Qual é a história da novela Selva de Pedra?

Home » Novela , Televisão » .: Segunda versão de "Selva de Pedra" chega ao Globoplay

Qual é a história da novela Selva de Pedra?

Fernanda Torres (Simone/Rosana) e Tony Ramos (Cristiano Vilhena) no remake da novela de Janete Clair. Foto: TV Globo/Cedoc

A segunda versão da novela "Selva de Pedra", de 1986, que chama atenção desde a abertura, com os arranha-céus saindo do chão, chega ao Globoplay. A trama, de Janete Clair, conta a história de Cristiano Vilhena (Tony Ramos) e Simone Marques (Fernanda Torres).De família humilde, Cristiano sobrevive no interior com a ambição de conseguir um dia um lugar no alto da sociedade. Um dia ele se irrita e briga com um playboy que acaba morrendo vítima de sua própria arma. Inocente, Cristiano foge para o Rio de Janeiro com a única testemunha da morte do rapaz, Simone Marques.

Ao chegarem à capital, Cristiano e Simone se casam e o rapaz procura o tio Aristides Vilhena (Walmor Chagas), dono do Estaleiro Ancelmo S.A, e consegue um emprego na empresa milionária. Através do tio, Cristiano conhece a mulher que muda sua vida, Fernanda (Christiane Torloni), uma das acionistas do Estaleiro Ancelmo. Vinganças e ambições bagunçam a vida do casal que embalados pela trilha sonora de B.J Thomas, "Rock in Roll Lullaby", lutam para viver uma história de amor e respeito.

Qual é a história da novela Selva de Pedra?

Nicette Bruno interpretou a carismática Fanny, ex-atriz de teatro rebolado e dona de uma pensão, na segunda versão da novela. Foto: Nelson Di Rago

Confira o resumo da novela Selva de Pedra (1986) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Selva de Pedra (1986) e de todas as novelas da Globo.

Qual é a história da novela Selva de Pedra?

  • Sinopse
  • Resumo Completo
  • Personagens
  • Trilha Sonora

Sobre a Novela Selva de Pedra (1986)

◘ Período de exibição: 24/02/1986 – 23/08/1986
◘ Horário: 20h30
◘ No. de capítulos: 150
◘ Autoria: Regina Braga e Eloy Araújo
◘ Supervisão: Daniel Filho
◘ Direção-geral: Walter Avancini e Dennis Carvalho
◘ Direção: José Carlos Pieri e Ricardo Waddington

Vingança e ambição conduziam Selva de Pedra, remake da novela de Janete Clair, exibida, pela TV Globo, em 1972. Cristiano Vilhena (Tony Ramos) é um homem ambicioso, disposto a lutar por um lugar na sociedade. O jovem vive com os pais – Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) – em Duas Barras, no interior do Rio de Janeiro. Um dia, Cristiano se envolve em uma briga com um playboy da cidade, Gastão Neves (Marcelo Ibrahim). O playboy puxa uma faca e, acidentalmente, morre vítima de sua própria arma. Desesperado, Cristiano foge para o Rio de Janeiro, acompanhado da escultora Simone (Fernanda Torres), a única pessoa que presenciou o confronto entre os dois rapazes, testemunha da inocência de Cristiano. Ela foge com ele, os dois se apaixonam e se casam no Rio de Janeiro.

Ao chegar à capital carioca com Simone, Cristiano procura o tio Aristides Vilhena (Walmor Chagas), dono do Estaleiro Celmu S.A., e consegue um emprego na empresa do milionário. No passado, Aristides escolheu caminhos ilícitos para subir na vida, mas, apesar disso, tem um bom caráter. É casado com Laura (Maria Zilda Bethlem) e pai de Caio (José Mayer) e Cíntia (Beth Goulart), fruto de seu casamento anterior.

