Qual o melhor óleo 5W30 ou 10W40?

A mudança do óleo do motor é uma das manutenções mais frequentes que os condutores têm de fazer ao longo da vida útil de um automóvel. Por isso, é natural que nos perguntemos qual o melhor óleo para motor a gasolina.  

A resposta a esta questão é bastante simples e direta. Pelo menos, na maior parte dos casos. Mas antes de partirmos para essa resposta, entenda dois conceitos básicos sobre o óleo: a tipologia e o nível de viscosidade.  
 

Óleo para motor a gasolina: tipologia e nível de viscosidade 

Existem algumas diferenças num carro movido a gasolina 95 ou 98. No que diz respeito ao óleo para motor a gasolina pode ser mineral, semissintético ou sintético, sendo este último o mais utilizado atualmente e com melhor qualidade. 

Os óleos sintéticos são as melhores opções no mercado e aqueles que os construtores indicam para as suas viaturas. No entanto, se tem um carro anterior a 1995 é muito provável que a melhor escolha seja um óleo mineral ou semissintético. Para além de serem mais baratos, estes motores foram concebidos para lidar com este tipo de óleos. No entanto, poderá sempre escolher um óleo sintético que tem sempre uma qualidade superior. 

No que diz respeito ao grau de viscosidade, este é representado nos rótulos das embalagens com códigos como “5W30” ou “10W40”. O primeiro número e o W indicam o grau de viscosidade de um óleo com baixas temperaturas do ar e o segundo número com uma alta temperatura do ar. Sendo assim, quanto mais baixo o primeiro número, mais aconselhável é para zonas frias. Quanto mais alto o segundo número, mais aconselhável é para zonas quentes. 

Com estes conceitos básicos definidos, partimos agora para a descoberta do melhor óleo para motor a gasolina. 
 

Como escolher corretamente um óleo para motor a gasolina 

Existem muitos fatores que podem influenciar a escolha do óleo para um motor a gasolina. Mas começaremos pela regra de ouro: à partida, o óleo certo será aquele indicado pelo seu fabricante. 

Poderá encontrar esta informação no compartimento dentro do capô do carro ou no Manual do Automóvel. Normalmente, os construtores automóveis sugerem também uma marca específica de óleo, mas a informação mais importante a prestar atenção é o grau de viscosidade do óleo e a sua tipologia.  

A partir daqui, entre outros fatores que variam de condutor para condutor e que podem afetar a escolha do óleo.  

Se ao verificar o nível de óleo reparar que o seu carro “tem bebido” mais, isto poderá indicar que é preciso alterar o óleo. Normalmente, nestas situações, se o problema for mesmo o óleo, altera-se para um com um grau de viscosidade diferente. Tem dúvidas quanto ao óleo lubrificante do motor do seu carro? Utilize o simulador da Galp para encontrar o óleo certo e pode também consultar o seu mecânico.

Nas regiões mais frias do país, como na Beira Interior ou Trás-os-Montes e Alto Douro, poderá haver a necessidade de escolher um óleo para motor a gasolina com um grau de viscosidade apropriado para o frio. Isto se reparar que de facto está a ter problemas com o seu óleo. Se, por exemplo, está atualmente com um óleo 10W40 e verifica junto do seu mecânico que estão a ocorrer problemas com óleo, ele poderá aconselhá-lo um óleo 5W30, mais apropriado para um clima frio.
 

Óleo para motor a gasolina vs. motor a diesel 

Ao explorar os rótulos das embalagens de óleo encontrará já a indicação se é indicado para motores a gasolina, a diesel ou ambos. E também quais os construtores e/ou especificações que aprovam e cumprem esse óleo. 

Sendo assim, é sempre importante escolher um tipo de óleo adequado para o combustível do motor. Porquê? Com a queima do combustível na câmara de combustão, originam-se gases que passam para o cárter até entrarem em contacto com o óleo. Estes gases variam conforme o tipo de combustível, daí que o óleo precise de ter uma composição específica para lidar com estes gases sem deterioração ou perda de performance. 
 

Qual o melhor óleo 5W30 ou 10W40?


O melhor óleo para motor a gasolina é o indicado pelo seu fabricante - não diretamente a marca, mas sim a tipologia e o grau de viscosidade. 

Se verificar que é necessário preciso mudar o tipo ou grau de viscosidade do óleo para o motor a gasolina, deve sempre aconselhar-se com o mecânico. Desta forma garante que é mesmo preciso mudar o óleo e que essa mudança é feita de forma correta, evitando a mistura de dois óleos com viscosidades diferentes porque existem vários tipos de óleos lubrificantes também. 

Consulte aqui a lista de óleos lubrificantes da Galp. 

Pode usar 10W40 no lugar do 5W30?

Ela pode substituir por outro óleo? Pode sim, mas desde que respeite uma regrinha: a viscosidade em temperatura ambiente deve ser menor do que a indicada, enquanto a viscosidade com o carro funcionando deve ser maior.

Qual óleo e melhor 5W30 ou 10W40?

Quanto menor o número, melhor ele fluirá. Assim, um 5W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-30 nas temperaturas de partida. Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor.

Para qual motor serve o óleo 10W 40?

Óleo lubrificante de última geração recomendado para motores de 4 tempos Flex, a gasolina, etanol e GNV de automóveis, SUVs, pickups, comerciais leves, equipamentos móveis e estacionários.

Qual o melhor óleo 5w40 ou 10W40?

O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.