Qual tamanho de bolo para Mesversario?

Decidir corretamente o tamanho do bolo para convidados de um determinado evento é essencial para garantir que o produto possa ser servido a todas as pessoas. Além disso, essa é uma maneira de evitar desperdícios, sobretudo em ocasiões de muitos convidados.

O cálculo da quantidade de bolo exige a análise de alguns aspectos importantes que você verá neste artigo. Pensando nesse assunto, resolvemos apresentar neste post tudo que você precisa saber para acertar na quantidade de bolo por pessoa em uma data comemorativa.

É importante ressaltar que o confeiteiro deve ter tal conhecimento para realizar a encomenda corretamente e, ainda, auxiliar o cliente com um atendimento personalizado. Saiba mais! 

Descubra a importância do tamanho do bolo para evento 

Parece algo fácil, porém aquela dúvida se a quantidade de bolo por pessoa será suficiente sempre paira no ar. Afinal, ninguém quer passar vergonha de faltar comida em uma festa, não é mesmo? Desse modo, se precisa descobrir o número de fatias corretas, o confeiteiro deve considerar diversos fatores. Entre eles: o número de convidados, local da festa, faixa etária, se terá buffet, tipo de evento, entre outros.  

Afinal, o bolo é um dos momentos mais esperados, pois ele sela uma união, comemora um aniversário ou finaliza um evento. Logo, precisa ter a quantidade exata para que não haja desperdícios. Por isso, analise os seguintes fatores abaixo. 

Pondere o tipo de evento 

O primeiro ponto a ser analisado é o tipo de festa. Normalmente, eventos infantis como aniversário exigem uma quantidade maior de bolo, uma vez que ele é o item mais chamativo e muito esperado pelas crianças, inclusive por ter o ritual de cortar e servir todos os convidados. Ademais, são eventos com pais ou responsáveis pelos pequenos e que, também, esperam receber essa delícia. 

Já naqueles mais formais ou em casamentos, por exemplo, o bolo é visto como um item essencial para a mesa de doces e decoração. No entanto, não é tão atrativo quanto em uma festa infantil, até mesmo pelo público da cerimônia. Por isso, não precisa exagerar na quantidade! 

Avalie a duração da festa 

Esse é um ponto importante, pois festas longas demandam mais itens no cardápio o que influenciará na quantidade de bolo por pessoa. Afinal, como haverá comidas variadas alguns convidados ficarão satisfeitos e, apenas, experimentarão a sobremesa. Desse modo, um tamanho médio pode ser apropriado para a ocasião, pois atende até 20 pessoas. 

Saiba o local do evento 

Verifique o ambiente porque ele interfere também na quantidade de bolo. Um exemplo, se for em uma chácara ou lugar aberto tanto de dia como de noite poderão servir almoço ou jantar. Aliás, nesses locais os convidados costumam beber mais do que comer. Isso, deve ser considerado. 

Veja se terá buffet 

Mais um fator determinante é se será servido buffet completo com entrada, prato principal, quitutes, sobremesas. Geralmente, nestas situações cada pessoa poderá degustar um pedaço de bolo, assim, não é aconselhável que ele seja grande. 

Considere o tipo de recheio 

Tanto a massa quanto o recheio precisa ser bem calculado para que o bolo seja saboroso. Visto que, quando eles são muito doces os convidados comem pedaços menores. Por isso, avalie se o recheio será leve ou pesado para ter a quantidade adequada a ser feita. Caso ele leve pedaços de frutas, costumeiramente é menos consumido. 

Outro detalhe é a cobertura que dependendo do sabor pede fatias pequenas, de modo que, tem mais rendimento. Já se for naked cakes, aqueles bolos que não tem cobertura, os pedaços serão maiores, afinal, são menos enjoativos. 

Verifique se terão outros doces na festa 

Igualmente relevante é descobrir com o cliente se haverá outros doces, como docinhos e sobremesas. Se houver, o ideal é calcular cerca de 80 a 100 gramas de bolo por convidado, ponderando que ele vai apreciar uma pequena fatia, mas também, comerá as outras opções que tem no cardápio. 

Caso o bolo seja a única opção de doce é importante que cada fatia por convidado tenha cerca de 150 gramas, o que permite que o indivíduo possa sair satisfeito e sem ficar enjoado da guloseima. Em coquetéis mais simples, compostos somente com bolo e espumante, também é relevante um pedaço mais generoso por pessoa.  