Através do tio, Cristiano conhece Fernanda (Christiane Torloni), uma das acionistas do estaleiro, mulher que entra em sua vida transformando-a inteiramente. Bonita, rica e espirituosa, Fernanda, que está noiva de Caio, apaixona-se por Cristiano.

Outro personagem que cruza o caminho de Cristiano é o mau-caráter e aproveitador Miro (Miguel Falabella). Miro tem o passado marcado por uma crueldade: seu pai, miserável, jogou-o em uma estrada para que fosse atropelado, de olho no auxílio-funeral. Miro, com apenas 5 anos, conseguiu sobreviver e criou-se sozinho, tornando-se uma pessoa amargurada. Sabendo do interesse de Fernanda por Cristiano e percebendo a ambição do rapaz, Miro o convence a romper o relacionamento com Simone para se casar com Fernanda. Para isso, ressalta os benefícios que Cristiano teria com essa união, deixando a vida simples ao lado de Simone para se tornar um acionista do Estaleiro Celmu S.A.

Para deixar o caminho definitivamente livre para os dois, Miro planeja matar Simone. Perseguida pelo vilão em uma autoestrada, ela sofre um acidente de carro e é dada como morta. Culpado com a morte de Simone, Cristiano não consegue se casar com Fernanda e a abandona na porta da igreja. Fernanda, humilhada e mentalmente perturbada, passa a infernizar a vida dele.

No decorrer da novela, Simone reaparece na história como a bem-sucedida artista plástica Rosana Reis. Quando Cristiano e Rosana se encontram, ela, acreditando que o marido planejou seu assassinato junto com Miro, nega-se a revelar sua verdadeira identidade, deixando Cristiano desesperado. Ele, então, decide contar para a polícia que Simone está viva. O delegado responsável por investigar o desaparecimento de Marlene (Jacyra Silva), a empregada que estava no carro com Simone no dia do acidente, chama a artista plástica para depor. Pressionada, Rosana acaba revelando que é Simone e é indiciada por crime de falsa identidade e pela morte de Marlene.

Simone não consegue acreditar que Cristiano não planejou sua morte e mantém distância dele, mas ele insiste em procurá-la. Enquanto Simone foge de Cristiano, Miro e Fernanda fazem tudo para prejudicá-lo. Ambiciosos, os dois se aproximam cada vez mais. Miro seduz Diva e descobre que Cristiano é o principal suspeito da morte de Gastão, ocorrida no início da trama. O vilão decide ir atrás dos pais do rapaz em Duas Barras e revela o paradeiro de Cristiano, suposto assassino de seu filho. Paralelamente a isso, Fernanda, junto com Miro, tenta convencer Caio, com quem ela acabou se casando, a prejudicar Cristiano nos negócios do Estaleiro. Caio não concorda com a ideia, e Fernanda e Miro buscam outros aliados.

Fernanda também fica cada vez mais perto de Simone, de quem se aproximou quando a conheceu como Rosana Reis. O objetivo da vilã é prejudicar a imagem de Cristiano e separá-lo de vez da escultora, mas, apesar de resistir, Simone acaba se envolvendo novamente com seu grande amor. Quem também não quer a aproximação do casal é Chico (Rogério Márcico), pai de Simone, que não confia no rapaz. Em determinado momento da história, Fernanda chega a se aliar a Chico para separar os dois.

Os pais de Gastão chegam ao Rio de Janeiro, e Cristiano é indiciado pela morte do rapaz. Seu advogado, Sampaio (Hilton Prado), convence Simone a fingir que está brigada com Cristiano, pois assim seu testemunho terá mais validade. Fernanda, já dando sinais de loucura, teme que Cristiano seja absolvido e decide sumir com Simone, a única testemunha de sua inocência. Ela coloca um sonífero em sua bebida e a esconde em uma casa velha. Todos ficam preocupados com o desaparecimento de Simone, enquanto ela sofre com as loucuras de Fernanda. Cada vez mais perturbada, Fernanda obriga Simone a escrever uma carta dizendo a todos que está bem e que só retornará à cidade após o julgamento de Cristiano, pois decidiu que não quer mais ajudá-lo. Simone se recusa a escrever tal carta, e Fernanda a deixa presa, sem comida.

