Quando o bebê começa a engordar na barriga?

Uma das maneiras de saber se o bebé está a se alimentar adequadamente é com um controle do peso. É recomendável fazer esse controle cada semana durante os primeiros meses de vida. No entanto, não deves ter obsessão com o peso. Existem semanas que vai engordar mais que outras semanas.

O peso de um recém-nascido oscila entre os 3 e os 4 quilos. Nos primeiros dois dias é normal que perca até o 10% de seu peso, devido à expulsão do mecônio e ao estabelecimento da amamentação. Depois desse momento deve engordar cada dia uns 20 ou 30 gramas para que aos 10 dias tenha recuperado o peso do parto. Duas semanas depois vai pesar mais do que no momento do nascimento.

O normal é que os bebés engordem entre 120 e 200 gramas por semana em seus primeiros meses de vida. Dessa forma, do primeiro ao terceiro mês pode que engorde entre 600 e 800 gramas por mês. Esse crescimento pode ser mais devagar entre o quarto e o sexto mês. Entre os seis e os doze meses é habitual que engordem menos por semana, uns 25 gramas até alcançar os 500 gramas num mês.

No entanto, tens que considerar que cada bebé é diferente e alguns comem mais que outros, o que pode fazer que pegue mais peso por semana que outros. O engorde não é matemático e durante uma semana pode ser que ganhe 90 gramas e na siguentes 180. Por isso é recomendável não se obcecar com o peso e não pesar ele mais de uma vez por semana. Além disso, muitos recém-nascidos passam um período de rápido crescimento nos primeiros 10 dias de vida e outros quando têm 3 y 6 semanas de vida.

Deves respeitar as revisões do pediatra, que no início serão cada mês, e ficar atenta às sinais que indicam que o bebé está a comer o suficiente como urinar com frequência, redondear os traços da cara etc

Também deves ter em consideração que as crianças alimentadas pelo peito, costumam pegar peso mais devagar do que as que se alimentam com mamadeira. A amamentação supõe um gasto calórico até que o bebé apreende faço do jeito correto. O peso com o que nasce não determina seu crescimento posterior.

Em resumo, é importante controlar o peso sem cair na obsessão. O realmente essencial é que o bebé se alimente de forma adequada, esteja feliz, cresça e evolua favoravelmente.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 28/07/2020   3899 Views

Certamente essa dúvida passa na cabeça de muitas gestantes: como o médico sabe o peso do bebê fazendo um ultrassom? Obviamente a única maneira de pesar o bebê é colocando ele em cima de uma balança. O ultrassom é apenas uma “foto” do bebê, e com o médico pode saber o peso do bebê pela foto?

Bom imagine que nós somos capazes de dizer se uma pessoa está magra ou acima do peso quando olhamos numa foto. Pois bem, quando fazemos isso o nosso cérebro compreende se rosto da foto está mais ou menos cheio, se a barriga é mais ou menos saliente e mais uma série de detalhes. E então, de uma maneira instintiva podemos dizer se a pessoa é mais gordinha ou mais magra.

Quando o bebê começa a engordar na barriga?

Nessa imagem, sem saber o peso de cada um dos personagens, é possível dizer que é mais magro e quem é mais gordo. (Foto: reprodução da internet).

Pois bem, no exame de ultrassom é feito algo semelhante. O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock. Essa fórmula utiliza o diâmetro biparietal, a circunferência craniana, a circunferência abdominal e o fêmur para estimar o peso.

Quando o bebê começa a engordar na barriga?

Qual a margem de erro para o peso do bebê?

Em cerca de 80% dos casos a margem de erro esperada é de até 10%. Ou seja, na maioria das vezes o erro será de até 10% do peso estimado para mais ou para menos. Entretanto é importante ressaltar que em algumas situações esta margem de erro pode chegar até 30% ou mais. Quando as condições não são favoráveis, infelizmente a margem de erro pode ser maior. Situações que estão associadas a maior margem de erro são por exemplo a imagem ruim, o bebê numa posição desfavorável ou muito grande, como acontece no ultrassom do terceiro trimestre.

Qual é o peso normal para o bebê?

O peso sofre grande variação durante a gestação. Existem diversas tabelas disponíveis para a estimativa de peso fetal. A mais utilizada é a tabela de Hadlock para o peso fetal estimado. Dispomos também de uma tabela específica da nossa população de Curitiba, que é bastante semelhante.

É importante informar que as tabelas são apenas tabelas de referência (não de normalidade). Isto significa que estar com o peso um pouco abaixo ou acima do esperado nem sempre representam um problema. É importante que você esclareça com o seu médico o que é um peso adequado ou não para o seu bebê.

Quantos gramas o bebê ganha por dia dentro da barriga?

Isto depende um pouco da semana de idade gestacional. Existem períodos aonde o bebê ganha peso mais rapidamente e existem períodos aonde o bebê ganha peso de forma mais lenta. Na tabela abaixo podemos ver as diferentes fases de crescimento do bebê e o ganho de peso esperado por semana de gestação.

Note que o período de maior ganho de peso do bebê é entre 26 a 38 semanas. Após a 38° semana de gestação o crescimento é novamente lento, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Para se ter uma idéia, geralmente com 28 semanas o bebê atinge 1.000g e com 34 semanas cerca de 2.500g.

Post Views: 0

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 28/07/2020   3899 Views

Como saber se o bebê está ganhando peso na barriga?

Outro método para verificar o crescimento fetal é a ultrassonografia. Com o intuito de teimar o peso fetal, o ultrassom pode ser usado para medir a cabeça, o abdome e o fêmur do bebê. Com estas medidas o médico pode estimar o peso do bebê e comparar o valor encontrado com curvas de referência.

Quantos kg o bebê deve ganhar por mês na barriga?

Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.