Qual o objetivo dos materiais não estruturados na educação infantil?

Quando brinca, a criança tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro e introduzir-se no mundo imaginário.

Os materiais não estruturados (cones, carretéis, madeiras, caixas, conduites, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, entre outros), são inseridos na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.

Durante as brincadeiras ao se depararem com esse tipo de material, as crianças necessitam de encorajamento e tempo para pensar, explorar, criar e desenvolver habilidades que darão sentido à brincadeira. A interação com os materiais por várias vezes seguidas faz com que elas se apropriem dos mesmos e torne o aprendizado marcante.

Enquanto as crianças estão engajadas na exploração dos materiais, o educador tem o papel de realizar intervenções que instigue o pensamento infantil e favoreça a ampliação de possibilidades. Dessa forma, as crianças criam novas habilidades e as usam em suas criações e também na interação com outros amigos, ajudando-os na solução de problemas enquanto manipulam os materiais.

Em suas brincadeiras, as crianças na maioria das vezes não fazem representações idênticas as reais, porém o trabalho é valorizado, levando em consideração que cada um tem um ponto de vista e estilo próprio, que nos ajuda a enxergar o mundo de forma diferente.

Publicado por Alini Revoltini

Autores

  • Andrea de Oliveira Andrade Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias
  • Joelma Auxiliadora Soares do Prado Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Katiúscia Cristina Costa Marques Atendimento Educacional Especializado – AEE
  • Maria Mazarelo do Nascimento Faculdade do Vale Elvira Dayrell
  • Rosângela Maria da Silva Faculdade Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Rosinete Rodrigues da Rosa Silva Faculdade Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6743

Palavras-chave:

Espaços. Educação Infantil. Brincar. Aprendizagem.

Resumo

Os materiais não estruturais são objetos simples encontrados na natureza, na aprendizagem infantil que são extremamente importantes para o desenvolvimento intelectual, criando oportunidades para que as crianças explorem a criatividade, ajudando a gostar da função cognitiva. Como adaptar os espaços escolares para estimular a criatividade, a produção e a motivação das crianças por meio do brincar, utilizando materiais não estruturados? Por meio do artigo produzido, percebemos que o espaço na educação infantil também se torna  educador, pois auxilia no desenvolvimento das crianças. No entanto, isso deve ser porque o professor quer deixar a experiência de aprendizagem acontecer.

Biografia do Autor

Andrea de Oliveira Andrade, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras  - UNAR, Especialista em Educação Infantil e Séies Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias.

Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC.

Katiúscia Cristina Costa Marques, Atendimento Educacional Especializado – AEE

Graduada em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Especial – AEE.

Maria Mazarelo do Nascimento, Faculdade do Vale Elvira Dayrell

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Educação Infantil – Anos Iniciais e Psicopedagogia pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell.

Rosângela Maria da Silva, Faculdade Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação INFANTIL E Alfabetização pela Faculdade Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Rosinete Rodrigues da Rosa Silva, Faculdade Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Qual o objetivo dos materiais não estruturados na educação infantil?

Como Citar

Andrade, A. de O. ., Prado, J. A. S. do ., Marques, K. C. C. ., Nascimento, M. M. do ., Silva, R. M. da ., & Silva, R. R. da R. . (2022). MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1316–1321. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6743

