Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?

Recursos do assunto

O sistema reprodutor masculino inclui o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, a próstata e as vesículas seminais.

  • O escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, as vesículas seminais e a próstata completam o sistema reprodutor.

O pênis consiste na raiz (que está ligada à estrutura abdominal inferior e aos ossos pélvicos), a parte visível da haste e a glande peniana (a extremidade em forma de cone). O orifício da uretra (o canal que transporta o sêmen e a urina) localiza-se na extremidade da glande peniana. A base da glande peniana é denominada corona. Nos homens não circuncidados, o prepúcio estende-se desde a corona e cobre a glande peniana.

O pênis é composto por três espaços cilíndricos (seios preenchidos por sangue) de tecido erétil. Os dois maiores, os corpos cavernosos, estão situados lado a lado. O terceiro seio, o corpo esponjoso, envolve a maior parte da uretra. Quando esses espaços se enchem de sangue, o pênis aumenta de tamanho e fica rígido (ereto).

O escroto é o saco de pele grossa que cerca e protege os testículos. O escroto também atua como um sistema de controle da temperatura dos testículos, porque estes necessitam de uma temperatura levemente inferior à do corpo para favorecer o desenvolvimento normal dos espermatozoides. O músculo cremaster da parede do escroto relaxa de forma a permitir que os testículos se afastem do corpo para se resfriar ou, então, contrai para que se aproximem mais do corpo para obter mais calor ou proteção.

Os testículos são corpos ovais que têm em média 4 a 7 cm de comprimento e 2 a 3 colheres de chá (20 a 25 ml) de volume. Geralmente, o testículo esquerdo é mais caído que o direito. Os testículos têm duas funções primárias:

  • Produção de esperma (que carrega os genes masculinos)

  • Produção de testosterona (o principal hormônio sexual masculino)

O epidídimo é formado por um único tubo microscópico enrolado que mede quase seis metros de comprimento. O epidídimo recolhe o esperma dos testículos, proporcionando-lhe o meio para que amadureça e adquira a capacidade de mover-se através do sistema reprodutor feminino e fertilize um óvulo. Um epidídimo encontra-se sobre cada testículo.

Órgãos reprodutores masculinos

O canal deferente é formado por um tubo firme (do tamanho de um fio de espaguete) que transporta o esperma a partir do epidídimo. Esse canal estende-se a partir de cada epidídimo até a parte posterior da próstata e junta-se com uma das duas vesículas seminais. No escroto, outras estruturas, como as fibras musculares, os vasos sanguíneos e os nervos, acompanham os canais deferentes no seu percurso e, juntos, formam uma estrutura entrelaçada, o cordão espermático.

A uretra tem uma função dupla nos homens. Este canal constitui a parte das vias urinárias que transporta a urina desde a bexiga e é a parte do sistema reprodutor através da qual o sêmen é ejaculado.

As vesículas seminais, localizadas acima da próstata, ligam-se ao canal deferente formando os dutos ejaculatórios, que se estendem ao longo da próstata. A próstata e as vesículas seminais produzem um líquido que nutre o esperma. Esse líquido fornece a maior parte do volume de sêmen, o líquido em que o esperma é expelido durante a ejaculação. Outro líquido que compõe uma pequena quantidade do sêmen é proveniente do canal deferente e das glândulas bulbouretrais na uretra.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?

Índice

  • 1 Definição
  • 2 Anatomia do aparelho reprodutor masculino
    • 2.1 Testículos
    • 2.2 Epidídimo
    • 2.3 Ducto deferente
    • 2.4 Glândulas seminais
    • 2.5 Ductos ejaculatórios
    • 2.6 Próstata
    • 2.7 Glândulas bulbouretrais
    • 2.8 Uretra
    • 2.9 Pênis
    • 2.10 Escroto
    • 2.11 Posts relacionados:
    • 2.12 Referências:

Definição

O aparelho reprodutor masculino, como o próprio nome deixa implícito, é formado por uma série de órgãos e estruturas cuja principal função é fornecer meios para a fecundação.

Trata-se de um sistema organizado, que atua sob a coordenação sincrônica de diferentes estruturas (sejam elas internas ou externas) que juntas estão envolvidas na gametogênese e no comportamento sexual, essenciais para a reprodução humana.

