Qual era a hipótese mais aceita sobre a ocupação do continente americano até pouco tempo atrás?

(ENEM 2006) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade.

Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí:

a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.

b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.

c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.

d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos.

e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.

(Fuvest -SP) Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e inícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:

a) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.

b) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil a 40 mil anos.

c) os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.

d) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.

e) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.

Sobre o fóssil denominado Luzia, encontrado em Lagoa Santa, no Brasil, é possível afirmar que:

a) Foi datado com aproximadamente 50 mil anos, tendo recebido esse nome como uma homenagem à pesquisadora homônima que liderou a expedição em Lagoa Santa.

b) Foi comprovado como uma farsa elaborada pelo naturalista Peter Lund.

c) Foi datado com aproximadamente 12.000 anos e recebeu tal nome como uma homenagem ao fóssil Lucy, considerado o fóssil de hominídio mais antigo do mundo, encontrado na Tanzânia.

d) Não tem importância nenhuma para o estudo da ocupação humana do continente americano.

e) Tem importância apenas para quem se dedica ao estudo de arqueologia.

As discussões sobre o povoamento do continente americano estão relacionadas também com questões políticas. Um dos problemas de ordem política e cultural que estariam relacionados com essas discussões é:

a) a tese da superioridade do homem tropical, que se contrapõe à superioridade do homem africano.

b) a tese da impossibilidade da travessia do Estreito de Bering.

c) a tese da falsidade das pinturas arqueológicas da Serra da Capivara, no Piauí.

d) a tese do eurocentrismo, que, entre outras coisas, advoga a expansão da humanidade pelo mundo a partir do continente europeu.

e) a tese do povoamento reverso, que defende que o mundo todo foi povoado a partir dos povos americanos.

Letra E

Durante muito tempo prevaleceu, sem contestação, a teoria de que o continente americano havia sido ocupado por homens que migraram da Europa há 18 mil anos via Estreito de Bering (situado entre o Alasca e a Rússia). A semelhança de traços fisionômicos entre povos asiáticos e povos indígenas constituía um dos argumentos. Entretanto, com o avanço dos estudos arqueológicos em solo americano, sobretudo os que são levados a cabo no Parque Nacional Serra da Capivara, no sul do Piauí, foram descobertos vestígios de artefatos, como cerâmica, e pinturas rupestres que podem ultrapassar a marca dos 18 mil anos. Isso provocou um debate mundial sobre o povoamento da América que até hoje reverbera entre especialistas do mundo todo.

Letra B

Os estudos capitaneados por pesquisadores como Niéde Guidón, que chefiou as expedições arqueológicas na Serra da Capivara, Piauí, colocaram em suspeita as teses clássicas sobre o povoamento da América. Muitas das discussões teóricas sobre esse tema advêm não necessariamente do âmbito científico, mas sim do âmbito político e ideológico.

Letra C

O Esqueleto de Luzia foi encontrado na década de 1970, na região de Lagoa Santa, que já havia sido explorada pelo naturalista Peter Lund no século XIX. Os arqueólogos do século XX, dotados de técnicas sofisticadas de datação, conseguiram estipular uma idade de quase 12.000 anos para Luzia, que recebeu esse nome em homenagem a Lucy, que é considerada o mais antigo fóssil de hominídio já descoberto.

Letra D

Em várias teorias científicas há a interferência de teses ideológicas e políticas, que atrapalham a busca isenta do conhecimento. No âmbito da arqueologia, há uma série de teses que se torna um empecilho para o esclarecimento dos fatos. O eurocentrismo, isto é, a crença de que os valores e as conquistas do continente europeu são maiores e melhores do que os de outros povos, é uma dessas teses, haja vista que institui uma perspectiva de que as várias regiões do mundo só poderiam ser ocupadas a partir da matriz europeia.

Qual a teoria mais aceita sobre o povoamento do continente americano?

Segundo a teoria de Bering, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos.

Quais são as principais hipóteses sobre a ocupação do continente americano?

Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos.

Como foi a ocupação da América?

Para Neves, a ocupação do continente teria ocorrido, inicialmente, no final do Pleistoceno, de povos que saíram da África, passaram pela Ásia (onde parte dessa população ficou), passaram pelo estreito de Bering e chegaram na América do Norte e consecutivamente foram descendo o continente.

Que fatores explicam a ocupação irregular do continente americano?

Essa distribuição irregular é explicada por fatores históricos, econômicos e naturais – entre os quais estão as tendências de concentração urbana nas zonas litorâneas , o padrão de povoamento estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação de altas montanhas.