Entenda a média de idade dos convidados 

Para não errar no tamanho do bolo para a festa, descubra se ela será para criança, adulto ou idoso. Sendo que, os pequenos comem muito e os mais velhos nem tanto dessa delícia. Ao saber a faixa etária dos convidados terá mais precisão na quantidade de fatias por pessoa. Um lembrete é que cada criança se equipara a um adulto. Uma dica é servir mais pratos salgados para reduzir o tamanho do bolo. 

Aprenda como calcular a quantidade de bolo por pessoa 

Normalmente, bolos redondos são compostos por uma altura padrão de cerca de 10 cm. Apesar de cada massa e de recheio ter um peso específico, é possível fazer o cálculo do número de fatias conforme a forma. De modo geral, veja a quantidade de pedaços, de acordo com as formas de: 

  • 15 cm — de 15 a 18;  
  • 20 cm — de 28 a 32; 
  • 25 cm — de 46 a 50;  
  • 30 cm — de 68 a 72;  
  • 35 cm — de 92 a 98;  
  • 40 cm — de 120 a 128;  
  • 45 cm — de 160 a 162.  

Nesse caso, é considerado que o evento contará com mais doces. Se for somente o bolo, o ideal é que cada confeiteiro calcule o peso por forma e depois divida por 150 gramas para ter a média de quantas fatias que renderá. Usualmente, é feito o seguinte cálculo de bolo para festas com: 

  • 10 pessoas — 1 kg; 
  • 15 pessoas — 1,5 kg; 
  • 20 pessoas — 2 kg; 
  • 40 pessoas — 4 kg; 
  • 50 pessoas — 5 kg; 
  • 60 pessoas — 6 kg. 

Todavia, é válido citar ainda que os bolos redondos geralmente são os mais utilizados pela estética e possibilidade de usar mais andares ou mesmo quartetos em uma mesa, por exemplo. Ainda, há outra situação em que o cliente pode optar pelo bolo fake na composição da mesa e pelo de corte para servir. Assim, as formas retangulares são as mais indicadas. Desse modo, confira os tamanhos e a média de quantidade de fatias abaixo: 

  • 35 cm x 25 cm — 48 fatias; 
  • 40 cm x 30 cm — 65 fatias;  
  • 45 cm x 30 cm — 72 fatias;  
  • 50 cm x 40 cm — 110 fatias;  
  • 55 cm x 45 cm — 130 fatias.  

Agora que você já sabe como calcular o tamanho do bolo para convidados de um evento, não terá medo de faltar e nem de desperdiçar essa delícia. Assim, você conseguirá ofertar ao seu cliente a medida certa para que todos os convidados dele saiam satisfeitos da festa.  

Ao seguir essas orientações não terão erros e seu negócio obterá mais rentabilidade, produtividade e economia na fabricação dos seus produtos. Aproveite as dicas que separamos aqui e leve-as para a sua confeitaria

Gostou do post? Então, veja algumas dicas incríveis para decorar um bolo com perfeição e aumente as suas vendas e seu faturamento.

Qual o tamanho do bolo de Mesversario?

Forma Bolo Redonda Reta N15 Caracteristicas: Medidas aproximadas - Diametro: 15 cm diametro - Altura: 10 cm - Capacidade: 1.700 ml - Espessura: 0,70 mm - Peso aproximado:138 g - Material: aluminio polido Obs.: Fundo Reto na mesma dimensao da forma: 15 cm Produtos desenvolvidos em aluminio alto brilho e de facil limpeza ...

Qual tamanho de um bolo baby?

Forma Bolo Caseiro Baby Retinha Alumínio 15x10cm - Lançamento (Vulcão / Pudim) | Shopee Brasil.

Como escolher o tamanho do bolo de aniversário?

Usualmente, é feito o seguinte cálculo de bolo para festas com:.
10 pessoas — 1 kg;.
15 pessoas — 1,5 kg;.
20 pessoas — 2 kg;.
40 pessoas — 4 kg;.
50 pessoas — 5 kg;.
60 pessoas — 6 kg..

Quantas fatias serve um bolo de 20 cm Redondo?

Aniversário com 20 cm de diâmetro rendem. aproximadamente 30 belas fatias!