De acordo com a localização anatômica, tais estruturas podem se dividir em: 

  • órgãos sexuais internos: incluem os testículos, epidídimos, ductos deferentes, glândulas seminais, ductos ejaculatórios (incluindo a uretra), próstata e glândulas bulbouretrais.
  • órgãos sexuais externos: incluem o pênis, a porção distal da uretra e o escroto.

E de acordo com a função desempenhada, organizam-se em: 

  • órgão associado a gametogênese: testículos
  • vias condutoras: epidídimos, ductos deferentes e uretra
  • glândulas anexas: incluem as vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais
  • órgãos de suporte: escroto 
  • órgão copulador: pênis

Representação esquemática em hemissecção da pelve e do períneo:

Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?
FONTE: Moore – Anatomia Orientada para a Clínica – 2018

Anatomia do aparelho reprodutor masculino

Testículos

Os testículos são conhecidos como as gônadas sexuais masculinas. Consiste em um par de glândulas reprodutivas, de formato ovoide, responsável por produzir os espermatozóides e hormônios masculinos, como a testosterona.

São glândulas que ficam suspensas no escroto, seguras pelos funículos espermáticos. Geralmente o testículo esquerdo encontra-se em posição mais baixa do que o direito.

Cada testículo é circundado parcialmente pela túnica vaginal, que consiste em um saco peritoneal fechado, remanescente da parte distal cega do processo vaginal embrionário.

Além disso, eles possuem uma face externa fibrosa e resistente, chamada de túnica albugínea, que se espessa em uma crista sobre a face interna posterior do testículo como o mediastino testicular, como visto abaixo:

Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?
FONTE: Moore – Anatomia Orientada para a Clínica – 2018

Epidídimo

O epidídimo consiste em uma estrutura alongada localizada na face posterior do testículo. é formado por minúsculas alças (ou ductos) extremamente compactados.

Os espermatozoides recentes sintetizados pelo testículo chegam ao epidídimo através dos ductos eferentes e desaguam na cabeça do epidídimo, de onde seguem curso lento e progressivo ductal em direção ao corpo e por fim a cauda. 

Nesse trajeto, os espermatozoides são armazenados e amadurecem, até serem expelidos da cauda do epidídimo para o ducto deferente. 

Ducto deferente

O ducto deferente é a continuação do ducto do epidídimo, a porção final por onde são liberados os espermatozoides maduros que estavam armazenados.

O ducto deferente tem paredes musculares relativamente espessas e um lúmen muito pequeno, o que confere a ele firmeza semelhante à de um cordão. 

Ascende posteriormente ao testículo e medialmente ao epidídimo, sendo o principal componente do funículo espermático (junto com vasos e nervos). Penetra a parede abdominal anterior através do canal inguinal e cruza sobre os vasos ilíacos externos, ao adentrar a pelve.

Em seu trajeto, segue ao longo da parede lateral da pelve, onde se situa externamente ao peritônio parietal e termina dilatando-se na ampola do ducto deferente, antes de se unir ao ducto da glândula seminal para formar o ducto ejaculatório.

Glândulas seminais

O ser humano possui um par de glândulas seminais. São estruturas alongadas (tem cerca de 5 cm de comprimento, algumas vezes bem mais curta) situada entre o fundo da bexiga e o reto. Encontram-se em posição oblíqua superiormente à próstata e não armazenam espermatozoides. 

São responsáveis por secretar um líquido alcalino espesso com frutose (futura fonte de energia para os espermatozoides) e um agente coagulante que se mistura aos espermatozoides no seu trajeto para os ductos ejaculatórios e a uretra. 

Seu ducto une-se ao ducto deferente para formar o ducto ejaculatório.

Ductos ejaculatórios

Ducto curto (aproximadamente 2,5cm), de paredes delgadas que se origina no colo da bexiga e atravessa a parte posterior da próstata. Embora atravessem a porção glandular da próstata, seguem sem contato com a secreção produzida nesta glândula, mantendo o líquido seminal inalterado em todo percurso até seu término, na porção prostática da uretra. 

Próstata

A próstata tem aproximadamente 3 cm de comprimento e é a maior glândula acessória do sistema genital masculino. Apresenta consistência firme, do tamanho de uma noz e circunda a parte prostática da uretra. 

Sua porção glandular representa cerca de dois terços do órgão, sendo o outro terço de característica fibromuscular. É firmemente revestida por uma cápsula fibrosa, densa e neurovascular, que incorpora os plexos prostáticos de veias e nervos. Tudo isso é circundado pela fáscia visceral da pelve, que forma uma bainha prostática fibrosa.

