Qual o papel do RH no desenvolvimento de pessoas?

Por Alessandra dos Santos Moura

A discussão sobre os desafios do papel do RH e da Gestão de Pessoas como ferramenta estratégica das organizações tem sido tema de reflexões e debates nos últimos anos. Cada vez mais os gestores percebem que os recursos mais importantes de suas organizações são as pessoas. Observa-se um processo de mudança e crescimento nas áreas relacionadas à gestão de recursos humanos, nas quais as pessoas ganham maior importância nas empresas. Hoje, as organizações são reconhecidas pelo conhecimento que geram, pelos processos que apresentam e pelos profissionais que conseguem atrair e reter.

Por outro lado, os profissionais mudaram sua visão em relação às empresas e sua carreira. Estão voltados ao autoconhecimento e ao auto-desenvolvimento, aprimorando aspectos pessoais e profissionais, buscando uma maior interação entre os objetivos organizacionais e individuais.

As empresas estão percebendo a necessidade de estimular o desenvolvimento das pessoas para que estas ajudem a organização a se tornar mais competitiva no mercado.

Nesse contexto, a área de recursos humanos tem demonstrado o valor estratégico das pessoas nas organizações. Uma das ferramentas utilizadas é a “gestão por competências”, que auxilia a gestão de pessoas na responsabilidade de atrair profissionais, manter talentos e desenvolvê-los de acordo com as competências necessárias para atingir os objetivos organizacionais. São essas as responsabilidades que contribuem para manter a posição e a competitividade das organizações no mercado.

O grande desafio de recursos humanos nas organizações é desenvolver projetos que contribuam para a gestão de pessoas, atuando estrategicamente com o foco na competitividade do mercado. Seu papel é elaborar políticas e práticas que identifiquem competências e desenvolvam as que julguem necessárias para a implementação das estratégias de negócio. Deve, ainda, auxiliar no desenvolvimento das competências existentes e nas competências individuais, para que os profissionais possam se aprimorar no trabalho e agregar valor a si e à organização.

O tema “gestão por competências” é um assunto em desenvolvimento e está sendo considerado uma vantagem competitiva para atingir as metas da organização, pois deve estar alinhado às suas estratégias. Por isso, é extremamente importante entender que cada tipo de negócio necessita de profissionais com perfis específicos.

Essa questão faz com que a área de recursos humanos desenvolva uma postura voltada ao planejamento e à atuação estratégica de negócios. E a gestão por competências deve ser trabalhada como um processo contínuo nas organizações, considerando que cada posto de trabalho tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentam um determinado perfil de competências.

Trabalhando o autoconhecimento, com processos de avaliação de potencial e de performance, bem como o mapeamento das competências dos profissionais, a área de gestão de pessoas e os gestores de uma organização conseguem entender os gaps das competências na equipe e identificar, tanto os talentos e pontos fortes de uma organização, como também as necessidades de treinamento e desenvolvimento, sejam as individuais ou da equipe.

Realizando esse diagnóstico e acompanhando o desempenho dos profissionais, as organizações conseguem prever e identificar as competências que precisam para atuar no mercado de maneira cada vez mais estratégica.

Com a competitividade mercadológica e frente aos desafios trazidos pela globalização, a gestão por competências se torna um instrumento imprescindível para produzir benefícios aos negócios.

É de suma importância que as empresas entendam a necessidade de valorizar cada vez mais o capital humano, provendo ferramentas para o desenvolvimento de suas competências. Dessa forma a gestão de pessoas atua como um suporte estratégico para o atendimento das metas individuais e corporativas, procurando um diferencial competitivo no mercado.

O mais importante é que a gestão por competências esteja de acordo com as diretrizes da organização. É importante estar sempre alinhada à estratégia de negócio e, principalmente, obter o apoio dos dirigentes da empresa, para que seja um modelo de gestão de pessoas para atuação da empresa no mercado.

