Qual diferença entre grupo e equipe?

Você sabe qual é a diferença entre grupo e equipe?

De fato, no meio corporativo, é comum que grupo e equipe sejam definidos como a mesma coisa. No entanto, essas palavras têm conceitos diferentes e impacto direto na rotina de uma empresa.

É, por esse motivo, que os gestores precisam entender a diferença entre grupo e equipe e a partir de agora, faremos essa diferenciação, pois assim as atividades desenvolvidas pelos profissionais de sua empresa atingirão a maior eficácia possível.

Podemos definir o grupo de trabalho de forma simples, pois ele consiste em um número de pessoas que são detentores de habilidades e competências parecidas e que, no trabalho, compartilham o mesmo espaço.

Contudo, quando as metas de um grupo são definidas, as atividades são desenvolvidas de maneira individual, pois o trabalho realizado não precisa de um companheiro de serviço para que a atividade seja efetuada. Assim, não há necessariamente interação e nem colaboração entre os profissionais.

Outra peculiaridade do grupo de trabalho está no fato de existir hierarquia, ou seja, na empresa há chefe, coordenadores e colaboradores.

É importante salientar que em um grupo de trabalho as deficiências tendem a aparecer, pois há diferenças de valores e, muitas vezes, conflitos interpessoais.

O que é uma equipe de trabalho?

No tópico acima definimos o que é grupo. Agora, falaremos sobre equipe. A primeira diferença entre grupo e equipe está no fato das pessoas agirem para conquistarem um objetivo em comum.

Não entendeu? Vamos exemplificar. Vai existir um líder da equipe, porém todos os integrantes vão trabalhar de maneira linear. Aqui, todos terão suas funções definidas de forma clara, porém os profissionais vão desenvolver suas atividades em conjunto, pois só assim os objetivos estipulados pela empresa serão atingidos.

A criação da equipe é muito importante, pois o ambiente ganha em criatividade, a comunicação passa a ser holística e os profissionais trocam experiências de maneira intensa e transparente.

É claro que os conflitos e as críticas aparecerão, porém eles são facilmente resolvidos a partir do momento que há um feedback. Sem contar que essa ação da empresa faz com que todos os membros da equipe aprendam mais e cresçam conjuntamente.

No ambiente corporativo, a presença dos grupos de trabalho ainda é alta e como consequência, os profissionais continuam trabalhando individualmente e focam apenas em metas pessoais.

A comunicação entre subordinados e chefes é ruim, assim como com os demais colaboradores, pois eles são vistos como concorrentes. O feedback é classificado como algo ruim e não traz crescimento.

Para a empresa conseguir vencer esse ciclo, é preciso fazer com que o ambiente de trabalho seja bom e o gestor trabalhe ainda que arduamente para que a cultura organizacional da empresa mude.

Ao fazer isso, com o passar do tempo, ele vai conseguir ter uma equipe de trabalho que tem comprometimento e na qual os membros estão integrados.

Gostou dos insights? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais ou com os amigos via WhatsApp!

Diferença entre grupo e equipe

Autor: Laura McKinney

Data De Criação: 8 Abril 2021

Data De Atualização: 22 Outubro 2022

Qual diferença entre grupo e equipe?
Diferença entre grupo e equipe - Diferença Entre

Contente

  • Diferença Principal - Grupo vs Equipa
  • O que é um grupo?
  • O que é uma equipe?
  • Diferença entre grupo e equipe

Diferença Principal - Grupo vs Equipa

Todos nós pertencemos a grupos ou equipes; Estar em grupo faz parte da vida cotidiana. Embora os dois termos grupo e equipe se refiram a um número de pessoas que compartilham uma característica comum, há uma pequena diferença entre grupo e equipe, especialmente em um contexto de gestão e negócios. o principal diferença entre grupo e equipe é que a membros de um grupo compartilham características comuns enquanto que os membros de uma equipe compartilham um objetivo ou objetivo comum. Uma equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

Este artigo explica

1. O que é um grupo? - Definição e Características

2. O que é uma equipe? - Definição e Características

3. Diferença entre grupo e equipe

Qual diferença entre grupo e equipe?


O que é um grupo?

O termo grupo tem um significado amplo. Refere-se a um número de pessoas que estão conectadas por alguma atividade compartilhada, interesse ou qualidade. O grupo também pode se referir a várias pessoas ou coisas que estão juntas ou no mesmo lugar. Grupos podem ser reunidos para uma finalidade específica ou podem ser informais, como um grupo de amigos, vizinhos, colegas, etc.

Embora os indivíduos em um grupo tenham características comuns, eles podem não ter um objetivo ou tarefa em comum. Por exemplo, um grupo de alunos de uma turma tem uma característica comum - todos eles vieram aprender, mas esses alunos não estão necessariamente trabalhando em direção a um objetivo comum. Da mesma forma, o termo grupo também é usado para se referir às pessoas que pertencem a uma etnia ou religião. Embora as pessoas desses grupos compartilhem características comuns, não há causa ou meta compartilhada. A ausência de um objetivo ou propósito específico e compartilhado é o principal fator que diferencia um grupo. Além disso, os membros de um grupo são independentes; eles não dependem uns dos outros, já que os papéis e responsabilidades não são atribuídos a cada membro.

Qual diferença entre grupo e equipe?


O que é uma equipe?

Equipe refere-se a um número de pessoas associadas em trabalho ou atividade. Os membros de uma equipe trabalham juntos em direção a um objetivo comum. Eles têm que coordenar as tarefas e atividades para alcançar esse objetivo compartilhado. Os papéis e deveres são definidos e especificados em uma equipe, ou seja, cada membro recebe uma tarefa específica. Os membros de uma equipe são interdependentes, pois cada membro é responsável por uma determinada tarefa. Se uma tarefa ou dever não for feito adequadamente, isso pode afetar toda a atividade ou tarefa.

Além disso, os membros da equipe geralmente têm uma boa consciência das características um do outro. Em outras palavras, há um entendimento mútuo entre os membros da equipe. Esse atributo ajuda a maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos da equipe. Alguns exemplos de equipes incluem equipes de pesquisa e desenvolvimento, equipe de restaurante fast food, equipe de desenvolvimento de produto, time de futebol, etc.

Uma equipe pode ser categorizada como um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

Qual diferença entre grupo e equipe?


Definição

Grupo: Grupo refere-se a um número de pessoas que estão conectadas por alguma atividade, interesse ou qualidade compartilhada.

Equipe: Equipe refere-se a um número de pessoas associadas em trabalho ou atividade.

Objetivo comum

Grupo: Os membros do grupo não podem compartilhar um objetivo comum.

Equipe: Os membros da equipe têm uma causa ou meta comum.

Papéis

Grupo: Funções e deveres específicos não são atribuídos a indivíduos.

Equipe: Tarefas específicas são atribuídas a cada indivíduo.

Independência dos membros

Grupo: Os membros do grupo são independentes, pois não confiam um no outro.

Equipe: Os membros da equipe são interdependentes, já que papéis diferentes são atribuídos a pessoas diferentes.

Conhecimento de outros membros

Grupo: Os membros do grupo podem não ter visto um ao outro se o grupo for composto de muitas pessoas.

Equipe: Os membros da equipe geralmente estão cientes das fraquezas de cada um.

Imagem Cortesia:

Qual diferença de grupo e equipe?

Grupo é um conjunto de indivíduos que coordenam os seus esforços, enquanto equipe é um grupo de pessoas que compartilham um propósito em comum.

O que faz um grupo se tornar uma equipe?

Pode-se dizer que o grupo passa a ser uma equipe quando compreende o objetivo comum; se engaja e compartilha propósitos; se comunica de forma verdadeira; apresenta alto grau de confiança e interdependência; assume riscos; alcança resultados via habilidades complementares; tem elevado nível de respeito, cooperação e ...

O que é ser uma equipe?

conceito mais comum de equipe a define como um pequeno número de pessoas, com conhecimentos complementares, compromissadas com um propósito, com metas de desempenho e de abordagens comuns, pelos quais todos são mutuamente responsáveis.

É possível que uma equipe se torna um grupo?

Um conjunto de pessoas não é, necessariamente, uma equipe ou um time. Pode ser apenas um grupo. Um grupo transforma-se em uma equipe, ou um time, quando o sentimento de um por todos e todos por um fica claro e é absorvido por todos os membros, que praticam a união e a confiança.