Caio começa a desconfiar que sua mulher está envolvida no desaparecimento de Simone e passa a segui-la. Ela percebe a movimentação e decide mudar o esconderijo de Simone, levando-a para a casa de sua avó Maria Amélia (Regina Macedo). Fernanda, já inteiramente perturbada, esquece de vigiar a casa, e Simone acaba sendo resgatada. Muito fraca, em uma cadeira de rodas, ela consegue chegar a tempo ao julgamento de Cristiano e dá seu depoimento. Cristiano é absolvido e finalmente corre para os braços de Simone. Os dois terminam juntos e felizes.

Além de Fernanda, que termina a novela louca, Miro também tem um final trágico. Pedro (Stênio Garcia), morador de um barco que fica no Estaleiro Celmu e de quem Cristiano tornou-se amigo, conta para Caio as armações de Miro e de Fernanda para prejudicar Cristiano. Caio fica indignado com as revelações de Pedro e decide denunciar os dois à polícia. Perseguido, Miro acaba sofrendo um acidente de carro e morre.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Selva de Pedra (1986)

** Resumo ainda não divulgado

A trama tem início na cidade de Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro. Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador evangélico, se envolve numa briga com mau-caráter Gastão Neves, que acaba morto no ocorrido. A briga é testemunhada pela artista plástica Simone Marques, que sabendo da inocência de Cristiano, o encoberta e acaba se envolvendo amorosamente com ele. Decidido a mudar de vida, Cristiano vai para o Rio de Janeiro trabalhar para o seu tio Aristides Vilhena, e Simone, pensando no seu futuro como artista plástica, vai junto com ele. Chegando lá eles se casam e vão morar na Pensão Palácio, que é administrada pela divertida Fanny. Nessa pensão, conhecem Miro, um cara de caráter totalmente duvidoso.

No âmbito do novo mundo em que vive, Cristiano conhece Fernanda, uma das acionistas do estaleiro do seu tio e noiva do seu primo Caio. A cada dia que se passa, ele se vê cada vez mais envolvido por ela. Completamente dividido entre Simone e Fernanda, Cristiano sofre pressão do vilão Miro, para terminar de uma vez seu relacionamento com Simone, nem que isso custe a própria vida dela. Pois para Miro, o casamento de Cristiano e Fernanda lhe proporcionaria a chance de ser um dos grandes acionistas do estaleiro. Fernanda então deixa Caio para se casar com Cristiano. Enquanto isso Miro planeja a morte de Simone. Ao persegui-lá numa rodovia, Simone sofre um grave acidente e é dada como morta. Ao saber da notícia, Cristiano fica arrasado, e com remorso, não consegue se casar com Fernanda, deixando-a no altar. Ela jura vingança à Cristiano e passa a atrapalhá-lo em todos os seus negócios no estaleiro.

Um tempo depois, Simone que sobrevivera ao acidente, retorna usando o nome de Rosana Reis, sua falecida irmã. Em uma festa, Cristiano a reconhece, mas ela o despreza e o culpa pelo acidente que sofreu. Enquanto isso, Cristiano continua sendo procurado pela morte de Gastão Neves, e só Simone pode livrá-lo da culpa.

A trama central de Selva de Pedra foi baseada no romance Uma Tragédia Americana, de Theodore Dreiser. O sucesso Um Lugar ao Sol, filme de George Stevens, vencedor de seis Oscar, também foi inspirado na obra.

Walter Avancini dirigiu os 20 primeiros capítulos da trama. Depois, Daniel Filho o substituiu e, em seguida, Dennis Carvalho assumiu a direção-geral.

