Qual estrutura anatômica que protege as vias aéreas de corpos estranhos?

Ouça este artigo:

A traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. Seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15cm à 20cm de comprimento e 1,5 à 2,5 de diametro. Inicia-se na borda inferior da cartilagem cricóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traqueia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica . A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.

Qual estrutura anatômica que protege as vias aéreas de corpos estranhos?

Traqueia. Ilustração: Kim M Smith / Shutterstock.com

A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis,  apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões. Essa parte recebe o nome de parede traqueal, e é constituída pelo tecido muscular liso.

O seu revestimento interno é constituido por um epitélio do tipo pseudoestratificado cilíndrico ciliado e rica em células produtoras de muco. Os cílios e muco umedecem e aquecem o ar que respiramos. Quando inalamos poeira, bactérias e partículas aderem-se ao muco e são conduzidas para a garganta através dos batimentos dos cílios (em forma de varredura) e eliminados pela tosse.

Doenças na Traqueia

A traqueia é bastante suscetível a infecções respiratórias. A limpeza das vias aéreas depende do bom funcionamento dos cílios e do muco produzido pelo epitélio mucociliar. Essa defesa pode ser afetada pelo ambiente, doenças infecciosas e hereditárias ou se ainda o indivíduo tenha o habito de ingerir bebida alcólica com frequência, drogas ou de fumar, podendo levar à retenção frequente de secreção (pigarro), o que provoca tosse e infecção repetitiva.

As substâncias tóxicas contidas no cigarro destroem os macrófagos (são células que fagocitam elementos estranhos ao corpo) e as células ciliadas da traquéia, sendo substituídas por outros tipos de células. Contudo, os pulmões dos fumantes ficam mais vulneráveis a infecções, com isso a produção de muco é elevada para tentar proteger o organismo. Esse excesso de muco causa tosse e dificuldade de respirar. O cigarro não é prejudicial apenas aos fumantes, como também para todos que convivem com eles, as mães fumantes prejudicam muito a saúde dos filhos, pesquisas comprovam que a incidência de pneumonias é três vezes maior em filhos cujas mães são fumantes do que nos filhos das mães não fumantes. (veja: males do cigarro)

Outra doença comum é a dos cílios imóveis (ou Doença de Kartagener). Ela é genética e causa mudanças na síntese das protéinas que fazem parte da estrutura dos cílios e flagelos de algumas células humanas (espermatozóides, por exemplo). Com os cílios imóveis, o aparecimento de sinusites, pneumonia e outras doenças é facilitado.

Fontes:
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia moderna. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1999.
LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Vol. Único – 1 ed. São Paulo: Nova geração, 2005.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/anatomia-humana/traqueia/

A epiglote é uma estrutura localizada na laringe que é constituída por tecido cartilaginoso. Ela é muito importante para o funcionamento adequado do sistema respiratório, uma vez que impede a entrada de alimento nesse sistema e uma consequente dificuldade respiratória.

Características principais e função da epiglote

A epiglote é uma pequena porção de cartilagem que lembra uma pequena porta. Ela está localizada logo atrás da boca na porção inicial da laringe, estando fixada ao osso hioide e à cartilagem tireoide.

A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela. Essa movimentação garante que o alimento não siga em direção à traqueia, mas continue seu caminho em direção ao esôfago.

Qual estrutura anatômica que protege as vias aéreas de corpos estranhos?

Observe o alimento seguindo em direção ao sistema digestório graças à ação da epiglote

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale destacar que a epiglote impede apenas a passagem de líquidos e sólidos, não comprometendo a passagem de substâncias gasosas. Assim sendo, ela não prejudica a respiração.

O ato de engasgar

A epiglote, algumas vezes, não consegue realizar adequadamente sua tarefa, permitindo que alimento passe para o sistema respiratório. Quando o sistema respiratório é obstruído, ocorre o engasgo. Para evitar consequências mais graves, nosso corpo procura formas de retirar o corpo estranho. É nesse momento que ocorre a reação da tosse, uma forma de o corpo tentar liberar a passagem de ar e evitar o sufocamento.

ATENÇÃO: É importante destacar que glote e epiglote não são termos que podem ser utilizados como sinônimos. Enquanto o temo epiglote refere-se à estrutura cartilaginosa na entrada da laringe, o termo glote refere-se ao espaço existente entre as duas pregas vocais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Epiglote"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/epiglote.htm. Acesso em 21 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Qual estrutura que protege as vias aéreas inferiores de corpo estranho?

A principal função da laringe é proteger as vias respiratórias, principalmente durante a deglutição, servindo de esfíncter das vias aéreas inferiores com o intuito de mantê-las pérvias.

Como as vias aéreas se protegem?

Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas. A camada de muco captura patógenos (micro-organismos potencialmente infecciosos) e outras partículas, evitando que cheguem aos pulmões.

Quais as principais estruturas das vias aéreas?

A Anatomia das Vias Aéreas é dividida em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.

Quais são as defesas naturais presentes em vias aéreas superiores?

Coanas nasais (aquecimento).
Suspiro..
Espirro..
Tosse..
Células bronquiolares ciliadas..
Mucocinese..
Macrófagos alveolares..
Pneumócitos Tipos I e II..