Porque o desenvolvimento da consciência fonológica de grande valor para o processo de alfabetização?

ARTIGO DE OPINIÃO

A eficácia da linguagem tem um valor importante na aprendizagem escolar, pois a mesma é a expressão do pensamento por meio de palavras, sejam estas orais ou escritas. Aprender a ler e a escrever é a chave que permite o acesso a todos os outros saberes, embora seja uma atividade complexa, é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade. Contudo, existe um número significativo de crianças, que apesar de possuírem um nível de inteligência médio ou superior, manifestam dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita.

O rendimento escolar das crianças e aquilo que as mesmas deveriam realizar ou o que seria expectável que realizassem em função da sua idade pode tornar-se um problema com impacto bastante significativo no percurso académico destas (Cunha , 2011).  É fundamental compreender que a maior facilidade no acesso à leitura e à escrita deriva, essencialmente, do maior ou menor domínio que as crianças têm da linguagem oral, ou seja, as crianças que possuem um vocabulário mais diversificado, à partida, terão maior facilidade na descodificação de palavras e na interpretação de textos.

O papel da linguagem, mais especificamente, da consciência fonológica tem sido um dos temas mais presentes nos últimos anos no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita. Segundo Freitas, Alves & Costa (2007), um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da fala encadeada (segmentar o contínuo sonoro em frases, as frases em palavras, as palavras em sílabas e estas nos sons que as compõem). A capacidade de manipular explicitamente os sons da fala determina em grande medida o processo de aprendizagem da leitura e escrita e contribui para o desenvolvimento da consciência dos sons da própria linguagem verbal oral (Ventura, Figueiredo, & Capelas, 2019).

A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita são hoje aspetos entendidos como mutuamente dependentes (Guaresi, Oliveira, Oliveira, & Teixeira, 2017). Quando a criança ainda não conhece os nomes e/ou sons das letras na escrita, por vezes, possuem dificuldades em fazer corresponder as letras aos sons da produção oral das palavras. No entanto, gradualmente e como resultado da maturação do sistema fonológico e do desenvolvimento da consciência fonológica, as crianças começam a entender que cada grafema (letra) corresponde a um ou mais fonemas (sons). Desta forma, é crucial a promoção de competências de consciência fonológica, pois estas estão inerentes à compreensão da relação existente entre os sons (fonemas) e as letras (grafemas).

A consciência fonológica carateriza-se assim como a capacidade metalinguística de reconhecer e manipular, conscientemente, os sons que compõem a fala (Guaresi, Oliveira, Oliveira, & Teixeira, 2017). Assume-se também como a representação das propriedades fonológicas e das unidades constituintes da fala, ou seja, a consciência que detemos dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos.  Esta competência permite a identificação de rimas, de palavras que começam e terminam com o mesmo som e de fonemas que são manipulados para criação de novas palavras.

A correta aprendizagem do mecanismo de leitura e escrita é fundamental para o sucesso escolar da criança. As dificuldades de aprendizagem nesta componente são vistas essencialmente como fragilidades no desenvolvimento da linguagem, fundamentalmente, a linguagem escrita, cuja origem é anterior ao contato formal com esta. As fragilidades específicas a nível da utilização dos sons da língua materna têm um impacto direto na eficácia da aprendizagem da leitura e da escrita e do subsequente desenvolvimento da consciência fonológica e fonémica da criança. Deste modo, importa salientar que estas fragilidades estão diretamente relacionadas com o desempenho das crianças em idade escolar e o desenvolvimento das suas capacidades de leitura e escrita.

Muitos autores consideram que o desempenho das crianças em determinadas tarefas de consciência fonológica é indicador do seu sucesso ou fracasso na aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita (Guimarães, 2003).

Posto isto, é essencial o apoio a crianças com dificuldades na leitura e na escrita com perturbações de linguagem, sendo importantíssimo estarmos alerta para tais dificuldades, uma vez que as mesmas limitam seriamente as experiências de aprendizagem das crianças. Nestes casos, como consequente, as oportunidades de participar e aprender da criança tornam-se menores, a autoestima é afetada e a própria perda de confiança pode aumentar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cunha , S. M. (2011). A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA – FACTORES PEDAGÓGICOS E COGNITIVOS . Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garrett .

Freitas, M., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da Lingua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Ministério d aEducação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Guaresi, R., Oliveira, E., Oliveira, J., & Teixeira, L. (2017). A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O VOCABULÁRIO NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO.

Guimarães, S. (2003). Dificuldades no Desenvolvimento da Lectoescrita: O papel das Habilidades Metalingüísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa.

Ventura, R., Figueiredo, S., & Capelas, S. (2019). EFFICACY OF A PHONOLOGICAL AWARENESS PROGRAM IN PRESCHOOL. Universidade de Aveiro.


Terapeuta da Fala
Cristina Cardoso Lourenço
Cédula Profissional nºC – 063105179

Porque o desenvolvimento da consciência fonológica é de grande valor para o processo de alfabetização?

A consciência fonológica, portanto, é uma habilidade necessária e se apresenta como um elemento facilitador a aprendizagem da leitura e da escrita. Desse modo, ela aperfeiçoa o processo de alfabetização, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades metalinguísticas.

Qual a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização?

A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto.

Como a consciência fonológica afeta a alfabetização?

A consciência fonológica diz da percepção da segmentação da fala e da habilidade de manipular esses segmentos. No processo de alfabetização, a criança vai desenvolvendo essa capacidade na medida que reconhece as palavras, as sílabas e os fonemas.

Como desenvolver a consciência fonológica na alfabetização?

Percepção de sons Como explicamos anteriormente, perceber os sons das palavras é o primeiro passo para a criança desenvolver a consciência fonológica. E a melhor forma de trabalhar essa percepção é por meio de músicas. Sendo assim, abuse das canções, parlendas e cantigas.