Os papéis de Simone (Fernanda Torres), Cristiano (Tony Ramos) e Fernanda (Christiane Torloni) foram interpretados, na primeira versão, respectivamente, por Regina Duarte, Francisco Cuoco e Dina Sfat. Outras substituições foram feitas: o Dr. Feliciano (Urbano Lóes), advogado de Cristiano em 1972, passou a ser Dra. Ana, interpretada por Suzana Faini.

A atriz Tânia Loureiro participou das duas versões da novela, interpretando a mesma personagem: Olga, secretária de Caio (José Mayer).

Miguel Falabella foi convidado por Walter Avancini para interpretar Miro e recebeu o desafio de desenvolver um personagem completamente diferente daquele apresentado por Carlos Vereza na primeira versão da novela. Ele deveria fazer um malandro, mas nada gótico. Avancini queria um Miro alegre, solar, com gírias cariocas.

Uma das inspirações de Stênio Garcia para a interpretação do Mestre Pedro foi a sua própria experiência na novela Final Feliz (1982), em que viveu Mestre Antônio, também um homem do mar.

A segunda versão de Selva de Pedra foi gravada em cores e vendida para diversos países, como Chile, Espanha, Equador, Grécia, Itália, Uruguai e Venezuela.

A família de Cristiano
Sebastião (Sebastião Vasconcelos), pai de Cristiano Vilhena (Tony Ramos), Diva (Iara Janra) e Zelinha (Neusa Caribé), é um homem rigoroso, que vive na pobreza com a família. Ele já foi rico, mas, após um trágico acidente, em que ele e a mulher grávida naufragaram e ficaram presos em uma ilha deserta, decidiu abandonar todos os bens materiais e se dedicar a pregar a palavra de Deus. Sua mulher não se conforma com a mudança radical de sua vida e tenta proteger os filhos do fanatismo religioso do marido.

Elenco
Adriano Reys – promotor
André Felipe Mauro – Guido
André Valli – Pipoca
Ângela Figueiredo – Beatriz
Aracy Cardoso – Irene
Beth Goulart – Cíntia
Betty Gofman – Monique
Christiane Torloni – Fernanda
Deborah Evelyn – Flávia
Ênio Santos – Dr. Neves
Fabio Pillar – Mauro
Fernanda Torres – Simone/ Rosana Reis
Francisco Dantas – Perez
Glória Cristal – Terezinha
Henrique Pagnoncellis – Horácio
Hilton Prado – Dr. Sampaio
Iara Jamra – Diva Vilhena
Íris Bruzzi – participação especial
Irma Alvarez – participação especial
Isabela Reinert – Lucia Rangel
Jacyra Silva – Marlene
Jonas Bloch – Werner
José Mayer – Caio
Joyce de Oliveira – Sofia
Juliana Carneiro da Cunha – Walkíria
Kaze Aguiar – João Paulo
Kleber Drable – Bartolomeu
Leonardo José – Fernando
Lisa Vieira – Clarice
Luca de Castro – Antunes
Lutero Luiz – Padre Jaime
Marcelo Aguiar – Carlos
Marcelo Ibrahim – Gastão
Márcia Rodrigues – Mme. Katzuki
Maria Alves – D. Maria
Maria Zilda Bethlem – Laura
Marilena Ansaldi – Vivi
Miguel Falabella – Miro
Narjara Turetta – Lena
Nelia Paula – participação especial
Neusa Borges – Maria Madalena
Neuza Caribé – Zelinha Vilhena
Nicette Bruno – Fanny
Odilon Wagner – Joseph Blain
Othon Bastos – delegado Orestes
Otávio Augusto – Jorge Moreno
Paulo Hesse – Isaac
Paulo Pinheiro – Vitório
Paulo Vilaça – juiz
Raul Gazolla – Oswaldo
Regina Macedo – Dona Maria Amélia
Reinaldo Gonzaga – Marcelo
Ricardo Wanick – piloto particular de Aristides (Walmor Chagas)
Roberto Bataglin – César
Rogério Márcico – Chico
Sebastião Lemos – Pepe
Sebastião Vasconcelos – Sebastião Vilhena
Sérgio Ropperto – Abude
Stênio Garcia – Mestre Pedro
Stepan Nercessian – Zé
Sura Berditchevsky – Kátia
Suzana Faini – Dra. Ana
Tânia Loureiro – Olga
Tássia Camargo – Joana
Tony Ramos – Cristiano Vilhena
Vicente Barcellos – Dr. Felipe
Virgínia Lane – participação especial
Walmor Chagas – Aristides Vilhena
Yara Lins – Berenice Vilhena

