Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?

O relevo brasileiro conta com uma grande diversidade de formas (planícies, depressões, planaltos, etc) foi sendo produzida por contínuos desgastes erosivos.

Para estudar o relevo brasileiro, é importante saber que grande parte da estrutura geológica brasileira é bastante antiga. Ou seja, as formas do relevo atual são a consequência do nosso passado geológico.

Estrutura geológica do Brasil

As bacias sedimentares, por exemplo, datam do Paleozoico e do Mesozoico. Por sua vez, os terrenos cristalinos datam do Pré-Cambriano (Arqueano e Proterozoico). Já os processos que modelaram – e seguem modelando – as formas do território brasileiro como se apresentam atualmente são, de modo geral, recentes (Era Cenozoica).

Uma boa parte das rochas que servem de base para as formas do relevo brasileiro é anterior à configuração atual do subcontinente sul-americano. Ele apenas se formou após a abertura do oceano Atlântico, fato ocorrido no Mesozoico.

Entretanto, temos bacias de sedimentação recente, como as do Pantanal mato-grossense, a parte oeste da bacia amazônica e alguns trechos litorâneos das regiões Nordeste e Sul, que são do Terciário e Quaternário (Cenozoico).

A grande diversidade de formas de relevo presentes no Brasil (serras, escarpas, planícies, depressões, planaltos, chapadas, entre muitas outras) foi sendo produzida por contínuos desgastes erosivos. Além disso, todos os compartimentos existentes estão em permanente transformação. Esses compartimentos do relevo compõem, juntos, a altimetria da superfície brasileira.

Agentes Modeladores do Relevo

Confira agora com o professor de geografia Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese sobre a formação do relevo:

Em seguida, na Figura 01, você verá uma representação da escala do tempo geológico. Isso vai facilitar a sua compreensão das unidades de tempo e dos diferentes momentos da história do nosso planeta.

Esses momentos são bastante mencionados nesse tipo de conteúdo, como você já deve ter notado em nosso texto até aqui.

Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Figura 1: Escala do Tempo Geológico, com indicação de alguns eventos importantes na evolução da vida. (modif. de Tarbuck & Lutgens 1996 e Gradstein et al. 2004). Fonte: https://bit.ly/3k1j9zJ

A classificação do relevo brasileiro segundo Azevedo

Primeiramente, foi apenas na década de 1940 que foi criada uma primeira classificação do relevo brasileiro. Essa novidade foi lançada pelo professor Aroldo de Azevedo (1910-1974), do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Ao analisar as cotas altimétricas, ele elaborou a seguinte definição:

  • Planaltos: são terrenos acidentados, acima de 200 metros de altitude.
  • Planícies: são superfícies planas, com altitude abaixo de 200 metros.

Dessa forma, o território brasileiro foi dividido em oito unidades de relevo, com os planaltos ocupando 59% da área do país, e as planícies ocupando os outros 41%.

A classificação do relevo brasileiro de Aziz Ab’Saber

Aziz Nacib Ab’Saber (1924-2012) também foi professor do Departamento de Geografia na USP. Ele publicou no ano de 1958 um trabalho no qual propunha mudanças nos critérios de definição do relevo em relação à proposta de Aroldo de Azevedo. Sendo assim, Ab’Saber lançou as seguintes definições:

  • Planaltos: são áreas em que os processos de erosão superam os de sedimentação.
  • Planícies: são áreas mais ou menos planas em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independentemente das cotas altimétricas.

Deste modo, o Brasil passava então a apresentar 10 compartimentos de relevo, com os planaltos correspondendo a 75% e as planícies a 25% da superfície do território nacional.

Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Figura 2: Divisão do relevo brasileiro formulada por Aroldo de Azevedo no início da década de 1940. Fonte: https://bit.ly/3hUW2F8

Nas figuras 2 e 3 podemos perceber as semelhanças e diferenças entre as proposições relativas ao relevo brasileiro feitas por esses dois importantes geógrafos.

Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Figura 3: Divisão do relevo brasileiro formulada por Aziz Ab’Saber no final da década de 1950. Fonte: https://bit.ly/39Q9bN1

A classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross

Por fim, vamos estudar a classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Luciano Sanches Ross. Ele nasceu em 1947 e, atualmente (2020), é professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Na década de 1990, propôs uma nova classificação, atualizando as proposições de Ab’Saber e Aroldo de Azevedo.