Esse modelo de gestão leva as empresas a repensar o papel das pessoas e o de recursos humanos, colocando-os em uma posição valiosa e estratégica. São as pessoas que geram o diferencial competitivo que toda organização busca em suas estratégias. Acredito que, inclusive, esteja acima dos recursos financeiros e tecnológicos.

* Alessandra dos Santos Moura é Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper

Incentivar. Engajar. Oportunizar. Essas são algumas das principais ações que a área de Recursos Humanos precisa ter como objetivo para melhorar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Existem diversas ações e estratégias que o RH pode implementar para ajudar os profissionais a crescerem. Por isso, elencamos algumas delas que consideramos essenciais para aplicar na sua empresa.

Para começar, a área precisa entender a demanda da organização e onde ela deseja chegar. Assim, é mais fácil alinhar os colaboradores em uma mesma busca e elaborar um plano de desenvolvimento sustentável.

Ações e estratégias para desenvolver os colaboradores

– Elabore planos de carreira: ao saber que se tem a oportunidade de crescer dentro da organização, o colaborador fica mais focado, se sente valorizado e busca sempre melhorar. Sem uma visão de futuro dentro de uma empresa, o profissional pode não ter tanto empenho para se desenvolver, pois pensa que é um esforço que nunca será recompensado.

– Incentive a educação: este é um ponto muito importante dentro das organizações. O RH precisa conversar com os gestores e entender quais são as dificuldades dos colaboradores, seja com processos, metodologias, entre outras. Entender a demanda e a cultura dos colaboradores é essencial para contribuir para o desenvolvimento profissional do funcionário. Dessa forma, promover treinamentos específicos, investir em cursos da área e até línguas estrangeiras é importante para que os colaboradores cresçam e se desenvolvam como profissionais.

– Esteja alinhado com os gestores: para conseguir promover e ajudar os colaboradores no desenvolvimento profissional de cada um, é necessário unir-se com os gestores. Envolva e responsabilize os gestores pelo desenvolvimento dos seus times.

– Ofereça feedbacks constantes: esse é um dos principais tópicos para o desenvolvimento profissional do colaborador. Assim, eles conseguem entender o que precisam melhorar e onde estão acertando. Sem nenhum retorno sobre o seu trabalho, os funcionários podem se sentir perdidos e pouco valorizados. Por isso, é importante que o RH – em conjunto com os gestores – elabore um feedback completo, passando todos os pontos importantes para o profissional conseguir melhorar e se desenvolver.

Se você colocar essas dicas em prática, terá uma área de RH com resultados melhores. Ao se sentirem motivados, os profissionais tendem a se tornar mais produtivos e satisfeitos com o ambiente de trabalho, conseguindo também desenvolver melhor suas carreiras.

O RH da sua empresa inseriu alguma estratégia para ajudar a desenvolver profissionalmente o trabalho dos seus colaboradores? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Como o RH pode contribuir para seu desenvolvimento?

Realizar avaliações de desempenho, monitoramento de clima organizacional, entre outras ações, são investimentos importantes para a promoção de um RH mais estratégico e com geração de resultados. Como você pode observar, gerir pessoas é também contribuir para o crescimento e solidez da empresa.

O que é desenvolvimento de pessoas no RH?

O desenvolvimento de pessoas é uma dinâmica que envolve disposição dos colaboradores e das organizações, resultando em benefícios para ambos. Sustentado pelo pilar da melhoria contínua, esse processo tem o poder de aumentar a produtividade a partir da elaboração de novas soluções e formas de trabalhar.

Qual a importância do RH na gestão de pessoas?

O RH precisa entender como fazer a gestão de pessoas, adequando suas práticas e técnicas. Criar soluções baseadas nos interesses e nas necessidades dos colaboradores, estar preparado para resolver possíveis conflitos, monitorar o clima organizacional são exemplos práticos dessa gestão. Boa leitura!

Quais são as principais funções do RH?

RH é a sigla que abrevia a palavra "Recursos Humanos", isto é o conjunto de colaboradores de uma organização. Dessa forma, a base do setor responsável são as funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores.