Quantas horas de jejum para perder 1 kg?

Ficar sem comer parece a melhor maneira de emagrecer para muita gente - afinal, é através do consumo de determinados alimentos que ganhamos peso. Mas será que a prática de fechar a boca por horas a fio realmente é eficaz ou pode acabar trazendo prejuízos para o organismo? Para te ajudar a entender se vale mesmo a pena ficar em jejum para emagrecer rapidamente, conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e dar dicas do que fazer para diminuir as medidas do jeito certo.

Ficar sem comer até diminui as medidas, mas não elimina a gordura

Como engordamos por causa dos alimentos que consumimos, parece óbvia a ideia de que ficar horas em jejum é a solução mais eficaz para emagrecer. No entanto, segundo a nutricionista Nicolle Venturi, essa não é a melhor alternativa - tanto por não ser saudável quanto por não diminuir gordura. "Fechar a boca é uma maneira bem rápida de perder peso, mas não necessariamente de emagrecer. Essa perda pode ser de água ou de músculo, e o que realmente se deseja quando pensamos em emagrecer é diminuir gordura", esclarece.

Ela explica que o número da balança diminui porque, com a falta da alimentação adequada, o organismo utiliza o que está disponível para gerar a energia necessária para ficar ativo. Mas, mesmo assim, destaca que a medida não é a ideal para quem quer perder peso de maneira eficaz, e ainda pode ser prejudicial. "Um jejum realizado de forma errada leva à perda de músculo e muitos outros problemas de saúde. Perder peso em pouco tempo pode acarretar em complicações sérias", diz.

Dieta através do jejum pode gerar exagero nas porções na hora de se alimentar

Além de não contribuir para a queima de gordura, outro problema em passar muito tempo sem se alimentar pensando em emagrecer é o fato de que essa prática pode gerar o efeito contrário. O motivo é simples: ao pular uma refeição mesmo com fome - como o café da manhã, por exemplo -, é normal acabar comendo mais do que deveria na próxima, e sem prezar a qualidade na escolha do que vai para o prato. "Por fim, o prato está maior que o normal e a pessoa come tudo rapidamente por estar com muita fome e querer acabar com essa sensação. Ao comer muito depressa e sem prestar atenção o organismo não assimila o que foi alimentado e logo dá sinais de que ainda não está satisfeito", explica a nutricionista.

Outro ponto que Nicolle destaca é que simplesmente deixar de comer não faz com que os hábitos alimentares sejam modificados, porque a dieta não vem acompanhada de uma reeducação alimentar. "Assim, ao acabar o período do jejum, a pessoa volta a comer tudo normalmente, nas mesmas quantidades ou até em maiores, contribuindo para o reganho de peso", afirma.

Comer a quantidade certa de nutrientes que o organismo precisa é a maneira mais eficaz de perder peso

Agora que você já entendeu que ficar em jejum não é mesmo a melhor maneira de perder peso, deve estar se perguntando como alcançar esse objetivo. Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, o segredo é se alimentar com os nutrientes certos na quantidade correta. "Para emagrecer de forma saudável e eficiente, é necessário mudar hábitos alimentares. Ou seja, comer a quantidade certa de nutrientes que seu organismo necessita. Comer comida de verdade, como hortaliças, frutas, grãos e carne", recomenda.

Além disso, ela também ressalta a importância de praticar regularmente uma atividade física do seu agrado e de ter o acompanhamento com um nutricionista para que ele indique a melhor opção de dieta para cada caso. "Cada corpo é de um jeito e isso deve ser analisado e considerado ao montar o planejamento alimentar individual. Apenas um profissional qualificado pode analisar todas as variáveis que envolvem um emagrecimento saudável e permanente", finaliza.

Ficar sem comer parece a melhor maneira de emagrecer para muita gente - afinal, é através do consumo de determinados alimentos que ganhamos peso. Mas será que a prática de fechar a boca por horas a fio realmente é eficaz ou pode acabar trazendo prejuízos para o organismo? Para te ajudar a entender se vale mesmo a pena ficar em jejum para emagrecer rapidamente, conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e dar dicas do que fazer para diminuir as medidas do jeito certo.

O jejum intermitente é uma boa ferramenta para ajudar a emagrecer, pois ficar um determinado período sem comer, diminui os níveis de insulina no sangue, o que estimula o organismo a usar as reservas de açúcar e as células de gordura do corpo para fornecer energia, o que contribui diretamente para o emagrecimento.

Ficar em jejum por um período mínimo de 14 horas, por exemplo, contribui diretamente para diminuir a ingestão de calorias na alimentação, o que ajuda na perda de peso. Além disso, o jejum intermitente é uma dieta onde não se sente fome e não se perde massa muscular, diferente de outras dietas com restrição de calorias, onde a perda de músculo é bastante comum.