Com base na análise de imagens de radar obtidas no período de 1970 a 1985, através do Projeto Radambrasil, foi possível fazer um mapeamento completo e detalhado do país. Dessa forma, foram descobertas potencialidades naturais do território (minérios, madeiras, solos férteis, recursos hídricos, entre outros).

Em seus estudos, além dos planaltos e planícies, Ross detalhou também um terceiro tipo de compartimento: as depressões. Na Figura 05, podemos com detalhes a divisão elaborada por ele.

Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Figura 4: Brasil: divisão do relevo de acordo com Jurandyr Ross. Fonte: https://bit.ly/33k75DI

De acordo com essa proposição, podemos utilizar as seguintes definições para os compartimentos existentes no relevo brasileiro:

Planaltos

Planaltos são formas residuais do processo erosivo, que atua há bilhões de anos. Além disso, são as porções mais salientes do relevo, que têm maior resistência ao processo erosivo.

Os planaltos encontram-se sobre bacias sedimentares, como é o caso do planalto da Amazônia Oriental (número 1 no mapa), dos planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba (2) e dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná (3).

Além disso, também se encontram em intrusões e coberturas residuais de plataformas (escudos). São formações antigas da Era Pré-Cambriana. Grande parte da sua extensão é recoberta por terrenos sedimentares, como os planaltos residuais Norte-Amazônicos (5).

Outro lugar em que planaltos são encontrados é em núcleos cristalinos arqueanos, que são formas arredondadas, isoladas e distantes, como o planalto da Borborema (10).

Por fim, também se encontram planaltos em cinturões orogênicos, que são vestígios de antigos dobramentos ocorridos no Pré-Cambriano. É o caso das serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço, que integram os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste (7) – é como se fossem “os Andes no futuro”, isto é, depois de serem rebaixados ao longo de muito tempo pelos agentes modeladores do relevo.

Planícies

Planícies são superfícies planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão. Além disso, são os menores compartimentos do território brasileiro. As planícies podem ser costeiras ou continentais.

Planícies costeiras são aquelas situadas situadas em contato com o litoral brasileiro. É o caso das planícies e tabuleiros litorâneos (28).

Por sua vez, as planícies continentais estão presentes no interior do continente. É o caso da planície do Pantanal (26), formada pela sedimentação mais recente verificada no território brasileiro (período Quaternário).

Depressões

Nas depressões, a erosão se sobrepõe à sedimentação. Situam-se entre as bacias sedimentares e os maciços antigos. Além disso, são formas rebaixadas por processos erosivos iniciados na Era Cenozoica, divididas em periféricas, marginais e interplanálticas.

As depressões periféricas estão encaixadas nas áreas de contato entre a estrutura cristalina e sedimentar, como a Depressão Periférica da Borda Leste do Paraná (21) e a Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense (22).

Já as marginais situam-se nas bordas das bacias sedimentares, como a Depressão Marginal Norte-Amazônica (13).

Enfi, as depressões interplanálticas são mais baixas que os planaltos ao redor, como a Depressão Sertaneja e do São Francisco (19).

Perfis topográficos do relevo brasileiro

Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Figura 5: Três grandes recortes: perfis topográficos do relevo brasileiro. Fonte: Guia do Estudante. São Paulo, abr. 2009, p. 31 (modificado).

Primeiramente, o perfil topográfico número 1 da representação acima refere-se à região Norte, e está no sentido noroeste-sudeste. Com cerca de 2.000 km, inicia-se nas altas serras roraimenses até chegar ao estado do Mato Grosso. Demonstra as faixas de planície às margens do rio Amazonas, a partir das quais vêm extensões de terras mais altas: planaltos e planícies.

Em seguida, o perfil topográfico número 2 retrata trecho da região Nordeste, com cerca de 1.500 km, indo do Maranhão a Pernambuco. É um retrato efetivo da região, com destaque para dois planaltos (da bacia do Parnaíba e da Borborema) cercando a Depressão Sertaneja, que é uma superfície de aplainamento.

