Qual é o alelo que manifesta o seu fenótipo tanto nos indivíduos Homozigóticos como Heterozigóticos?

Esta lista de exercícios sobre dominância e recessividade verificará o que você aprendeu a respeito das relações existentes entre os alelos.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Quando um alelo só expressa um fenótipo quando está em homozigose, dizemos que se trata de um alelo

a) letal.

b) dominante.

c) recessivo.

d) codominante.

e) epistático.

ver resposta


Questão 2

Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta a respeito de alelos dominantes e recessivos.

a) Alelos dominantes são aqueles que se expressam somente em homozigose.

b) Um alelo recessivo expressa-se apenas quando em dose única.

c) Os alelos dominantes expressam-se em homozigose e heterozigose.

d) Alelos recessivos estão sempre em cromossomos não homólogos.

ver resposta


Questão 3

(Ufersa) Considere uma doença humana autossômica dominante com penetrância completa que afeta indivíduos na idade adulta. Seria correto afirmar que:

a) A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem homozigoto dominante com a doença é de 50%.

b) A proporção de gametas portadores do alelo para a doença que produzirá uma mulher heterozigota afetada será 100%.

c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios.

d) Um casal em que apenas um dos cônjuges é heterozigoto para o alelo que causa a doença tem risco de 25% de ter crianças afetadas.

ver resposta


Questão 4

(MED. Santo Amaro) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.

a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.

b) Ambos os pais são homozigotos.

c) Ambos os pais são heterozigotos.

d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.

e) As suposições a e c são aceitáveis.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Os alelos recessivos são aqueles que não se expressam em heterozigose, expressando-se apenas quando estão aos pares.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Os alelos dominantes são aqueles que se expressam mesmo em dose simples, ou seja, expressam-se tanto em homozigose como em heterozigose.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Como a doença é autossômica dominante, filhos normais devem apresentar genótipo aa. Indivíduos heterozigotos (Aa) podem apresentar descendentes com genótipo AA, Aa ou aa, nas proporções de 25%, 50% e 25% respectivamente. Sendo assim, pais heterozigotos podem ter filhos sadios (aa).

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “e”. Como o casal de ratos tinha cauda média (pais com características iguais) e tiveram um filhote de cauda longa (filho com característica diferente), podemos concluir que os ratos eram heterozigotos, e o filho, homozigoto recessivo. Diante disso, fica claro que a cauda longa é uma característica recessiva, enquanto a cauda média é dominante.

voltar a questão


Qual é o alelo que manifesta o seu fenótipo tanto nos indivíduos Homozigóticos como Heterozigóticos?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Ao estudar Genética, alguns termos são essenciais para o entendimento do conteúdo. Esse é o caso de homozigoto e heterozigoto, conceitos relacionados com o tipo de alelo existente no indivíduo. No entanto, antes de compreender melhor o que é um organismo homozigoto e heterozigoto, faz-se necessário compreender o que são genes e alelos.

O que são genes e alelos?

Genes são porções do DNA responsáveis pela determinação de nossas características. Eles estão presentes nos cromossomos, os quais se encontram aos pares no organismo. Os pares de cromossomos iguais existentes em nossas células são chamados de cromossomos homólogos.

Quando analisamos os cromossomos homólogos, percebemos que existem genes que ocupam o mesmo lugar, ou lÓcus, nessas estruturas. Esses genes são chamados de alelos, os quais também podem ser definidos como formas alternativas de um gene. Isso significa que os alelos, apesar de estarem relacionados com a mesma característica, podem interferir de maneira diferente.

Existem, portanto, dois alelos para cada característica, que podem ou não ser iguais. É importante frisar ainda que existem alelos que exercem dominância sobre o outro, expressando sua característica mesmo em dose simples Alguns alelos, no entanto, são recessivos e, portanto, só se expressam se estiverem aos pares.

Mas, afinal, o que é um organismo homozigoto e heterozigoto?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o alelo que manifesta o seu fenótipo tanto nos indivíduos Homozigóticos como Heterozigóticos?

Nos cromossomos homólogos, é possível observar genes ocupando o mesmo lócus

Quando falamos que um organismo é homozigoto, estamos dizendo que, para determinada característica, seus alelos são iguais. Isso quer dizer que o alelo está ocorrendo em dose dupla naquele organismo e, consequentemente, os gametas por ele gerados serão iguais.

Quando nos referimos aos organismos heterozigotos, estamos dizendo que, para determinada característica, os alelos apresentam-se diferentes. Por essa razão, na gametogênese, é possível observar a presença de dois gametas distintos.

Como representamos organismos homozigotos e heterozigotos?

Os alelos normalmente são representados por letras, que geralmente são escolhidas a partir da letra inicial da característica recessiva. As letras maiúsculas representam alelos dominantes, e as letras minúsculas representam alelos recessivos.

Imagine, por exemplo, o gene relacionado com a produção de melanina, o qual exerce dominância sobre o alelo que determina a ausência de produção. A ausência de melanina é responsável pela doença conhecida como albinismo. Como essa característica é recessiva, utiliza-se a letra a para representar os alelos. O alelo dominante, portanto, é A, e o recessivo é a. Em organismos homozigotos, temos AA ou aa. Já organismos heterozigotos são Aa.

Como é chamado o alelo que manifesta o seu fenótipo tanto nos indivíduos Homozigóticos como Heterozigóticos?

Os alelos dominantes são aqueles que expressam seu fenótipo mesmo em dose simples, ou seja, em homozigotos e heterozigotos.

Como é denominado o alelo que manifesta?

Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Os alelos dominantes: são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose.

Quais são os genes que só se expressam em homozigose?

Os genes recessivos só se expressam em homozigose, ou seja, são necessários dois alelos iguais para que uma característica se expresse.

O que é um alelo recessivo?

O que são alelos recessivos? Os alelos recessivos diferenciam-se dos alelos dominantes por não serem capazes de expressarem-se em heterozigotos. Esses alelos somente se expressam no fenótipo caso estejam presentes aos pares, ou seja, devem estar em homozigose.