Qual deve ser o perfil de um enfermeiro?

Cuidar — essa palavra resume o trabalho central da enfermagem. No entanto, sabemos que não é uma função nada simples: o profissional tem um dia a dia bastante agitado e repleto de desafios para garantir o bem-estar de pacientes e também de seus familiares.

Além disso, o mercado na área é altamente concorrido. É preciso ter muita dedicação e comprometimento com a instituição e saber trabalhar em equipe para se destacar. Nesse contexto, qual deve ser o perfil de um enfermeiro de sucesso?

Se você também tem essa dúvida, vai gostar de acompanhar este post. Continue a leitura e descubra as 5 características que é preciso ter para crescer na carreira de enfermagem!

Qual deve ser o perfil de um enfermeiro?

1. Estabilidade emocional

A rotina da enfermagem, especialmente em hospitais, exige que o profissional consiga ter estabilidade emocional para lidar com as situações. Presenciar pessoas em sofrimento e morte de pacientes, por exemplo, é comum na vida do enfermeiro.

Dessa maneira, é fundamental desenvolver a resiliência, ou seja, a característica de conseguir lidar com momentos complicados sem se abater. Não estamos falando de frieza, mas de uma postura de entender que isso faz parte do dia a dia.

Um enfermeiro de sucesso deve lidar com as pressões do ambiente de trabalho, sabendo administrar as situações com equilíbrio e inteligência emocional. Assim, deve se conhecer para aprender a trabalhar com as frustrações, com os feedbacks negativos de gestores ou de outra pessoa da equipe e até para saber controlar os impulsos.

É importante salientar que o estresse pode surgir não somente na relação com os pacientes, mas também com outros profissionais, que também vivenciam constantemente momentos de tensão e cumprem longas jornadas de trabalho.

Ter estabilidade emocional vai ajudar o enfermeiro a tirar uma lição nas adversidades e a desenvolver uma atitude mais otimista no dia a dia. Além disso, pode contribuir para melhorar os relacionamentos interpessoais, tornando o ambiente de trabalho mais leve.

2. Habilidades de comunicação

Para se destacar em várias carreiras, é essencial desenvolver habilidades de comunicação. No caso da enfermagem, isso ganha um peso maior ainda, já que o profissional trabalha no contato direto com pessoas, como pacientes, familiares, médicos, equipes de saúde, pessoal administrativo, entre outros.

Dessa maneira, deve saber como transmitir as mensagens e delegar tarefas de forma clara para evitar erros nos procedimentos que podem, até mesmo, trazer riscos aos pacientes. É necessário, por exemplo, ser cuidadoso no preenchimento dos prontuários e saber repassar as principais informações do paciente na troca de turno.

É importante destacar que comunicar-se bem não é somente saber falar com desenvoltura é também escutar o outro.

[rock-convert-cta id=”2351″]

3. Empatia

Quem trabalha na área da saúde deve se colocar no lugar do outro para fazer um bom trabalho. Desse modo, um enfermeiro de sucesso precisa ser empático na relação com os pacientes, seus acompanhantes e também com o restante da equipe de saúde.

Os pacientes estão em um momento de fragilidade, por isso é importante prestar um atendimento humanizado, ou seja, acolher o indivíduo. O profissional deve saber ouvir as queixas, explicar com calma e em detalhes as orientações e se mostrar disponível para ajudar sempre que a pessoa precisar.

É fundamental entender a dor do outro para transmitir segurança e confiança, o que pode até ter reflexos positivos no tratamento e recuperação do paciente.

4. Liderança

Quem quer se tornar um enfermeiro de sucesso deve desenvolver a liderança. O líder sabe como delegar tarefas e deve ser o exemplo e inspiração para sua equipe. É a pessoa que trabalha segundo a missão e valores da instituição e busca soluções para a redução de erros ou aprimoramento dos processos.

