Qual melhor xarope para dor de garganta infantil?

Certamente já ouviu o seu filho queixar-se de garganta arranhada ou de desconforto ao engolir - talvez até tenha mesmo notado um aumento da temperatura corporal e sintomas de uma constipação, como espirros ou pingo no nariz.

Se desconfia que o seu filho tem a garganta inflamada, mas não sabe por onde começar, está na altura de dar uma vista de olhos nas questões práticas.

Causas da dor de garganta do seu filho

Existem variadas razões para o seu filho ter dor de garganta, mas a mais comum é o vírus. Como o seu sistema imunitário ainda está em desenvolvimento, ficam mais suscetíveis a infeções.

Também não ajuda que as crianças possam apanhar estas viroses em práticamente qualquer lugar. Até o parque infantil pode servir de encubadora para bactérias e vírus.

Como ajudar o seu filho a recuperar da dor de garganta?

Há passos que podem ajudar a acelerar esse processo. Para começar, o descanso é essencial enquanto o seu filho está a lutar contra uma inflamação. Mas, infelizmente, fazer com que o seu filho vá para a cama nestas situações, pode não ser tarefa fácil. Para resolver este problema, é necessário que use medicamentos que possam ajudar a aliviar os sintomas.

Beber água pode ajudar a acalmar a garganta irritada, mantendo-a lubrificada. Embora possa ser doloroso para o seu filho engoli-la, faça por mantê-lo hidratado uma vez que a desidratação pode levar a problemas futuros.

Se estiver à procura de outra forma de ajudar a aliviar a dor de garganta do seu filho, experimente dar-lhe pastilhas. As pastilhas Strepsils Laranja com vitamina C foram criadas a pensar nas crianças – e mesmo com o sabor a laranja, ajudarão a aliviar a dor.

Aviso Legal: O produto Strepsils mencionado neste artigo é indicado para crianças com mais de 6 anos de idade. Leia sempre o folheto informativo.

Thank you to our sponsors

AboutKidsHealth is proud to partner with the following sponsors as they support our mission to improve the health and wellbeing of children in Canada and around the world by making accessible health care information available via the internet.

Our Sponsors

Qual melhor xarope para dor de garganta infantil?

"Ai, dói aqui.” Se a frase vier acompanhada de testa franzida e mãos pequenas no pescoço, os pais experientes já sabem a saga que terão de encarar: a dor de garganta se anuncia. A crise pode incluir falta de apetite, dificuldade para engolir, choro, febre, mal-estar e, provavelmente, resultará em falta às aulas.

Ela geralmente é provocada por infecções virais ou bacterianas, que acometem as estruturas da garganta, principalmente a faringe (daí o nome faringite) – canal de comunicação entre o nariz, a boca, a laringe e o esôfago – e as amídalas (daí o nome amidalite) – formações de tecido em cada lado da garganta, no fundo da boca, e que protegem a porta de entrada do corpo dos micro-organismos. Mas, por que, afinal, a dor de garganta é tão comum na infância?

+ Doenças típicas de outono e inverno: como manter seu filho longe do pronto-socorro

Primeiro, porque o sistema imunológico ainda está amadurecendo e o organismo não formou suas defesas para combater alguns agentes. Em segundo lugar, o contato próximo com outras crianças e a partilha de objetos na escola favorecem a contaminação. Se o seu filho ainda não passou por essa experiência desagradável, prepare-se. Mesmo uma criança supersaudável geralmente tem pelo menos três episódios desses nos primeiros cinco anos de vida. As características da crise dependem do tipo de micróbio responsável – vírus ou bactéria – e o tratamento varia de um caso para outro. Entenda, a seguir, e saiba contornar o problema.

INFECÇÃO VIRAL

A infecção dura cerca de três dias e atinge o trato respiratório, porém, com sintomas brandos. É mais comum em crianças de até 2 anos e normalmente acompanha gripe. Ocorre, em média, até três vezes por ano na maioria dos casos, principalmente em épocas frias, quando a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a transmissão e a temperatura baixa fragiliza o sistema imune.