A próstata divide-se em lobos direito e esquerdo, separados anteriormente pelo istmo e posteriormente por um sulco longitudinal central e pouco profundo. Além disso, possui cerca de 30 ductos que se abrem nos seios prostáticos, na parte prostática da uretra. 

O líquido prostático é fino e leitoso, representa aproximadamente 20% do volume do sêmen (uma mistura de secreções produzidas pelos testículos, glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais que constitui o veículo no qual os espermatozoides são transportados)  e participa intrinsecamente da ativação dos espermatozoides.

Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?
FONTE: Moore – Anatomia Orientada para a Clínica – 2018

Glândulas bulbouretrais

Também podem ser chamadas de glândulas de Cowper e tem o tamanho de uma ervilha cada. Ficam localizadas posterolateralmente à parte membranácea da uretra.

São glândulas exócrinas que liberam uma secreção mucosa na uretra, durante a excitação sexual como forma de limpar e lubrificar a uretra, por onde os espermatozoides passarão.

Uretra

A uretra masculina é um tubo muscular que mede 18 a 22cm e que conduz urina do óstio interno da uretra na bexiga urinária até o óstio externo da uretra, localizado na extremidade da glande do pênis em homens. Como mencionado, a uretra também é a via de saída do sêmen durante a ejaculação.

Para fins descritivos, a uretra é dividida em quatro partes:

  1. Intramural (0,5 a 1,5cm): localiza entre a camada muscular lisa da bexiga;
  2. Prostática (3 a 4cm): atravessa essa glândula e possui a crista uretral, via de saída do colículo seminal, através dos quais as secreções prostáticas juntam-se ao líquido seminal e aos espermatozoides. É o ponto anatômico onde o sistema urinário e sexual se interseccionam.
  3. Membranácea (1 a 1,5cm): porção estreita e menos distensível.
  4. Esponjosa (15 cm): porção mais longa, móvel e dilatada da uretra. Atravessa o corpo esponjoso do pênis e recebe conteúdo das glândulas bulbouretrais. Alarga-se na fossa navicular (localizada na glande do pênis)

Pênis

Consiste no órgão mascuilino responsável pela cópula. É atravessado pela uretra e fornece via de saída comum para a urina e para o sêmen. 

É formado por três corpos cilíndricos de tecido erétil: dois corpos cavernosos (dorsalmente) e um corpo esponjoso (ventralmente).

Saiba mais sobre a anatomia do pênis (intersecção com o resumo já produzido)

Qual o nome do aparelho reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?
FONTE: Moore – Anatomia Orientada para a Clínica – 2018

Escroto

Consiste em um saco fibromuscular, revestido por tecido cutâneo fino que reveste e protege os testículos e as estruturas a ele associadas. Localiza-se posteroinferiormente ao pênis e abaixo da sínfise púbica. 

Mantém uma rafe mediana que remonta a formação embrionária bilateral, sendo contínua com a rafe do pênis e a rafe do períneo.

Posts relacionados:

  • Resumo de anatomia do pênis
  • Sistema reprodutor feminino
  • Resumo de fecundação
  • Câncer de próstata
  • Escore de Gleason: avaliação do grau histológico do câncer de próstata

Referências:

  • Moore, Keith L. Anatomia orientada para a clínica / Keith L. Moore, Arthur F. Dalley, Anne M. R. Agur ; tradução Claudia Lúcia Caetano de Araújo. – 8. ed. – Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019. : il. Tradução de: Clinically oriented anatomy – ISBN 978-85-277-3459-2

Qual o nome do sistema reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides?

Testículo: O homem apresenta dois testículos, que são as gônadas masculinas, ou seja, o local onde os espermatozoides são formados. Essas células reprodutoras são produzidas, mais precisamente, em túbulos enrolados chamados de túbulos seminíferos.

Qual é o nome do aparelho reprodutor masculino?

Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

Em qual órgão os espermatozoides?

Nos testículos podemos encontrar milhares de tubos enovelados chamados de túbulos seminíferos, onde os espermatozoides são produzidos por meio da espermatogênese.

É função do aparelho reprodutor masculino apenas a produção de espermatozoides?

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, mais precisamente na região dos túbulos seminíferos. No sistema genital masculino não são produzidos apenas os espermatozoides. O hormônio testosterona, responsável pelos caracteres sexuais, também é ali sintetizado.