Flancox 500mg tomar de quantas em quantas horas

Indicação

Para que serve?

Flancox comprimidos, é indicado no tratamento da artrose e da artrite reumatoide aguda ou crônica e no controle da dor associada a processos inflamatórios como em pós-operatório, traumas, gota, cólica menstrual, e enxaqueca

Posologia

Como usar?

As doses recomendadas de Flancox comprimidos, dependem se estes estão a ser utilizados como anti-inflamatório, ou analgésico.

  • Para um efeito anti-inflamatório: deve-se utilizar a dose mais baixa possível e o maior intervalo entre estas. Deverá fazer-se um ajuste na dose e frequência adaptados à pessoa a tratar.
  • Uso como analgésico: 200-400 mg a cada 6-8 horas, conforme a necessidade, até um máximo de 1.000 mg/dia. Se for necessário aumentar mais esta dose, poderá ir-se até 1200 mg/dia, se o beneficio justificar o risco possível.
  • Artrose e Artrite reumatoide: 300 mg, 3 ou 4 vezes ao dia, 400 mg, 2 a 3 vezes ao dia, ou 500 mg, 2 vezes ao dia, até um máximo de 800 mg a 1200 mg/dia. Uma dose de 600 mg/dia poderá ser suficiente no tratamento a longo prazo. Nas pessoas que aguentem doses de 1000 mg/dia, pode optar-se por tomas de 1200 mg/dia, se necessário.

Limites máximos de dosagem:

  • Adultos com peso menor do que 60 kg - 20 mg/kg de peso corporal/dia
  • Adultos com 60 kg ou mais - 1200 mg ao dia.

Os comprimidos de Flancox devem ser tomados sempre com um copo cheio de água, de preferência após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso de Flancox poderá causar efeitos secundários, sendo os mais comuns tonturas, calafrios, febre, depressão, nervosismo, manchas na pele, coceira, desconforto e dor barriga, diarreia, gases, náuseas, vômitos, constipação, sangramento nas fezes, inflamação no estômago, dor ao urinar, fraqueza, visão embaçada e aumento do volume de urina.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Flancox comprimidos não pode ser utilizado por pessoas com:

  • alergia ao etodolaco ou a qualquer um dos componentes de fórmula, reações;
  • urticária ou reações tipo asma por alergia ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios.
  • Asma;
  • Úlcera no estômago ou no intestino;~
  • Problemas graves de fígado ou rim;
  • Crianças menores de 15 anos de idade;
  • Pessoas com dor na zona da ferida operatória de uma cirurgia ao coração;
  • Grávidas: durante os três primeiros meses e no último trimestre da gravidez
  • Amamentação: deve-se decidir pelo tratamento com este remédio ou a suspensão do aleitamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Flancox comprimidos, cujo princípio ativo é o etodolaco, é um medicamento anti-inflamatório não-esteroide, com atividade analgésica e anti-inflamatória. O tempo médio estimado para início da sua ação são 30 minutos após a toma

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este remédio deve ser administrado com cautela em pessoas com história de problemas de estômago ou intestino, que usem aspirina ou outros medicamentos que evitem a coagulação do sangue e corticosteroides, que fumem ou façam uso abusivo de bebidas alcoólicas, em idosos ou pessoas debilitadas. Os medicamentos anti-inflamatórios aumentam o risco de infarto e acidente vascular cerebral, principalmente se forem utilizados durante muito tempo e existirem fatores de risco, e o aparecimento de anemia, pelo que as pessoas em tratamento com este remédio devem realizar análises ao sangue periodicamente.

No início do tratamento, o funcionamento do rim deve ser avaliado, principalmente em idosos, pessoas com doenças no fígado, nos rins ou no coração e naqueles que fazem tratamento com remédios que aumentem a frequência em urinar. Recomenda-se a realização periódica de exames para avaliação desta função durante o tratamento prolongado.

Devem-se evitar atividades que exijam atenção, como a operação de máquinas ou veículos, pois podem ocorrer tonturas, sonolência, e embaçamento nos olhos. Tratamentos prolongados implicam consultas periódicas aos olhos.

O que devo fazer se me esquecer de tomar este remédio?

No caso de não ter tomado uma das doses deste remédio no horário certo, a toma deverá ser feita logo que possível exceto se estiver muito próximo do horário de tomada da próxima dose. Nesse caso, deve-se aguardar até o horário de toma habitual e prosseguir com o esquema habitual. Não se deverá tomar o medicamento duas vezes para compensar doses esquecidas.

Flancox é um antibiótico?

O Flancox comprimidos não é um antibiótico.

Este remédio tem na sua composição uma substância chamada etodolaco, que é um anti-inflamatório com atividade analgésica e anti-inflamatória por isso não trata infeções como os antibióticos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de ingestão acidental de doses superiores às recomendadas de Flancox, poderão surgir efeitos como apatia, sonolência, náuseas, vômitos e dores abdominais. Estes sintomas regressam à normalidade quando se para o tratamento.

Em casos graves, podem surgir sintomas como sangramento gastrointestinal, pressão alta ou baixa, mau funcionamento do rim e dificuldades respiratórias. Neste caso, a pessoa deverá receber tratamento dos sintomas uma vez que não existe nenhum remédio que retire o excesso de dose de Flancox comprimidos do corpo.

Se a dose ingerida tiver sido superior 5 a 10 vezes a recomendada, a pessoa deverá ser vigiada e deverão ser tomadas medidas como provocar o vômito e outros tratamentos para reduzir a entrada do remédio no corpo.

Composição

Cada comprimido de Flancox contém:

Etodolaco ______________________________300 mg 400 mg

(Excipientes: lactose monoidratada, croscarmelose sódica, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de silício, dióxido de titânio e corante amarelo de quinolina laca de alumínio q.s.p 1comp).

Laboratório

Apsen Farmacêutica S.A.

- SAC: 0800 16 5678

Dizeres legais:

MS - 1.0573.0365

Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann

CRF-SP nº 30.138

Pode tomar Flancox de 8 em 8 horas?

A dose diária recomendada de FLANCOX® (etodolaco) para dor aguda é de 200-400 mg a cada 6-8 horas, conforme a necessidade, com uma dose total diária máxima de 1.000 mg.

Quanto tempo devo tomar Flancox 500mg?

Olá, Geralmente os medicamentos da classe dos anti inflamatórios não esteroidais (AINES) e não seletivos (Flancox) são utilizados por 7 dias.

Como devo tomar o Flancox de 500mg?

Os comprimidos de Flancox devem ser tomados sempre com um copo cheio de água, de preferência após as refeições, sem mastigar. A ingestão de água deve ser suficiente para evitar que o comprimido fique retido no esôfago.

Qual o melhor horário para tomar o Flancox?

Os comprimidos de Flancox® (etodolaco) devem ser tomados sempre com um copo cheio de água, de preferência após as refeições. A ingestão de água deve ser suficiente para evitar que o comprimido fique retido no esôfago.