Elenco / Personagens

ARISTIDES VILHENA (Walmor Chagas) Tio rico de Cristiano (Tony Ramos) e adorado pelos filhos Caio (José Mayer) e Cíntia (Beth Goulart). O capitão da indústria naval e dono do Estaleiro Celmu S.A. é mais conhecido como Tide. Casou-se e se separou diversas vezes e, no decorrer da novela, está com Laura (Maria Zilda Bethlem), rejeitada por seus filhos. No passado, Tide usou de meios ilícitos para enriquecer, mas, no fundo, é um bom caráter. É irmão de Sebastião Vilhena (Sebastião Vasconcelos).

LAURA (Maria Zilda Bethlem) Ex-atriz, fisgou o coração do milionário Tide (Walmor Chagas) e nutre por ele um sentimento sincero. Vive às brigas com os filhos do marido, Caio (José Mayer) e Cíntia (Beth Goulart), e, no decorrer da história, torna-se grande amiga de Cristiano (Tony Ramos).

CAIO (José Mayer) Primogênito de Aristides Vilhena (Walmor Chagas), é um rapaz irreverente e namorador. É engenheiro naval, trabalha com o pai no Estaleiro Celmu S.A e se casa com Fernanda (Christiane Torloni). É orgulhoso, mas um bom sujeito, e enfrenta uma doença: a hemofilia.

CÍNTIA (Beth Goulart) Filha querida do milionário Aristides Vilhena (Walmor Chagas). A jovem bonita e charmosa apaixona-se por Marcelo (Reinaldo Gonzaga), apesar de achar que ele é um interesseiro. Cíntia carrega uma decepção amorosa que ainda repercute em seu presente.

MARCELO (Reinaldo Gonzaga) Alto funcionário do Estaleiro Celmu S.A. Casa-se com Cíntia (Beth Goulart) por interesse, mas acaba apaixonando-se pela moça. É filho de um ex-empregado do estaleiro, cuja morte investiga.

TICO (Igor) Filho de Horácio (Henrique Pagnoncellis).

HORÁCIO (Henrique Pagnoncellis) Pai de Tico (Igor).

OLGA (Tânia Loureiro) Secretária de Aristides (Walmor Chagas). Olga é apaixonada por Caio (José Mayer), com quem chega a viver um caso.

VITÓRIO (Paulo Pinheiro) Mordomo da mansão dos Vilhena. É sóbrio, educado e homem de confiança de Aristides (Walmor Chagas). No decorrer da novela, passa a servir a Cristiano (Tony Ramos).

ARACY (Maria Zenaide) Empregada dos Vilhena e única pessoa capaz de reconhecer em Miro (Miguel Falabella) e Cristiano (Tony Ramos) os penetras na festa dada por seus patrões.

WERNER (Jonas Bloch) Frequentador da alta sociedade, mas que, no fundo, apenas faz pose de rico, pois não tem dinheiro. É um homem divertido, amigo de Laura (Maria Zilda Bethlem), que lê cartas e trama fofocas.

FERNANDA (Christiane Torloni) Jovem bonita, rica, espirituosa, inteligente e teimosa, filha da grã-fina Vivi (Marilena Ansaldi). Além de amiga de Cíntia (Beth Goulart), é a prometida de Caio (José Mayer) e a herdeira de 45% das ações do Estaleiro Celmu S.A. Apaixona-se por Cristiano (Tony Ramos), mas é abandonada por ele na porta da igreja e se desequilibra mentalmente.