Além disso, o enfermeiro que assume essa postura demonstra motivação no trabalho, contagiando os outros profissionais. É também a pessoa que tem uma atitude proativa, ou seja, consegue se antecipar a possíveis problemas. Para isso, é necessário ter uma visão sistêmica da organização, acompanhar todos os procedimentos e verificar se as funções estão sendo cumpridas da maneira correta.

5. Preocupação em se manter atualizado

Não tem segredo: quem quer crescer nessa carreira precisa se manter atualizado. Isso porque as instituições buscam profissionais preparados em relação às novas técnicas, habilidades e equipamentos. Dessa forma, o enfermeiro não pode parar de estudar.

A faculdade fornece toda a base do trabalho, mas para conseguir dar um passo além, é necessário fazer cursos de pós-graduação.

As especializações voltadas para diferentes segmentos da enfermagem, além de valorizar o currículo, vão abrir mais portas no mercado de trabalho. Há diversas áreas em que o profissional pode aprimorar seus conhecimentos e competências, como:

  • Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde;
  • Gestão de Serviços em Saúde;
  • Enfermagem em UTI;
  • Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica;
  • Auditoria em Sistema de Saúde;
  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica;
  • Enfermagem em Emergência e Urgência com ênfase em Transporte Aéreo;
  • Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família;
  • Gestão de Bloco Cirúrgico: Recuperação Anestésica, Central de Material e Esterilização;
  • Enfermagem Estética e Dermatológica.

A pós-graduação pode ainda trazer novas perspectivas profissionais, como a formação voltada para a área de gestão de serviços de saúde ou ainda a de auditoria. São segmentos com alta demanda de profissionais especializados.

Além de fazer cursos, o enfermeiro deve acompanhar revistas e livros da sua área, participar de fóruns e grupos na internet voltados para seu segmento de atuação, ver o site do conselho de classe, além de ir a palestras e outros eventos. É necessário acompanhar o que está acontecendo na profissão até para se preparar para novos nichos de mercado que possam surgir.

Agora você já sabe as características para ser um enfermeiro de sucesso. A principal delas é sempre procurar se aprimorar com cursos, principalmente as especializações. Você terá aulas teóricas e práticas e aprenderá novos conhecimentos e habilidades que, certamente, farão a diferença em sua carreira. Sem contar a possibilidade de fazer networking e aumentar sua rede de contatos profissional.

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Então aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais e deixe que seus colegas de profissão também tenham um futuro promissor na enfermagem!

Qual deve ser o perfil de um enfermeiro?

Qual é o perfil ideal de um enfermeiro?

O Profissional em Enfermagem, no exercício de sua função, necessita ter criatividade, capacidade crítico-reflexiva, ser flexível, politicamente participativo, pesquisador-ativo, capaz de atuar em equipe, ter domínio de conhecimentos e habilidades para desenvolver atividades técnico-administrativa-assistencial.

Como deve ser o perfil e postura do profissional de enfermagem?

É necessário ser honesto, assumir os erros, ajudar os colegas em dificuldade, não competir com outros profissionais de forma desleal, respeitar a diversidade de opinião e negar-se a realizar atividades, caso não tenha conhecimento ou competência técnica.

Quais as habilidades de um bom enfermeiro?

5 características essenciais que todo enfermeiro de sucesso deve ter.
Estabilidade emocional. A rotina da enfermagem, especialmente em hospitais, exige que o profissional consiga ter estabilidade emocional para lidar com as situações. ... .
Habilidades de comunicação. ... .
Empatia. ... .
Liderança. ... .
Preocupação em se manter atualizado..

Quais as cinco competências do enfermeiro?

Por isso, elencamos cinco competências em que o profissional precisa trabalhar para aprimorar a sua gestão em enfermagem..
Saber se comunicar com o paciente e a equipe. ... .
Buscar mais conhecimento sempre. ... .
Desenvolver a responsabilidade com a profissão. ... .
Praticar o bom senso e a empatia. ... .
Conhecer as próprias emoções..