Qual a importância da ureia na sociedade atual?

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

A ureia, CO(NH2)2 é uma carbamida que apresenta-se como cristais brancos, solúvel em água, álcool e benzeno. Pode ser obtida pelo aquecimento do cianato de amônio ou tratando-se a cianamida cálcica com ácidos diluídos. Usada na medicina e em pesquisas bioquímicas, serve também como estabilizador de explosivos e plásticos. Possui aplicação importante para a agricultura, representando alta concentração de nitrogênio.

É o produto final do metabolismo do nitrogênio no organismo dos mamíferos, sendo excretada pela urina. Encontra-se também no sangue, bem como em plantas e cogumelos. Sua síntese in vitro foi conseguida por Wöhler em 1828 partindo de substâncias puramente inorgânicas, o que derrubou a teoria da força vital como única formadora de produtos orgânicos.

A ureia presta-se muito bem para algumas experimentações, conforme descrito abaixo:

A) A solução de partida deve ser 3 mols/L de ureia.

B) Liberação de moléculas gasosas.

1. N2: A água sanitária é uma solução que contém NaClO, NaOH e Cl2 em água. A ureia reage com a água sanitária segundo equação abaixo:

Qual a importância da ureia na sociedade atual?

- Adicionar a um erlenmeyer 20mL da solução de ureia anteriormente preparada e a seguir 30mL de água sanitária (hipoclorito de sódio). Testar inflamabilidade do gás produzido e anotar observações.

2. NH3: A ureia reage com o hidróxido de sódio liberando o gás amônia, que possui um odor forte e desagradável, conforme a equação abaixo:

Qual a importância da ureia na sociedade atual?

- Em um erlenmeyer, adicionar 20mL de solução 3M de ureia e 20mL de solução de hidróxido de sódio 3M. Homogeneizar e observar por 5 minutos. Anotar observações.

3. CO2: A ureia reage com o ácido clorídrico, liberando gás carbônico, conforme equação abaixo:

Qual a importância da ureia na sociedade atual?

- Em um erlenmeyer, adicionar 20mL de solução 3M de ureia e 20mL de solução de ácido clorídrico 3M. Homogeneizar e observar por 5 minutos. Anotar observações.

C) Reações de polimerização.

  1. Obtém-se um plástico ureia-formol pela condensação de ureia a aldeído fórmico em presença de ácido bórico.
    • Colocar 3g de ureia, 4mL de formol e 0,2g de ácido bórico em um tubo de ensaio. Agitar.
    • Colocar 100mL de água no erlenmeyer e este em uma tela de amianto, aquecendo a água até ebulição em um bico de Bunsen.
    • Segurar o tubo de ensaio com a pinça de madeira. Introduzir o fundo do tubo de ensaio no erlenmeyer de maneira que receba o vapor de água produzido na ebulição. Mantê-lo nesta posição até plastificação. Irá formar-se um plástico pulverulento.
  2. Em uma pequena lata, adicione um pouco de uréia e um pouco de formol, suficiente para dissolver a uréia. Acrescente aproximadamente 1mL de ácido clorídrico concentrado, gota a gota. A solução irá ferver (não aquecê-la). Em seu resfriamento o plástico produzido estará no fundo.

Referências:
LUFTI, Mansur; Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico, Ed. UNIJUI, Ijuí/RS – 1992.

PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/compostos-quimicos/ureia/

Ouça este artigo:

No século XVIII, a Química Orgânica foi descrita como a química dos compostos encontrados nos seres vivos, enquanto a Química Inorgânica seria a ciência dos compostos presentes no reino mineral. Assim, em 1807, Jöns Jakob Berzelius, propôs a teoria da força vital (ou Vitalismo), propondo que apenas os seres vivos seriam capazes de produzir substâncias orgânicas, de modo que tais substâncias jamais poderiam ser sintetizadas, ou seja, produzidas artificialmente.

No entanto, em 1828, o químico alemão Fredrich Wohler conseguiu sintetizar a ureia (composto orgânico presente na urina e no suor de animais), a partir do aquecimento de um composto inorgânico, o cianeto de amônio. Essa reação endotérmica ficou conhecida como a síntese de Wöhler.

Qual a importância da ureia na sociedade atual?

Ao realizar tal reação, não era o intuito de Wöhler produzir a ureia. O que ele queria, realmente, era produzir cianato de amônio [NH4(CNO)], utilizando, para isso, o cianato de chumbo [Pb(CNO)2], o hidróxido de amônia (NH4OH) e calor. Depois de obter o cianato de amônio, que também foi submetido ao calor, Wöhler percebeu que havia produzido uma substância muito diferente daquilo que previa, e, ao analisá-la, descobriu que se tratava da ureia, igual àquela isolada da urina anteriormente.

A síntese de Wöhler é um divisor de águas na história da Química. A partir dessa reação, chegou-se à conclusão de que não só os organismos vivos seriam capazes de produzir os compostos orgânicos, o que deu início à queda da teoria da força vital. Com isso, a Química Orgânica foi definida como a área da Química que estuda os compostos de carbono com propriedades características.

Depois da síntese da ureia, que imortalizou Fredrich Wöhler, a produção artificial de compostos orgânicos cresceu exponencialmente, fazendo da Química Orgânica, o campo mais estudado da Química. Atualmente, são conhecidos cerca de 7 milhões de compostos orgânicos, ao passo que, antes da descoberta de Wöhler, tinha-se relatos apenas de 12 mil.

Referências:
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_quimica_organica.pdf
http://bioquimica.ufcspa.edu.br/pg2/pgs/quimica/introquiorganica.pdf
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/1873.htm

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/sintese-de-wohler/

Qual é a importância da ureia para a sociedade?

Usada na medicina e em pesquisas bioquímicas, serve também como estabilizador de explosivos e plásticos. Possui aplicação importante para a agricultura, representando alta concentração de nitrogênio. É o produto final do metabolismo do nitrogênio no organismo dos mamíferos, sendo excretada pela urina.

Qual é a importância da ureia?

Ureia é uma substância produzida pelo fígado que permite analisar o funcionamento não só do fígado, como também principalmente dos rins. O exame de ureia serve para avaliar e monitorar a saúde destes órgãos. Essa substância é resultado do nosso metabolismo reagindo às proteínas ingeridas na alimentação.

Onde a ureia é utilizada?

Além do uso agrícola, a uréia pode ser utilizada nas indústrias para a fabricação de plásticos, resinas sintéticas, impermeabilizantes, adesivos, tintas, indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética.

Onde a ureia e empregada e para qual fim?

A ureia é utilizada na alimentação de animais ruminantes. Isso porque, ao alcançar o rúmen do animal, é transformada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.