VIVI (Marilena Ansaldi) Grã-fina, amiga dos Vilhena e filha de Dona Maria Amélia (Regina Macedo). Faz um acordo com Aristides (Walmor Chagas), exigindo-lhe a direção do jornal Folha do Rio caso consiga convencer sua filha Fernanda (Christiane Torloni) a se casar com Caio (José Mayer), filho do milionário.

DONA MARIA AMÉLIA (Regina Macedo) Mãe de Vivi (Marilena Ansaldi) e avó de Fernanda (Christiane Torloni), a quem é muito ligada. Dona Maria Amélia mora em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e é uma doce figura, daquelas que lembram a antiga nobreza brasileira. É muito romântica e torce pelo amor de Fernanda e Cristiano (Tony Ramos).

MESTRE PEDRO (Stênio Garcia) Viúvo e pai de Joana (Tássia Camargo), um beberrão e, aparentemente, um irresponsável. Mestre Pedro mora em um velho barco no cais do Estaleiro Celmu S.A. e é um grande conhecedor do mar, tornando-se amigo e mestre de Cristiano (Tony Ramos) na arte marítima. Apaixona-se por Fanny (Nicette Bruno).

JOANA (Tássia Camargo) Filha de Mestre Pedro (Stênio Garcia), leva uma vida com dupla identidade. Como Joana é a filha honesta e dedicada. Como Jane é a cafetina de Miro (Miguel Falabella), uma parceira em golpes. Está sempre na corda bamba, evitando que o pai saiba de fato quem é.

SEBASTIÃO VILHENA (Sebastião Vasconcelos) Pai de Cristiano (Tony Ramos), Diva (Iara Janra) e Zelinha (Neusa Caribé), um homem que mudou seu estilo de vida após um acidente. Sebastião era rico, mas, após um naufrágio, decide se livrar de todos os seus bens materiais e sair pelo mundo pregando a palavra de Deus. Na ilha, aone conseguiu chegar após o acidente, estava acompanhado de sua mulher, Berenice (Yara Lins), grávida de Cristiano, e foi lá que teve a visão que o fez mudar de vida. Tornou-se um fanático religioso, obrigando a família a viver na pobreza. É irmão do milionário Aristides Vilhena (Walmor Chagas).

BERENICE VILHENA (Yara Lins) Mulher de Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e mãe de Cristiano (Tony Ramos), Diva (Iara Janra) e Zelinha (Neusa Caribé), a quem tenta proteger do rigor fanático do marido. É uma mulher cansada, submissa e revoltada com a miséria em que sua família vive, chegando a fazer flores de papel para os filhos venderem.

CRISTIANO VILHENA (Tony Ramos) Filho de Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) e irmão de Diva (Iara Janra) e de Zelinha (Neusa Caribé). Cristiano é um homem charmoso, mas um pouco tímido e complexado. Toca bumbo no grupo de pregação religiosa do pai e faz sucesso com as mulheres. Não leva desaforo para casa e tem sede de poder e riqueza.

DIVA (Iara Janra) Filha mais velha deSebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) e irmã de Cristiano (Tony Ramos) e Zelinha (Neusa Caribé). Sonha com a liberdade e, escondida, veste um baby-doll e brinca de atriz-sexy em frente ao espelho. Toca sanfona no grupo de pregação religiosa do seu pai.

ZELINHA VILHENA (Neusa Caribé) Caçula da ala pobre dos Vilhena, filha de Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins). A jovem, alegre e bonita, ainda não é uma pessoa totalmente amargurada como os irmãos, Cristiano (Tony Ramos) e Diva (Iara Janra).

