Qual e o gameta masculino das gimnospermas?

O grão de pólen é uma importante estrutura vegetal que atua garantindo a reprodução sexuada de plantas gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura lembra um pó e é produzida nas flores de angiospermas, mais precisamente na porção conhecida como antera, e nas estruturas reprodutivas das gimnospermas, conhecidas como pinha.

→ Como podemos definir o grão de pólen?

Podemos definir o grão de pólen como um micrósporo que contém um gametófito masculino. Apesar dessas denominações complicadas, o conceito é bem simples. Isso significa que o pólen é um esporo capaz de germinar e produzir um gameta masculino, ou seja, é capaz de produzir a célula reprodutiva masculina. O pólen, portanto, não é a célula reprodutiva masculina e, sim, a estrutura que contém a geração da planta capaz de produzir tais células.

→ Como é um grão de pólen?

Como foi dito anteriormente, o grão de pólen lembra um pó, entretanto, ao analisá-lo de forma mais detalhada, é possível observar uma estrutura magnífica. Nele, há a presença de duas paredes, uma externa e uma mais interna. A mais externa é chamada de exina, e a mais interna é a intina. A exina pode apresentar-se de forma lisa ou possuir ornamentações (estruturas que parecem “enfeitar” o grão de pólen), e é possível encontrar também poros e outras aberturas. Essa camada externa é composta por uma substância bastante resistente, conhecida como esporopolenina, que garante a proteção contra radiação, desidratação e organismos que podem causar danos ao pólen.

Qual e o gameta masculino das gimnospermas?

Observe que a camada externa do pólen acima apresenta ornamentações

O aspecto de um grão de pólen varia muito de uma espécie para outra. Por causa desse fato, essas estruturas são frequentemente utilizadas na identificação das espécies. Elas podem ser usadas, inclusive, para identificar espécies que não mais existem no planeta, uma vez que, em razão de sua resistência, podem ser encontradas facilmente em registro fóssil.

→ Qual o papel do grão de pólen para uma planta?

O grão de pólen é liberado pela planta no meio ambiente para que encontre o gameta feminino dessa espécie e, assim, garanta a fecundação. Para que isso ocorra, alguns agentes podem estar envolvidos, como o vento, a água e mesmo alguns animais, como é o caso das abelhas. Esses agentes que transportam o pólen são chamados de polinizadores.

Ao chegar na estrutura onde são produzidos os gametas femininos, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico, que geralmente sai pelos poros e aberturas da exina. Esse tubo cresce em direção ao gameta feminino, transportando o verdadeiro gameta masculino (o núcleo espermático) em direção à oosfera (gameta feminino).


Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual e o gameta masculino das gimnospermas?

Como é chamado o gameta masculino das gimnospermas e angiospermas?

O grão de pólen, estrutura surgida nas gimnospermas, está presente nesse grupo e nas angiospermas. Ela não é o gameta masculino, e sua denominação correta é micrósporo, um elemento que contém o gametófito masculino, ou seja, a estrutura capaz de produzir gametas.

Como são chamados os gametas masculinos e femininos das angiospermas?

As angiospermas produzem gametas: os gametas masculinos são chamados núcleos espermáticos; os gametas femininos são as oosferas. As células reprodutoras masculinas e femininas encontram-se, respectivamente, no tubo polínico e no óvulo.

Como são chamadas as estruturas reprodutivas das gimnospermas?

As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios.

Qual é o nome da gameta feminino?

Nos seres humanos, os gametas femininos são os óvulos e os masculinos, os espermatozoides. É a partir da união deles que se forma o ovo ou zigoto, primeira célula, que começará a se dividir, dando origem a um embrião. Entenda abaixo um pouco mais sobre os gametas femininos e masculinos.

Qual é o gameta masculino das gimnospermas?

Estruturas reprodutivas das gimnospermas Os estróbilos masculinos são chamados de microstróbilos e, no seu interior, estão os microsporângios, estruturas responsáveis pela produção de esporos, chamados de micrósporos.

Qual é o gametófito das gimnospermas?

Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.

Qual é o nome do gameta feminino das gimnospermas?

Os gametas femininos das gimnospermas são chamados de oosferas. As flores femininas desse tipo de planta possuem escamas, onde é possível encontrar o esporângio, isto é, o óvulo. A célula-mãe sofre meiose, originando quatro células, sendo que apenas uma forma o esporo (megásporo).

Qual o gameta masculino e feminino das plantas angiospermas?

O gametófito feminino maduro de uma angiosperma é chamado saco embrionário. Nele, são encontradas geralmente sete células, as quais possuem oito núcleos. Essas sete células são a oosfera (gameta feminino), duas sinérgides, três antípodas e uma célula central com dois núcleos.