Edição

Seção

Artigos

Categorias

  • Artigos

Licença

Atribuição CC BY

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Ardélia Silva Pedraça, Beatriz do Espírito Santo, Bernadete do Espírito Santo, Carla Auxiliadora Barreto Romão, Daiani Vieira dos Santos, Débora Boaventura de Oliveira, Eliane Maria de Lima Paixão, Enedina Rodrigues de Jesus Pereira, Gonçalina Maria de Jesus Santos, Joilce Marinho Pereira, Lucimar Dias de Oliveira Gomes, Mayara Almeida Gomes, Meire Lucia da Silva Souza, Raquel de Almeida Santos, Rosana do Carmo Araújo Lobo, Rosinete Rodrigues da Rosa Silva, Sônia Almeida Santos Gomes, Wanessa Virginio da Silva, A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: E-Books
  • Elizangela Leite da Silva Macedo, Daniele Ferreira de Campos Moraes, Débora Cenira da Silva, Lindinalva de Oliveira Rodrigues, Maria Mazarelo do Nascimento, Soraya Boazegevski, Tauane de Carvalho Monteiro Evaristo, Andreia Aparecida de Sales Basílio, Benedita Paulina da Silva, Josedelma Martins Pinheiro da Silva Costa, Lucilene Regina dos Santos, Marcia Regina de Almeida, Rejane Aparecida Prado Jesus Lima, Roseli da Silva Machado, Cibele Ferreira Mendes dos Santos, Cristiane Regine Rodrigues dos Santos, Graciane Aniceto da Silva Fonseca, Jaqueline Lopes dos Reis, Katiúscia Cristina Costa Marques, Silmara Francisca Gondim, Onilce Epifânia da Silva, Apontamentos sobre educação e ludicidade , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: E-Books
  • Dasny Pestana de Pinto, Rosana do Carmo Araújo Lobo, Rosângela Silva Santos, Rosinete Rodrigues da Rosa Silva, Vanildes Célia de Paula, A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 7 n. 7 (2021): Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação
  • Jociane Modesto de Azevedo, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Josianny Aparecida da Costa Moraes, Laura Yule de Alencar Alcântara, Meire Lucia da Silva Souza, Rosângela Maria Ferreira de Sousa, OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 8 n. 7 (2022): Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação.
  • Andréa Vicunã Ferreira da Silva Mesquita, Angélica de Souza Pereira, Elaine Aparecida Bernardo, Elizângela Leite da Silva Macedo, Rosiane Cristina de França   Azevedo , Rosinete Rodrigues da Rosa Silva, A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 7 n. 10 (2021): Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação.
  • Jociane Modesto de Azevedo, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Jocinira Souza Silva, Josianny Aparecida da Costa Moraes, Laura Yule de Alencar Alcântara, Meire Lucia da Silva Souza, EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 8 n. 7 (2022): Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação.
  • Joanilde da Silva, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Katiúscia Cristina Costa Marques, Laura Yule de Alencar Alcântara, Silmara Francisca Gondim, Vanessa de Fátima Sobral da Conceição, A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 8 n. 8 (2022): Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
  • Joanilde da Silva, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Katiúscia Cristina Costa Marques, Laura Yule de Alencar Alcântara, Marilene Maria Schnorr, Silmara Francisca Gondim, AS BRINCADEIRAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 8 n. 8 (2022): Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
  • Ione Conceição Soares, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Jozielle Alves de Paula, Luciene Gercy Rodrigues Sousa, Maria Alice Alves de Aquino, Soraid Souza Mendes, HORA DO CONTO , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: E-Books
  • Adriana Fátima Arruda da Costa, Dailze Luzia da Cruz, Joanilde da Silva, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Raquel de Almeida Santos Oliveira, Viviane Ramos Mota, OS JOGOS DE REGRAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL , Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação: v. 8 n. 7 (2022): Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação.

Qual o objetivo dos brinquedos não estruturados?

Brinquedos não estruturados estimulam a inteligência das crianças e são importantíssimos para o desenvolvimento. Sejam eles potes, tampas, retalhos, caixas, latas, cones, canudos, folhas, entre outros. Estes objetos proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para criança.

Quais são os benefícios dos materiais não estruturados Cite três motivos para utilizarmos os brinquedos não estruturados *?

Agora que você já sabe o que são brinquedos não estruturados confira 4 motivos para apostar neles!.
1 – Estimulam a criatividade e imaginação. ... .
2 – Proporcionam aprendizagem. ... .
3 – Preservam o meio ambiente. ... .
4 – Não representam um apelo consumista..

Como trabalhar com materiais não estruturados na educação infantil?

Para que as crianças possam interagir com os materiais não estruturados, é preciso dar tempo e frequência. Tempo para experimentar suas possibilidades, que por vezes surge de observar como outras crianças interagem com eles, e para criar familiaridade com os objetos.

Qual a importância dos materiais na educação infantil?

Bebês e crianças brincam com qualquer objeto, portanto o material é um brinquedo. Por esses materiais podemos conhecer um pouco do pensamento infantil durante o brincar: como constroem conhecimento, imaginam, se expressam, se comunicam e sentem. As crianças atribuem significado, produzem cultura e modos de ver o mundo.