SIMONE MARQUES (Fernanda Torres) Mulher corajosa, arrojada e independente que trabalha como escultora e sonha vencer em sua profissão. Nasceu em Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, é filha de Francisco (Rogério Marcico) e envolve-se com Cristiano (Tony Ramos). No decorrer da novela, muda sua identidade para Rosana Reis.

FRANCISCO (Rogério Márcico) Pai de Simone (Fernanda Torres), é um homem meigo e compreensivo, que trabalha como alfaiate. É mas conhecido como Chico.

JORGE MORENO (Otávio Augusto) Ator, separou-se da mulher, Walquíria (Juliana Carneiro), com quem teve Flávia (Deborah Evelyn), sua filha adorada. É um eterno apaixonado por Simone (Fernanda Torres), a quem incentiva, inclusive, a se mudar para o Rio de Janeiro.

WALQUÍRIA (Juliana Carneiro) Ex-mulher de Jorge Moreno (Otávio Augusto) e mãe de Flávia (Deborah Evelyn). É uma pintora medíocre que dirige uma galeria de arte e vive protegendo novos pintores, jovens e belos. Tem uma relação neurótica com o ex-marido, de quem tem ciúmes, e sempre o impede de ver a filha, a quem Walquíria trata como uma débil mental.

FLÁVIA (Deborah Evelyn) Filha de Jorge (Otávio Augusto), a quem adora, e de Walkíria (Deborah Evelyn), a quem é subserviente. Flávia é uma moça tímida, pura e que sofre com a separação dos pais.

CÉSAR (Roberto Bataglin) Jovem e belo pintor desconhecido, um dos protegidos de Walkíria (Deborah Evelyn).

FANNY (Nicette Bruno) Ex-atriz de teatro rebolado e dona de uma pensão. É alegre, extrovertida, das que gosta de dançar e ir à gafieira. Tem um ótimo coração, mas fica uma fera quando se sente ludibriada. É uma mulher que sofre de carência afetiva e que busca no seu entorno abrigo emocional. Tem um carinho maternal por Miro (Miguel Falabella), morador de sua pensão, e se apaixona por Mestre Pedro (Stênio Garcia). PIPOCA (André Valli) Faz-tudo da pensão de Fanny, um velho palhaço aposentado, boa gente e caridoso.

IRENE (Aracy Cardoso) Mãe de Fátima(Ana Sophia Sarah), por quem faz tudo. Irene é uma mulher disputadíssima por Abude (Sérgio Ropperto) e Isaac (Paulo Hesse) e deseja que sua filha se torne uma grande bailarina.

FÁTIMA (Ana Sophia Sarah) filha de Irene (Aracy Cardoso).

MIRO (Miguel Falabella) Garçom, cumpre mil expedientes para garantir seu sustento. Miro é um rapaz envolvente, cheio de lábia, aproveitador, cafajeste, mas magoado com seu passado: quando tinha 5 anos de idade, seu pai, um miserável, jogou-o no meio da estrada para que fosse atropelado, com o objetivo de resgatar o auxílio-funeral. O menino, no entanto, sobreviveu e saiu pela vida “atropelando” tudo e todos.

ISAAC (Paulo Hesse) Amigo e sócio de Abude (Sérgio Ropperto). Isaac é sovina e vende tudo.

ABUDE (Sérgio Ropperto) Homem bom, caridoso e alegre. Abude é sócio de Isaac (Paulo Hesse).

LUCIA RANGEL (Isabela Reinert) Atriz e amiga de Jorge Moreno (Otávio Augusto), uma mulher de boa índole e que hospeda Simone (Fernanda Torres) em seu apartamento, quando ela chega ao Rio de Janeiro.