O contágio se dá por contato com saliva infectada ou outras secreções. Não há comprovação científica de que o consumo de bebidas e alimentos gelados contribua para o surgimento da doença. Porém, o frio e a baixa umidade diminuem as defesas das vias respiratórias, sensibilizando-as. Por isso, a incidência é maior no inverno. Andar descalço e tomar sorvete em dias quentes está liberado — desde que com equilíbrio.

Sintomas

Além da dor, pode haver coriza, espirro, tosse, febre baixa e ronco no nariz. No geral, a criança mantém boa vitalidade e raramente apresenta falta de apetite, desânimo e febre alta.

Tratamento

Espontaneamente, o quadro regride e o tratamento é apenas sintomático. Ou seja, os médicos podem prescrever analgésicos e antitérmicos, para aliviar dor e febre, além de anti-inflamatórios, quando necessário.

+ Alguém tem uma receita caseira pra tratar dor de barriga da criança? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER!

Prevenção

Embora não seja possível blindar seu filho completamente, existem estratégias para diminuir os riscos de contágio. Mantenha a criança bem alimentada, incentive-a a fazer atividades ao ar livre, ensine-a a lavar corretamente as mãos, especialmente depois das brincadeiras, e procure deixar as janelas de casa abertas. 

INFECÇÃO BACTERIANA

O quadro costuma ser mais intenso e afetar muito as amídalas. Acontece especialmente entre 3 e 6 anos e a transmissão ocorre via oral, da mesma forma que o vírus. Diversas bactérias estão por trás da doença. A mais grave é a Estreptococo beta-hemolítico do grupo A, que, se mal curada, pode levar a complicações como a febre reumática, uma doença que compromete articulações e coração.

Sintomas

Febre alta, desânimo, falta de apetite e placas brancas com pus nas amídalas são os principais. Diante deles, a recomendação é levar a criança imediatamente ao médico.

+ Você tem alguma dúvida? Acesse o FÓRUM CRESCER e troque experiências com outras mães!
 

Tratamento

É feito com antibiótico e suas doses e intervalos devem ser seguidos à risca, assim como o período total de administração, mesmo que os sintomas melhorem em 48 horas. Caso contrário, bactérias mais resistentes poderão atacar novamente. Mantenha a criança hidratada e alimentada. Se estiver difícil de engolir, ofereça alimentos pastosos, em temperatura ambiente. Os médicos podem receitar analgésicos e antitérmicos para amenizar o mal-estar. Fique atento à amidalite recorrente. Se houver mais de três episódios anuais, consulte um otorrinolaringologista para que ele avalie a necessidade de fazer a retirada das amídalas.
 

Prevenção

É difícil prevenir a contaminação por bactérias, mas manter ambientes ventilados e boa higiene das mãos reduz os riscos.  

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Qual o melhor xarope para dor de garganta infantil?

No entanto, o pediatra pode receitar: Analgésicos como Paracetamol em forma de xarope; Anti-inflamatórios como Ibuprofeno ou Acetominofeno em forma de xarope; Descongestionante nasal como Neosoro ou Sorine infantil, em forma de gotas ou spray para crianças maiores.

Qual é o melhor remédio para garganta inflamada infantil?

Inflamação da garganta causada por vírus.
Para tratar a dor e a febre, dê acetaminofeno (Tylenol, Tempra ou outras marcas) ou ibuprofeno (Advil, Motrin ou outras marcas) à criança. ... .
Se a criança tiver a garganta muito inflamada para engolir os comprimidos, opte por uma solução líquida ou supositórios..

Qual o melhor remédio para dor de garganta e tosse infantil?

Paracetamol: proporciona alívio das dores no corpo e baixa a febre; Fenilefrina: permite que a criança respire melhor, pois é descongestionante nasal; Carbinoxamina: diminui e elimina a tosse, espirros e coriza. antialérgico que ajuda a aliviar a coriza.

Como acabar com a inflamação na garganta?

Algumas opções caseiras que ajudam a aliviar a garganta inflamada são:.
Gargarejar água morna com sal. ... .
Fazer nebulização com soro fisiológico. ... .
Tomar mel. ... .
Beber chás. ... .
Gargarejar vinagre de maçã e água. ... .
Chupar bala de mel e limão, ou menta. ... .
Tomar suplemento de alho..