Por fim, temos o perfil topográfico número 3, representando o Centro-Oeste e o Sudeste. Esse recorte, com cerca de 1.500 km, vai do Mato Grosso do Sul até o litoral paulista. Além da planície do Pantanal, pode-se observar a bacia do Paraná, formada por rios de planalto, abrigando grandes hidrelétricas.

Videoaula

Parabéns! Se chegou até aqui, você já elevou o “nível altimétrico” do seu conhecimento. Para ter uma nota “planáltica” no Enem, estude ainda mais com a videoaula abaixo.

Exercícios

Por fim, busque também exercitar suas aprendizagens sobre o relevo brasileiro resolvendo as questões a seguir!

1- (IFBA) 

As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).

Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Disponível em: <http://dc397.4shared.com/doc/FII3kDmr/preview.html>. Acesso em: 07/09/2013.

Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.

IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.

V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.

As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas

  1. a) I e III.
  2. b) II e III.
  3. c) III e IV.
  4. d) Apenas III.
  5. e) Apenas V.
2- (UENP)
Quais as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha lacustre ou fluvial?
Relevo do Brasil: classificação de Aziz Ab Saber.

I. A classificação do relevo brasileiro, de Aziz Ab Saber, levou em consideração os processos morfoclimáticos responsáveis pela dinâmica atual e pretérita do relevo; o título da sua classificação é Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

II. As principais planícies do Brasil, evidenciadas na classificação de Aziz Ab’Saber, são a Amazônica, a do Pantanal e a Costeira.

III. A classificação do relevo brasileiro, de Aroldo de Azevedo, em bacias sedimentares e planaltos cristalinos, serviu de referência para a classificação de Ab Saber.

IV. O Planalto das Guianas consiste na principal região de nascente dos rios afluentes da margem direita do rio Amazonas, que vão desaguar na Ilha de Marajó.

Estão corretas:

a) apenas I e II

b) apenas II e III

c) apenas III e IV

d) apenas I e IV

e) todas as assertivas

3- (UNIMONTES)

Para a atual proposta de identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab’Saber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil. Ross passou a considerar para o relevo brasileiro, conforme as suas origens, as unidades de planaltos, depressões e planícies.

Adaptação: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.

Quais as unidades do relevo brasileiro que, de acordo com a gênese, segundo Ross, são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial?

a) Planícies.

b) Depressões.

c) Planaltos cristalinos.

d) Planaltos orogenéticos.

Gabarito: 1. E; 2. A; 3. A.

Referências:

LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado, Geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Saraiva, 2014.

LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2013.

Sobre o(a) autor(a):

O texto acima foi preparado pelo professor João Marcelo Vela para o Curso Enem Gratuito. João é licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dá aulas de Geografia e Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2015, além de atuar como articulador de Ciências Humanas. E-mail para contato: [email protected]

Compartilhe:

Qual a unidade de relevo que é formada pela deposição de sedimentos recentes de diferentes origens como fluvial lacustre ou marinha *?

Segundo Jurandyr Ross, as unidades do relevo brasileiro que se caracterizam pelo predomínio da deposição sedimentar, esta realizada pelo escoamento fluvial, lacustre ou marinho, são as planícies, que possuem formação geológica mais antiga.

Como é denominada a Unidade de relevo resultante da deposição de sedimentos recentes sendo ela de o?

As planícies são formas de relevo aplainadas em que há uma intensa deposição de sedimentos. O processo de deposição sedimentar resulta em formações geomorfológicas recentes, com pouca variação altitudinal, como os vales fluviais.

Quais são as unidades do relevo brasileiro que são resultantes de um processo de formação no qual a deposição de sedimentos supera a erosão?

As unidades do relevo brasileiro são as Planícies. As unidades do relevo brasileiro que podem ser caraterizadas pela presença de deposição sedimentar, que acontece por um processo de escoamento, são as planícies desde que apresentam um tipo de formação antiga.

Quais são as principais unidades de relevo no Brasil?

Aroldo de Azevedo (1949) reconheceu as seguintes unidades principais no conjunto do relevo brasileiro:.
Planalto Brasileiro. a. Planalto Atlântico. ... .
Planalto das Guianas..
Planície Amazônica..
Planície do Alto Paraguai ou do Pantanal..
Planícies Costeiras..