MARLENE (Jacyra Silva) Empregada morta no acidente que envolveu o carro de Simone (Fernanda Torres).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Perigo – Tema de Fernanda
Compositores: Paulinho Lima/ Nico Rezende
Intérprete: Zizi Possi

Na Selva das Cidades – Tema de Cristiano
Compositores: Joe Euthanazia
Intérprete: Joe

Demais (Yes It Is) – Tema de Simone
Compositores: Lennon & McCartney/ Zé Rodrigues & Miguel Paiva
Intérprete: Verônica Sabino

Mate-Me Depressa – Tema de Laura
Compositores:
Intérprete: Marina

Sede Dos Marujos
Compositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Ivan Lins

Tudo Em Você – Tema de Diva
Compositores: Beto Guedes/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Beto Guedes

Tudo Bem – Tema de Cynthia
Compositores: Lulu Santos / Nelson Motta
Intérprete: Lulu Santos

Náufragos Do Amor – Tema de Caio
Compositores: Cecelo/ Nelson Motta
Intérprete: Cheque Especial

Malandro Agulha – Tema de Miro
Compositores: Evandro Mesquita
Intérprete: Blitz

Mamão com Mel – Tema de Jorge Moreno
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: Gonzaguinha

A Garota do Teatro Rebolado – Tema de Fanny
Compositores:
Intérprete: Zé Rodrix

Toda Madrugada
Compositores:
Intérprete: Renato Terra

Rock And Roll Lullaby – Tema de abertura
Compositores: Barry Mann/ Cynthia Weil
Intérprete: Freesounds

Internacional:
I’ll Never Be (Maria Magdalena) – Tema de Rosana Reis
Compositores: H. Kemmler/ M. Löhr/ M. Cretu/ Richard Palmer-James
Intérprete: Sandra

Broken Wings – Tema de Caio e Fernanda
Compositores: J. Lang/ R. Page/ S. George
Intérprete: Mr. Mister

On The Run
Compositores: Billy Ocean
Intérprete: Billy Ocean

The Sweetest Taboo
Compositores: Ditcham/ Adu
Intérprete: Sade

Yes – Tema de Cristiano
Compositores: Tim Moore
Intérprete: Tim Moore

West End Girls – Pet Shop Boys
Compositores:
Intérprete:

Only Love
Compositores: Tennant/ Lowe
Intérprete: Nana Mouskouri

In Between Days
Compositores: Robert Smith
Intérprete: The Cure

Nikita – Tema de Laura
Compositores: Elton John/ Taupin
Intérprete: Elton John

Duel
Compositores: Brücken/ Mertens/ Dorper
Intérprete: Propaganda

Diguidigit Up – (tema de Flavia)
Compositores:
Intérprete: French Connection (Part. especial Claude Vallois e Judy Kael)

When The Night Closes In
Compositores: Tim Norell
Intérprete: Secret Service

Take In
Compositores: Christopher/ Michael Rutherford
Intérprete: Mike & The Mechanics

Rock And Roll Lullaby – Tema de Cristiano e Simone
Compositores: Barry Mann/ Cynthia Weil
Intérprete: B. J. Thomas

Qual é a trama da novela Selva de Pedra?

Sinopse. Na cidadezinha de Duas Barras, a jovem artista plástica Simone Marques é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador religioso, e o playboy Gastão Neves, morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone encoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando.

Quem matou o César em Selva de Pedra?

A vida de Walkíria (Juliana Carneiro da Cunha) não tem sido nada fácil em Selva de Pedra desde que, devido a seu grande ciúme do amante mais jovem, César (Roberto Bataglin), ela o matara.

Quem era Simone em Selva de Pedra?

Conta com as atuações de Tony Ramos, Fernanda Torres, Christiane Torloni, Miguel Falabella, José Mayer, Walmor Chagas, Sebastião Vasconcelos e Yara Lins. ... Elenco..

Quantos capítulos tem a novela Selva de Pedra?

Originalmente exibida entre 1972 e 1973, a história teve seus 243 capítulos reduzidos para 155 pelos adaptadores Regina Braga e Eloy Araújo. Consta que tenham sido 160, mas esse número se refere à quantidade oficial de capítulos escritos e gravados.