O que são frentes frias qual é a origem dela

O que são frentes frias qual é a origem dela

O que são frentes frias como elas podem modificar o tempo de uma região?

Frente fria é o quando o uma massa de ar frio vai ao encontro de uma massa de ar quente, mudando as condições do tempo de uma determinada região, ocasionando queda da temperatura e chuvas.

Qual a diferença entre frentes frias e frentes quentes?

  • O ar mais quente interage com a massa de ar mais frio ao longo da fronteira e geralmente produz precipitação. As frentes frias geralmente seguem uma frente quente ou uma linha de rajada. Muito comumente, as frentes frias têm uma frente quente à frente, mas com uma orientação perpendicular.

Quando se formam as frentes frias?

  • As frentes frias se formam quando uma massa de ar mais frio se move para uma área de ar mais quente no rastro de um ciclone extratropical em desenvolvimento. O ar mais quente interage com a massa de ar mais frio ao longo da fronteira e geralmente produz precipitação.

Qual a diferença entre a temperatura de uma frente fria e outra?

  • Normalmente, há uma mudança de temperatura óbvia de um lado de uma frente fria para a outra. Sabe-se que as temperaturas a leste de uma frente fria podem ser de aproximadamente 55 graus Fahrenheit, enquanto uma pequena distância atrás da frente fria, a temperatura pode diminuir para 38 graus.

Como se formam as frentes quentes?

  • As frentes quentes geralmente se formam no lado leste de um centro de baixa pressão, onde ventos provenientes do sul empurram o ar para o norte. No hemisfério norte, frentes quentes geralmente viajam de sudoeste para nordeste. Porque o ar quente é geralmente dos trópicos, ele também carrega mais vapor de água.

O que são frentes frias qual é a origem dela
Sistema de tempestades avançando devido uma frente fria

Durante as previsões meteorológicas informadas na TV, rádio e jornais, provavelmente você já deve ter se deparado com esta frase “ Uma frente fria ingressa durante o final de semana sobre o estado de Santa Catarina e traz chuva acompanhada de queda acentuada na temperatura”. Em qualquer estação do ano as frentes frias sempre aparecem mudando as condições do tempo em uma determinada região tendo uma frequência mais representativa nos meses de inverno.

Estes sistemas meteorológicos são de extrema importância para o ciclo das chuvas, com destaque para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde atuam com maior frequência e possuem uma duração média em um determinado local próximo de 3 dias, ocasionando chuva com trovoadas e ligeira queda da temperatura a medida que o ar frio na retaguarda da frente fria avança. Dependendo da situação as frentes trazem grandes benefícios a agricultura ou podem estragar o seu final de semana.

Como se formam as frentes frias?

Um sistema como a frente fria ocorre em regiões de grande contraste térmico, quando uma massa de ar frio avança em direção a uma massa de ar quente, deslocando-se dos pólos em direção ao equador, para o Hemisfério Sul. As frentes frias estão associadas ao aumento de nebulosidade, chuvas, que podem vir na forma de temporais (chuva forte, raios, granizo e ventania), mudanças na direção do vento e queda acentuada da temperatura.

Após a sua passagem, geralmente se observa a entrada de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão atmosférica) o qual, dependendo de sua trajetória e intensidade, provoca quedas bruscas de temperatura e ocasionalmente formação de geada, principalmente nos meses de outono e inverno.

Esses sistemas avançam com uma velocidade média de 43 km/h e podem ser previstas pelos meteorologistas com até 15 dias de antecedência. A previsão do tempo, incluindo as frentes frias, é feita por meio de diagnósticos de imagens de satélite, cartas sinóticas, dados de estações meteorológicas e modelos numéricos atmosféricos.

O que são frentes frias qual é a origem dela
Imagens de satélite mostram a evolução de uma frente fria em 48h, nos dias de 16 e 18 de julho de 2017.

Na maioria das vezes as frentes frias movem-se mais rapidamente do que as frentes quentes, forçando o ar quente a subir, sendo que, quando uma frente fria passa, a temperatura pode baixar mais de 5°C só durante a primeira hora. Se o ar quente que sobe estiver úmido, condensa-se formando nuvens cumulus (Cu) e posteriormente nuvens cumulonimbus (Cb), que produzem uma linha de instabilidade pré-frontal com nuvens de tempestade.

Depois da passagem deste sistema, o céu fica mais claro, aparecendo alguns cumulus de bom tempo (cumulus humilis), ocorrendo também, uma considerável queda na temperatura do ar, uma vez que, a massa de ar frio passa a predominar na região.

Caso o ar elevado for quente e estável, há predomínio de nuvens stratus (St) e nimbostratus (Ns), podendo formar nevoeiro na área com chuva. Porém, se o ar for seco e estável, o teor de umidade no ar aumentará e aparecerão somente nuvens esparsas, sem precipitação.

O que são frentes frias e qual a origem delas?

As frentes frias se formam quando uma massa de ar mais frio se move para uma área de ar mais quente no rastro de um ciclone extratropical em desenvolvimento. O ar mais quente interage com a massa de ar mais frio ao longo da fronteira e geralmente produz precipitação.

O que são frentes qual é a origem delas?

As frentes de ar são as zonas de contato entre duas diferentes massas de ar. Portanto, quando uma massa de ar quente e uma massa de ar fria encontram-se, forma-se, entre elas, uma frente, que adquirirá as características daquela massa que estiver preponderante em termos de comportamento climático.

O que significa uma frente fria?

"Frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico", esclarece Amanda Sabatini Dufek, professora de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

O que são frentes frias e frentes quentes?

A frente quente forma-se quando o ar quente avança sobre a região que era ocupada pelo ar frio, formando áreas que são posteriormente aquecidas. Quando uma frente fria se aproxima, esta empurra o ar quente para a frente e para cima, formando nuvens densas que originam chuvas e temporariamente trovoadas.