em um grupo de 7 homens e 4 mulheres? Exemplo De quantos modos podemos dividir 8 pessoas em 2 grupos de 4 pessoas cada?

16 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 16 Exemplo De quantos modos é possível dividir 20 pessoas: a) em dois grupos de 10? b) em quatro grupos de 5? c) em um grupo de 12 e um de 8? d) em três grupos de 6 e um de 2? Exemplo Quantos jogos simples(6 dezenas) podemos fazer na megasena, cuja cartela de jogo possui 60 dezenas? Exemplo Quantos subconjuntos possuem um conjunto A com n elementos?

17 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA 17 Exercícios 1. De quantas maneiras é possivel colocar 6 anéis diferentes em 4 dedos? 2. Um indivíduo possui 25 livros diferentes. De quantas formas distintas ele poderá empacotar tais livros em grupos de 6 livros? 3. Quantos grupos de 3 pessoas pode ser montado com 8 pessoas? 4. Quantos grupos de 2 pessoas pode ser montado com 1000 pessoas? 5. Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto? 6. Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que sempre comecem pela letra A? 7. Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que sempre estejam juntas as letras A e B? 8. Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que não contenham nem as letras A e B? 9. Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que somente uma das letras A ou B esteja presente, mas não as duas? 10. Quantas combinações com 4 elementos podem ser montadas com as 10 primeiras letras do alfabeto, de tal forma que contêm 2 dentre as 3 letras A,B e C? 11. Em uma sala existem 40 pessoas, 18 mulheres e 22 homens. Quantas comissões podem ser montadas nesta sala contendo 3 mulheres e 5 homens? 12. Calcular o valor de m tal que 5C 3 m+1 = 2C2 m Quantos triângulos podem ser traçados contendo pontos de duas retas paralelas, sabendo-se que em uma reta existem 6 pontos e na outra reta existem 5 pontos? 14. Quantos quadriláteros convexos podem ser traçados contendo pontos de duas retas paralelas, sabendo-se que em uma reta existem 6 pontos e na outra reta existem 5 pontos? 15. Em uma classe com 16 pessoas, há 10 homens e 6 mulheres. Consideremos H um certo homem e M uma certa mulher. Quantos grupos podemos formar: com 4 homens e 2 mulheres? contendo H mas não M? contendo M mas não H? contendo H e M? contendo somente H ou somente M?

18 CAPÍTULO 2. ANÁLISE COMBINATÓRIA Para resolver um assunto entre 6 professores e 4 alunos, desejamos formar comissões contendo 3 professores e 2 alunos. Quantas são as possibilidades? 17. Desejamos formar comissões de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comissões terão somente 1 professor? 18. Desejamos formar comissões de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comissões terão somente 2 professores? 19. Desejamos formar comissões de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comissões terão no mínimo 2 professores? 20. Desejamos formar comissões de 6 pessoas entre cinco pais de alunos e quatro professores. Quantas comissões terão no mínimo 3 professores? 21. Num plano existem 4 pontos, sendo que 3 deles são não colineares. Qual é o número possível de retas que passam por esses pontos?

19 Capítulo 3 Probabilidade 3.1 Espaço Amostral Consideremos o seguinte experimento aleatório: jogue um dado e observe o número mostrado na face de cima. A primeira tarefa consiste em descrever todos os possíveis resultados do experimento e calcular o seu número. Este conjunto é chamado Espaço Amostral. É fácil descrevê-lo em nosso exemplo: Ω = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, #(Ω) = 6 Os elementos do espaço amostral são chamados eventos elementares. Os subconjuntos do espaço amostral serão chamados eventos. Por exemplo, o conjunto A = {1, 3, 5} é o evento que acontece se o número mostrado na face de cima é ímpar, e B = {2, 4, 6} é o evento que acontece se o número mostrado na face de cima é par. Para calcularmos a probabilidade de um determinado evento A acontecer num determinado espaço amostral Ω, realizamos a seguinte conta P (A) = #A #Ω, por exemplo, usando A = {1, 3, 5} e B = {2, 4, 6}, podemos calcular a probabilidade de A e B acontecerem, sendo P (A) = #A #Ω = 3 6 = 1 2 P (B) = #B #Ω = 3 6 = 1 2. Faremos alguns exemplos para fixarmos os conceitos apresentados acima. 19

20 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE 20 Exemplo Três moedas são jogadas simultaneamente. Qual é a probabilidade de obter 2 caras? Qual é a probabilidade de obter pelo menos 2 caras? Exemplo Dois dados são jogados simultaneamente. Calcule a probabilidade de que a soma dos números mostrados nas faces de cima seja 7. Propriedade Vejamos algumas propriedades sobre probabilidade: 1. 0 P (A) 1, para todo evento A de Ω 2. P ( ) = 0, P (Ω) = 1 3. Se A e B são eventos disjuntos, então P (A B) = P (A) + P (B) 4. P (A c ) = 1 P (A). 5. P (A B) = P (A) + P (B) P (A B). Exemplo Um número entre 1 e 300 é escolhido aleatóriamente. Calcular a probabilidade de que ele seja divisível por 3 ou 5.

21 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE 21 Exemplo Um torneio é disputado por 4 times A, B, C e D. É 3 vezes maior a chance de que A vença do que B, 2 vezes mais provável que B vença do que C e é 3 vezes mais provável que C vença do que D. Quais as probabilidades de ganhar para cada um dos times? Exemplo Uma caixa contém 20 peças em boas condições e 15 em más condições. Uma amostra de 10 peças é extraída. Calcular a probabilidade de que ao menos uma peças na amostra seja defeituosa. Exemplo Qual é a probabilidade de ganhar na megasena com um único jogo simples (6 dezenas)?

22 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE 22 Exercícios 1. Uma cidade tem habitantes e três jornais A, B e C. Uma pesquisa de opinião revela que: leem A; leem B; leem A e B; leem C; leem A e C; leem B e C; 500 leem A, B e C; Qual é a probabilidade de que um habitante leia: a) pelo menos um jornal. b) só um jornal. 2. Qual a probabilidade de a placa de um carro começar com a letra A e terminar com 56? 3. A senha de um cadeado possui 6 digítos, qual a probabilidade de se acertar a senha com apenas uma tentativa? 4. Jogamos um dado e uma moeda, qual a probabilidade de tirarmos cara e um primo? 5. Dez pessoas são separadas em dois grupos de 5 pessoas cada. Qual é a probabilidade de que duas pessoas determinadas A e B façam parte do mesmo grupo? 6. Qual a probabilidade de uma pessoa ganhar na Megasena um jogo de 7 dezenas? 7. Três dados são jogados simulktaneamente. Calcular a probabilidade de obnter 12 como soma dos resultados dos três dados. 8. * Em um armário há n pares de sapatos. Retiram-se ao acaso p pés de sapatos desse armário. Qual a probabilidade de havar entre esses pés exatamente k pares de sapatos?

23 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE Probabilidade Condicional Consideraremos o experimento que consiste em jogar um dado não-viciado. Sejam Ω = {1, 2,..., 6}, A = {2, 4, 6} e B = {1, 2, 4}. Temos que P (B) = #B #Ω = 3 6 = 1 2. Esta é a probabilidade de B antes que o experimento se realize. Suponhamos que, uma vez realizado o experimento, alguém nos informe que o resultado do mesmo é um número par, isto é, que A ocorreu. Nossa opinião sobre a ocorrência de B se modifica com esta informação, jká que, então, somente poderá ter ocorrido B se o resulçtado do experimento tiver sido 2. Esta opinião é qualificada com a introdução de uma probabilidade condicional, denotaremos com probabilidade condicional de B dado A, definida por (B A) A de forma mais geral, dizemos: = 13, Definição Dados dois eventos A e B, a probabilidade condicional de B da do A é o número P (A B)/P (A). Representaremos este número pelo símbolo P (B/A). Desta forma, temos: P (B/A) = P (A B) P (A) Exemplo Um grupo de pessoas está classificado da seguinte maneira: Fala Inglês Fala Alemão Fala Francês Homens Mulheres Escolhe-se uma pessoas ao acaso. Sabendo-se que esta pessoa fala francês, qual é a probabilidade de que seja homem? Exemplo Sabe-se que 80% dos pênaltis marcados a favor do Brasil são cobrados por jogadores do Flamengo. A probabilidade de um pênalti ser convertido é de 40% se o cobrador for do Flamengo e de 70% em caso contrário. Um pênalti a favor do Brasil acabou de ser marcado, qual a probabilidade do pênalti ser cobrado por um jogador do Flamengo e ser convertido?

24 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE 24 Exemplo No exemplo anterior, qual a probabilidade do penâlti ser convertido? Exemplo Consideremos dos dados: um deles equilibrado e outro viciado P ({1}) = e P ({2}) =... = P ({6}) = 10. Escolhe-se um dos dados ao acaso e se efetuam dois lançamentos, obtendo-se dois uns. Qual a probabilidade de que o dado escolhido tenha sido o viciado? Exemplo Marina escreve uma carta a Verônica. A probabilidade de que Marina escreva a carta é de A probabilidade de que o correio não a perca é de A probabilidade de que o correio a entregue é de 10. Dado que Verônica

25 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE 25 não recebeu a carta, qual a probabilidade condicional de que Marina não a tenha escrito? Exercícios 1. Escolhe-se ao acaso um número entre 1 e 50. Se o número é primo, qual é a probabilidade de que seja ímpar? 2. Uma moeda é jogada 6 vezes. Sabendo-se que no primeiro lançamento deu coroa, calcular a probabilidade condicional de que o número de caras nos seis lançamentos supere o número de coroas. 3. Um estudante resolve um teste com questões do tipo verdadeiro-falso. Ele sabe dar a solução correta para 40% da questões. Quando ele responde uma questão cuja solução conhece, dá a resposta correta, e nos outros casos decide na cara ou coroa. Se uma questão foi respondida corretamente, qual a probabilidade de que ele sabia a resposta? 4. Sacam-se, sucessivamente e sem reposição, duas cartas de um baralho comum (52 cartas). Calcule a probabilidade de a 1 a carta ser uma dama e a 2 a ser copas. 5. Um exame de laboratório tem eficiência de 95% para detectar uma doença quando essa doença existe de fato. Entretanto o teste aponta um resultado falso positivo para 1% da pessoas dadias testadas. Se 0, 5% da população tem a doença, qual é a probabilida de uma pessoa ter doença dado que o exame foi positivo?

26 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE Distribuição Binomial Consideremos agora um experimento com apenas dois resultados possíveis, que chamaremos de sucesso e fracasso. Por exemplo: a) Jogamos uma moeda não viciada e pomos sucesso=cara, fracasso=coroa. b) Jogamos um dado não viciado e colocamos sucesso=o resultado é 5 ou 6 ; fracasso=o resultado é 1,2,3 ou 4. Chamaremos de p a probabilidade de sucesso e q = 1 p a probabilidade de fracasso. Suponhamos agora que façamos repetições (provas) do nosso experimento, realizando um número fixo n de vezes. Assim, por exemplo, no caso n = 3 jogamos a moeda três vezes, sacamos sucessivamente 3 bolas da urna. Suponhamos ainda que a probabilidade p de sucesso mantenha-se constante ao longo das provas. Isso, no exemplo a, significa que a probabilidade de obter cara em qualquer dos lançamentos é 1 2. Suponhamos que as provas sejam independentes, isto é, que o resultado de algumas provas não altere as probabilidades dos resultados das demais. Queremos resolver o seguinte problemas: Qual é a probabilidade de obtermos k sucessos nessas n provas? A resposta para essa pergunta segue do teorema abaixo. Teorema (Teorema Binomial) A probabilidade de ocorrerem exatamente k sucessos em uma sequencia de n provas independentes, na qual a probabilidade de sucesso em cada prova p, é igual a ( ) n p k (1 p) n k p Exemplo Jogamos uma moeda não-viciada 10 vezes. Qual é a probabilidade de obtermos exatamente 5 caras? Pondo sucesso = cara, temos p = 1 2 em cada e as provas são independentes. Queremos achar a probabilidade de k = 5 sucessos em n = 10 provas. Pelo teorema binomial, a resposta é ( ) 10 (1 ) 5 ( 1 1 ) = = Exemplo Um aluno marca ao acaso as respostas em um teste múltiplaescolha com 10 questões e cinco alternativas por questão. Qual é a probabilidade dele acertar exatamente 4 questões? Pondo sucesso = acerto, temos p = 1 2 são independentes. em cada prova, e as provas

27 CAPÍTULO 3. PROBABILIDADE 27 A probabilidade p k de acertar k questões é a probabilidade dele obter em n = 10 provas. Pelo teorema binomial, p k = ( 10 k ) (1 5 ) k ( 1 1 ) ( ) k k = 5 k 5 10 A probabilidade dele acertar exatamente k = 4 questões é p 4 = ( ) = ( ) = 0, Exercícios 1. Um aluno marca ao acaso as respostas em um teste múltipla-escolha com 10 questões e cinco alternativas por questão. Qual é a probabilidade dele acertar pelo menos 4 questões? 2. Joga-se uma moeda não-viciada. Qual é a probabilidade de serem obtidas 5 caras antes de 3 coroas? 3. Sacam-se, com reposição, 4 bolas de uma urna que contém 7 bolas brancas e 3 bolas pretas. Qual a probabilidade de serem sacadas 2 bolas de cada cor? Qual seria a resposta no caso sem reposição? 4. Dois adversários A e B disputam um série de 10 partidas. A probabilidade de A ganhar uma partida é 0,6 e não há empates. Qual é a probabilidade de A ganhar a série? 5. Dois adversários A e B disputam um série de partidas. O primeiro que obtiver 12 vitórias ganha a série. Qual é a probabilidade de A ganhar a série sabendo que em cada partida as probabilidades de A e B vencerem são respectivamente 0,4 e 0,6?

Quantas combinações podem ser feitas com 4 letras?

Resposta verificada por especialistas O número de combinações possíveis é exatamente o fatorial da quantidade de letras, ou seja, 4! = 4x3x2x1 = 24 combinações sem repetição de letras.

Quantas combinações são possíveis com as letras do alfabeto?

Resposta verificada por especialistas 600 * 4.536 = 2.721.600 combinações de placas. 26 * 25 * 24 = 15.600 combinações de letras.

Quantas combinações são possíveis com 4 números?

Resposta verificada por especialistas. É possível fazer um máximo de 10 mil combinações com quatro números. Se os números podem ser repetidos, então existem todas as combinações desde 0000 até 9999, somando um total de 10 mil combinações.

Quantos são os anagramas possíveis com as letras Abcdefghi começando por AB nessa ordem?

Quantos são os anagramas possíveis com as letras: ABCDEFGHI, começando por uma das letras A, B ou C? Auxílio: Começando por uma das letras A,B,C: P(8)=8! Resposta: N=3×P(8)=3×8!