Qual a importância de uma empresa ser responsável socialmente?

No mundo corporativo, a Responsabilidade Social já é uma prática comum e muito importante. A preocupação com o bem-estar social é necessário tanto dentro das empresas - incluindo funcionários e pessoas diretamente envolvidas na organização - quanto fora delas, ou seja, na sociedade em geral.

Esse olhar atento para a comunidade e para o ambiente em que a empresa está inserida é valorizado pelos consumidores e colaboradores. Na hora de escolher o melhor produto, o cliente dá preferência para aquele que contribui com a sociedade de alguma forma. Já os funcionários da empresa, sentem-se valorizados trabalhando em um ambiente saudável que contribui para poderem desempenhar melhor seus papéis.

Interessado em entender o que é responsabilidade social e qual a sua importância no dia a dia empresarial? Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o papel dessa ação dentro do seu negócio.

Qual a importância de uma empresa ser responsável socialmente?

Entenda o conceito de responsabilidade social

Responsabilidade social, também conhecida pela sigla RS, é um conceito que define as práticas voluntárias das empresas para o seu meio social, ou seja, ações que beneficiam de algum modo a sociedade, seja de maneira externa, com a arborização de uma praça, ou interna, com um curso de capacitação profissional, por exemplo.

Esses exemplos de ações, além de proporcionarem boas condições sociais, refletem em melhores e maiores oportunidades de fazer negócio.

Com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e ainda gerar benefícios à sociedade, os projetos de responsabilidade social empresarial são totalmente voluntários, porém, ainda são adotados em maior parte pelos negócios de grande porte do mercado.

Por que é a RS é importante?

Apesar de ser voluntário, você sabe por que é tão importante implementar o conceito de responsabilidade social nas empresas? Se a sua resposta for não, imagine-se como consumidor e pense no impacto que uma companhia ativa em causas sociais tem na mídia e nos clientes. Então, esse é o porquê.

As empresas que começaram a adotar essa prática, sentem o impacto desse tipo de estratégia tanto no seu faturamento quanto no número de clientes, trazendo uma vantagem competitiva. A RS tem uma influência ampla quando o assunto é seu poder de mudança social e empresarial.

Como esse processo é dividido?

Como você pode imaginar, a responsabilidade social é bem flexível e pode ser adotada de várias maneiras, inclusive como um projeto de causa ambiental. Para conhecer cada modalidade dessa prática e entender qual o melhor caminho para a sua empresa, veja os tópicos abaixo.

Empresarial

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.

Corporativa

Ética e responsabilidade social estão atreladas a essa modalidade corporativa (RSC), cuja meta é promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida tanto de seus colaboradores e familiares, quanto da comunidade local e da sociedade como um todo.

Socioambiental

Atrelada ao conceito de responsabilidade social e ambiental, essa prática visa promover a sustentabilidade na sociedade. Isso quer dizer que as empresas passam a aderir a processos mais conscientes sobre o meio ambiente, adquirindo uma certificação ambiental, como a ISO 14001.

Individual

A Responsabilidade Social Individual envolve ações solidárias realizadas por uma única pessoa, mas que podem ser feitas por gestores e empresários e refletem diretamente na imagem da empresa. Isso inclui trabalhos voluntários em ONGs (Organizações Não Governamentais) e assistências sociais.

Exemplos de ações de responsabilidade social

Ao incorporar a prática, as empresas precisam demonstrar que realmente aderiram a ela através de ações concretas. Não basta ter um belo discurso, é preciso ações verdadeiras que demonstrem preocupação com a sociedade. 

Veja algumas ações que podem ser seguidas:

Apoio em causas de Políticas que beneficiam o meio ambiente

Auxiliar a população de maneira que esta possa ser mais socialmente responsável e ambientalmente sustentável, adotando medidas para beneficiar a sociedade e o meio ambiente. As empresas devem também repensar o impacto ambiental causado por elas e tentar reduzi-los. 

Apoio em causas sociais

É interessante apoiar organizações que estejam de acordo com os valores e posicionamento da empresa. Doações financeiras ou campanhas de doação de produtos que sejam necessários, conforme a causa. 

Podem tanto ser campanhas para os próprios colaboradores, quanto para a comunidade local, mas que, de preferência, sejam de interesse de toda sociedade, como: saúde, educação ou preservação do meio ambiente.

O empreendedorismo feminino não para de crescer e vem trazendo inovação para as empresas. Quer saber mais sobre o tema? Leia o nosso e-Book 

Voluntariado 

Introduzir a mentalidade de voluntariado na empresa só traz benefícios. Além de unir e engajar os colaboradores, faz com que tenham mais motivação para trabalhar e proporciona uma satisfação pessoal.

O voluntariado traz um melhor clima organizacional e ajuda os funcionários a se identificarem com o propósito da empresa. 

Ele pode ser feito de várias maneiras, através de mutirões de apoio a instituições e centros de educação e saúde, prestação de serviços ou consultorias em áreas específicas, por exemplo.

Qual a diferença entre política de responsabilidade social e a convencional?

Já ouviu falar em política de responsabilidade social? Pois então, esse é um conceito diferente da responsabilidade social, mas os dois são constantemente confundidos. Enquanto a RS diz respeito às ações e práticas, a política é usada para documentar essas decisões.

Isso quer dizer que a política de responsabilidade social é criada para organizar e ajudar a desenvolver as estratégias de todas as modalidades de RS, tornando transparentes ao público todos esses dados.

Boas práticas que beneficiam todos

O que você está esperando para aplicar as práticas de responsabilidade social na sua empresa? Vimos que quando nos importamos com o ambiente ao nosso redor, podemos colher ótimos frutos.

Todos saem lucrando: empresa, colaboradores e sociedade. Basta planejar e traçar a estratégia que se aplica melhor a realidade do seu negócio. 

Quer mais dicas de gestão e como melhorar a motivação da sua equipe? Acompanhe o blog da Omie e fique por dentro de dicas corporativas e financeiras!

Qual é a importância da responsabilidade social da empresa?

O principal intuito da responsabilidade social nas empresas é estabelecer padrões para uma gestão ética, focada no bem-estar dos colaboradores e da comunidade. Além disso, ações também devem estar voltadas para a redução de impactos no meio ambiente.

Quais os benefícios de uma empresa socialmente responsável?

aumento da credibilidade, gerando mais confiança no mercado; maior capacidade de atrair e reter talentos para a empresa; alcance de maiores níveis de satisfação de seus clientes; retorno dos seus investimentos.

Qual é o principal objetivo de uma organização socialmente responsável?

A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.

Quais são importantes para se tornar socialmente responsável?

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!.
Reduzir o impacto ambiental. ... .
Educar o público-alvo. ... .
Criar líderes ambientais. ... .
Usar produtos naturais. ... .
Ações de voluntariado. ... .
Fazer doações para instituições sociais..