Qual o nome do pintor impressionista?

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor franc�s considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista. O termo impressionista surgiu durante uma exposi��o realizada em 1874, quando o quadro de Monet, "Impress�o,�Nascer do Sol", foi criticado por retratar a �impress�o� de uma cena e n�o a realidade. �

O termo que fora usado pejorativamente se tornou corrente e Monet passou a ser considerado o chefe da Escola Impressionista, uma das mais importantes da hist�ria da pintura. Seu quadro encontra-se hoje no Museu Marmottan Monet, em Paris.

Inf�ncia e Juventude

Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, Fran�a, no dia 14 de novembro de 1840. Filho de um modesto comerciante, quando tinha�cinco anos mudou-se com a fam�lia para Saint-Adresse, pr�ximo ao porto de Le Havre, na Normandia. Monet desejava ser pintor e recebeu o incentivo da tia Marie-Jeanne Lacadre, uma amante da pintura.

Com 15 anos de idade era�conhecido em sua cidade por fazer e vender caricaturas. O interesse de Monet pela luz e pela cor ele descobriu�nas gravuras japonesas de Hokusai e�na pintura de Eug�ne Boudin, que o incentivou a praticar a pintura ao ar livre e se tornar um pintor paisagista, pouco comum na �poca.

Mudan�a para Paris

Entre 1859 e 1860, Monet�esteve�em Paris, onde se entusiasmou com as pinturas de Charles Daubigny�e Constant�Troyon da Escola�de Barbizon. Apesar da insist�ncia da fam�lia, recusou-se a ingressar na Escola de Belas Artes e preferiu visitar os locais frequentados pelos inovadores da �poca. Passou a trabalhar na Academia Su��a, onde se tornou amigo do ainda estudante, Camille Pissarro. Em 1861, o servi�o militar na Arg�lia interrompeu a experi�ncia.

Em 1862, depois do servi�o militar, Monet voltou a Paris para estudar no ateli� de Charles Gleyre, onde conheceu Renoir, Fr�deric Bazille e Alfred Sisley. Levava uma vida n�made e de frequentes dificuldades, apesar do sucesso do retrato de sua amante Camille Doncieux�e�do quadro �A Varanda � Beira Mar Perto do Havre�, de 1866.

Impressionismo

No ver�o de 1869, Claude Monet e Auguste Renoir se instalaram no balne�rio de Bougival, uma pequena comunidade localizada na margem esquerda do rio Sena, onde produziram uma s�rie de telas consideradas como os primeiros exemplos do estilo que posteriormente seria denominado de �Impressionista�.

Os quadros produzidos ao ar livre retratavam a natureza, a luz do Sol na �gua, as mudan�as de luz, tudo com pinceladas largas que iam de encontro � tradi��o acad�mica da �poca. � dessa per�odo�a tela "Banhistas de Grenouilli�re".

Qual o nome do pintor impressionista?
Banhistas de Grenouilli�re�(1869)

Em 1870, Claude Monet casou-se com Camille Doncieux, m�e de seu filho Jean, nascido em 1867. Para fugir da guerra franco-prussiana, como a maioria dos artistas, a fam�lia refugiou-se em Londres, onde junto com Pissarro conheceu o marchand Paul Durand-Ruel, mais tarde seu agente.

Em 1872, Monet retornou�para a�Fran�a e instalou-se em Argenteuil, um pequeno povoado no sub�rbio de Paris, cercado de campos, nas margens do Sena, onde as belas paisagens lhe serviram de inspira��o para numerosas obras, entre elas, "Regata em Argenteuil".

Qual o nome do pintor impressionista?
Regata de Argenteuil�(1872)

Ainda em 1872, Monet esteve em Le Havre, onde a luz do amanhecer e seus reflexos sobre a �gua o inspiraram para a elabora��o da tela �Impress�o, Nascer do Sol�, onde usou a t�pica "pincelada interrompida�.

Em 1874, rejeitados pelo Sal�o Oficial, o grupo de pintores que partilhava algumas t�cnicas e certos temas, organizou sua primeira exposi��o no est�dio parisiense do fot�grafo F�lix Nadar. O�nome da tela "Impress�o, Nascer do Sol"�foi criado pelo�pintor e escritor Louis Leroy, por retratar �impress�es� de uma cena e n�o a realidade. O t�tulo da obra deu origem � Escola Impressionista.

Qual o nome do pintor impressionista?
Impress�o,�Nascer do Sol (1872)

Apesar do sucesso de algumas obras, Monet vivia em dificuldade financeira. Entre 1874 voltou para Argenteuil quando recebeu ajuda de Pissarro. Em uma�casa alugada, ele pintou�flores plantadas por ele, retratos de Camille e dos amigos. Recebia visita de v�rios pintores e essa �poca foi o per�odo mais f�rtil do Impressionismo. S�o dessa �poca:

Qual o nome do pintor impressionista?
Mulher com Sombrinha (1875)
Qual o nome do pintor impressionista?
Esta��o de Saint-Lazare (1877)

Em agosto de 1878 o artista mudou-se para V�theuil onde pintou�aproximadamente 150 obras. Nesse mesmo ano nasceu seu filho Michel. Em 1879, com a morte de Camille, Monet e seus filhos se mudam para a casa de Alice Hosched�, esposa de um de seus patrocinadores, em Poissy.

Em 1883, Monet mudou-se para Giverny�a noroeste de Paris�pr�ximo ao rio Sena, onde construiu um magn�fico jardim com lagos e plantas aqu�ticas,�local que serviu de inspira��o para belas pinturas, entre elas �O Jardim de Giverny�:

Qual o nome do pintor impressionista?

Em 1892 casou-se com a vi�va Alice Hosched�, com quem viveu at� seus �ltimos dias. Em 1918, no �ltimo ano da I Guerra, Monet estava ficando cego e desabafou: �Sinto que tudo est� desmoronando, a minha vista e tudo o mais, e j� n�o sou capaz de fazer nada que valha a pena�.

Claude Monet faleceu em Giverny, Fran�a, no dia�5 de dezembro de 1926.

Achamos que tamb�m se interessar� pelo artigo�18 pinturas famosas de grandes artistas.

Quem são os pintores impressionistas?

Os impressionistas famosos.
Quais são as características do movimento impressionista? ... .
Claude Monet, o talentoso precursor. ... .
Pierre-Auguste Renoir, pintor de uma vida feliz. ... .
Gustave Caillebotte: um pintor e um mecenas. ... .
Camille Pissaro, o decano e o iniciador. ... .
Paul Cézanne, o autodidata. ... .
Diversos pintores impressionistas famosos..

Qual foi o principal artista da pintura impressionista?

Os artistas impressionistas mais conhecidos são os franceses Monet, Degas, Manet e Renoir. Impressão, nascer do sol, de 1872, foi a tela de Claude Monet que deu nome ao movimento.

Qual é o nome do primeiro pintor impressionista brasileiro?

Resumo. É necessário discutir a classificação de Eliseu Visconti como o primeiro pintor impressionista brasileiro.

Quais foram os principais artistas impressionistas no Brasil?

O artista plástico Washington Maguetas e o pintor Eliseo Visconti são considerados os principais representantes do Impressionismo no Brasil, mas também é possível identificar características impressionistas nas obras de Almeida Junior (1850-1899), Anita Malfatti (1889-1964), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e João ...