O jejum intermitente, quando associado a uma alimentação saudável, com frutas, vegetais, e leguminosas, por exemplo, promove o emagrecimento e ajuda a prevenir doenças como diabetes tipo 2, obesidade, esteatose hepática, que é o excesso de gordura no fígado. Veja outros benefícios de se fazer o jejum intermitente.

Confira mais detalhes sobre o porquê fazer jejum intermitente no vídeo a seguir:

Como usar o jejum intermitente para emagrecer

O jejum intermitente pode durar de 2 a 6 meses e deve ser orientado por um médico ou nutricionista, que escolherá entre os métodos existentes, como o jejum de dias alternados, onde se alterna entre dias onde não se come por um dia inteiro e retorna a comer normalmente no dia seguinte, jejum com restrição de tempo, que varia entre 14, 16 ou 18 horas sem comer, e o jejum onde se come por 5 dias normalmente e se diminui as calorias da dieta nos outros 2 dias da semana, por exemplo. Conheça melhor sobre os diferentes tipos de jejum intermitente e como fazer.

Estudos mostram que a perda de peso varia de acordo com o método de jejum intermitente adotado, a duração, o tipo de alimentação feita pela pessoa nos momentos em que se pode comer e se pratica atividade física regular ou não.

Durante o jejum, bebidas como água, café e chás sem açúcar ou adoçante podem ser consumidos. Ao fim do jejum, é importante fazer uma alimentação com baixa carga glicêmica para não aumentar muito os níveis de açúcar no sangue, priorizando vegetais, frutas, cereais integrais, como arroz e macarrão integrais, proteínas magras, como peixes brancos e frango e gorduras saudáveis, como azeite e castanhas.

Deve-se evitar a ingestão de alimentos muito gordurosos como frituras e margarina e carboidratos simples como açúcar refinado, doces, pão e arroz brancos, pois estes tipos de alimentos podem comprometer a perda de peso e causar doenças como diabetes e obesidade.

Veja mais detalhes de como fazer o jejum intermitente:

Opção de cardápio para jejum intermitente de 16 horas

Este cardápio é apenas um exemplo do que se pode comer em um jejum intermitente de 16 horas:

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

Jejum

Jejum

Jejum

Almoço (12:00)

1 bife de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + 2 col de sopa de feijão + salada verde + 1 laranja com bagaço

1 filé de peixe assado com legumes + 2 batatas pequenas cozidas + couve refogada + 1 pera

1 pegador de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 1 bife bovino grelhado + salada de alface, rúcula e tomate + 1 copo de suco verde

Lanche da tarde (15:00 / 16:00)

1 iogurte natural desnatado + 1 colher de chá de chia + 1 maçã

5 amêndoas + 1 fatia de pão integral com creme de ricota

1 iogurte natural desnatado + 1 banana

Jantar (19:00)

1 omelete de vegetais com 2 ovos, espinafre, cebola e tomate + 2 col sopa arroz integral + 2 col sopa salada feijão fradinho + 1 fatia média de melão

1 sobrecoxa de frango ensopada com quiabo + 2 batatas pequenas cozidas + salada de alface, tomate e agrião + 1 tangerina

1 posta de peixe ensopado + brócolis, cenoura e couve flor cozidos + 2 col sopa arroz integral + 2 col sopa feijão + 1 pêssego

Ceia

Jejum

Jejum

Jejum

Este cardápio é apenas um modelo de como o jejum intermitente pode ser feito. Para melhores resultados no emagrecimento, é fundamental receber o acompanhamento de um nutricionista, para uma orientação personalizada e escolha do tipo de jejum mais adequado para cada pessoa.

Quantos quilos perde com jejum de 18 horas?

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Quantas horas de jejum para emagrecer 1 kg?

Ao atingir 12 horas de jejum, o fígado já não tem essa capacidade de produzir glicose. É aí que o corpo começa a queimar a gordura como fonte de energia. Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Quantos quilos se perde em um dia de jejum?

Alguns estudos concluíram que com o jejum intermitente perde-se de 5% a 8% do peso corporal em um período entre 12 e 24 semanas, mas também pode acontecer que nem se chegue perto desse objetivo.

Quantos kilos perde em 72 horas de jejum?

Você vai perder peso. Perder gordura leva mais tempo.” Defensor do jejum, Fung discorda e diz que você pode perder quase 700 gramas num período de 72 horas. Por essa razão, ele recomenda que pessoas com um Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 20 podem se colocar em risco de desnutrição.