Qual antiinflamatório para fascite plantar

SAIBA QUAL OS PILARES DO TRATAMENTO PARA A FÁSCITE PLANTAR

A FASCITE PLANTAR TEM CURA?

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os 4 pilares do Tratamento da Fascite Plantar.

EM RESUMO:  A fascite plantar é uma inflamação que ocorre na fáscia que fica na planta do pé. Existem algumas estrategias de tratamentos, e nesse artigo falamos sobre os 4 pilares do tratamento conservador.

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é fascite plantar  e quais os 4 pilares do tratamento?
  • Alivio da dor causada pela fascite plantar
  • Exercícios
  • Medidas que ajudam a melhorar a fascite
  • Como a melhora na nutrição e perda de peso ajudam na fascite plantar

Qual antiinflamatório para fascite plantar

O que é fascite plantar  e quais os 4 pilares do tratamento?

A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, que é um tecido fibroso que fica na planta do pé. Assim, a fascia tem função de atuar como uma mola, auxiliando para você caminhar, saltar, pular, correr e outras ações. Por sua vez, o esporão do calcâneo é uma estrutura óssea que fica embaixo do osso calcâneo. Assim, o esporão é uma protuberância do osso que vai sendo formada.

Então, sabendo o que é cada um, o tratamento da fascite plantar consiste em 4 pilares, sendo eles:

  1. Alívio da dor
  2. Realizar exercícios especificos
  3. Medidas que ajudam a melhorar a fascite – inclui uso de órtesese calçados específicos
  4. Nutrição e a perda de peso

Dessa forma, o objetivo do tratamento é diminuir a dor, promover a cura, restaurar a aimplitude normal do movimneto e a flexibilidade do pé, sustentar os tecidos, corrigir quaisquer anormalidades biomecânicas e instituir métodos de treinamento corretos.

Alivio da dor causada pela fascite plantar

O primeiro pilar no tratamento da fascita plantar é a diminuição da dor. Isto pode ser feito com o uso de medicaementos, gelo e repouso.

No uso de medicamentos, temos os antiinflamatórios não esteroidais, como por exemplo o ibuprofeno ou naproxeno. Esses medicamentos reduzem a dor e a inflamação, porém antes de toma-lós lembre de que precisam ser prescritos pelo seu médico, para saber a dose e a frequência.  Além disso, saiba que essas medicações possuem diversos efeitos colaterais e pode acabar prejudicando seu estômago e rim. Por isso, para melhor otimização da medicação, consulte um médico.

O uso de gelo é um antiinflamatório natural ajudando no alivio da dor. Então, faça uma compressa de gelo (lembre-se de nunca por o gelo diretamente sobre a pele) sobre o pé fazendo 20 minutos sendo 3 a 4 vezes por dia. Porém, caso não tenha uma compressa, você pode fazer uma bacia com água e gelo e deixar o pé por 10 a 15 minutos, fazendo mesmo número de vezes.

O descanso é a mais simples, porém saiba que irá te ajudar muito. Primeiramente, diminua ou interrompa as atividades que pioram a dor, como por exemplo as atividade sfísica nas quais seus pés batam em superfícies duras. Portanto, a fascite plantar é causada por microtraumas de repetição e caso você continue realizando as atividades, o problema não será resolvido.

Além dos medicamentos por via oral, podemos citar que existem as infiltrações, que são injeções aplicadas diretamente no local da dor no calcanhar e que podem aliviar a dor por um tempo. Dessa forma, essas injeções são realizadas com corticóides ou plasma rico em plaquetas. Entretando, esse tratamento é utilizado somente em ultimo caso.

Exercícios

O segundo pilar do tratamento são os exercícios específios para fascite plantar. Se você seguir esses pilares e fazer os exercícios você fará parte dos 90% dos pacientes que vão melhorar da fascite plantar. Dessa forma, existem mais de 30 diferentes exercícios que variam entre alongamento, fortalecimento e coordenação que são divididos em estágios de acordo com o seu problema.

Por isso, caso esteja interessando em realizar exercícios direcionados, montei um programa com base em protocolos nacionais e internacionais para você conseguir realizar em casa, caso esteja interessado, acesse o link.

Medidas que ajudam a melhorar a fascite

O terceiro pular para tratamento da fascite plantar é tomar medidas que ajudam a melhorar. Existem diversas cuasas da fascite plantar, sendo ela multifatorial, podendo variar do encurtamento dos músculos da panturrilha, pé plano, pé cavo, obesidade, impacto repetitio e outros. Dessa forma, o terceiro pilar atuam diretamente nesses fatores, ajudando nos sintomas.

Sapatos e órteses: Utilizar o calçado correto no momento da sua atividade física, corrida ou trabalho pode ajudar a prevenir a fascite plantar, pois o amortecimento é essencial. Dessa forma, sapatos com solas grossas e com amortecimento extra ajudam a reduzir a dor ao ficar em pé e ao caminhar, levando menor quantidade de tensão na fáscia.

Além disso um sapato ou palmilha acolchoado ajudam a reduzir os microtraumas garantindo um bom amortecimneto. Ainda mais, saiba que os calcanhares de silicone macio são eficazes também, pois retirar a carga e estresse da fáscia plantar.

As órteses pré-fabricadas ou personalizadas também são úteis no tratamento da fascite plantar. Junto a isso, as talas noturnas ajudam poiis muitas pessoas dormem com os pés apontados para baixo. Isso relaxa a fáscia plantar e é uma das causas para dor no calcanhar matinal. A tala noturna atua alongando a fáscia enquanto você dorme, evitando a dor matinal.

Como a melhora na nutrição e perda de peso ajudam na fascite plantar

A alimentação adequada e a perda de peso estão dentro do quarto pilar do tratamento para a fascite plantar. Isto pois a alimentação é essencial para controlar o processo inflamatório no corpo e ajuda na manuntenção do peso, evitando assim grande tensão sobre a fáscia. A obesidade é um fator de risco alto para o desenvolvimento da fascite plantar, isto pois o peso aumenta a força mecânica sobre a fáscia plantar e pode acabar desenvolvendo.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Dor no Calcanhar – Saiba as 3 principais Causas
Dor no Pé – Saiba 10 Causas
Dor no Calcanhar – Saiba 10 Causas
Fraturas Por Estresse – O que são?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Qual a Cura da Fascite Plantar? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

Qual antiinflamatório para fascite plantar
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Como desinflamar a fascite plantar?

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia..
Gelo. ... .
Massagem. ... .
Remédios. ... .
Fisioterapia. ... .
Alongamentos. ... .
Splint para dormir. ... .
Exercícios para fortalecer os músculos dos pés..

Qual o melhor remédio Anti

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno, ajudam a reduzir a dor e a inflamação. As pessoas podem querer tomar este medicamento conforme indicado na embalagem ou recomendado por um médico.

Pode tomar Anti

Existem inúmeras intervenções que funcionam e auxiliam o tratamento da fascite plantar, principalmente os que estimulam a melhor perfusão tecidual na região, pois este é um problema mais degenerativo do que inflamatório. Deste modo, o anti-inflamatório quase nunca é utilizado. A exceção está para os casos muito agudos.

Como curei minha fascite plantar?

Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.