Qual é o conceito de oligarquia?

Qual é o conceito de oligarquia?
Este é um termo que tem uma definição muito extensa, porém a análise do mesmo começa na sua origem: Grécia Antiga onde o termo “oligarkhía” significa governo de poucos, ou seja, um governo reduzido; um sistema político que concentra o poder na mão de poucas pessoas ou de um pequeno grupo que pode pertencer a uma mesma família; também pode pertencer a um determinado grupo político ou até mesmo a um grupo financeiro e/ou econômico. Este tipo de governo, a oligarquia, é comumente responsável por políticas que normalmente são geridas para conseguirem-se benefícios baseados em interesses comuns ao grupo ao qual pertencem, deixando de fora outros interessados sejam eles quais forem e que se não pertencem a este reduzido grupo, não usufruem das vantagens conseguidas pelo mesmo.

O monopólio dos mercados, da política e até mesmo da cultura de uma nação, ainda que esta seja democrática, é na sua maioria inerente daquilo que conhecemos por oligarquia. Podemos usar como exemplo de prática de oligarquia quando os cargos mais altos e melhores remunerados de uma empresa são ocupados por quem faz parte de uma oligarquia onde seus membros possuem na prática, mais direitos do que aqueles que não fazem parte dessa minoria.

Comumente, este sistema político social é dominado pela elite, onde a participação de cidadãos comuns é rechaçada e o povo fica de fora de tudo àquilo que promove a oligarquia. Na história temos muitos exemplos de oligarquias, tanto na antiguidade como na atualidade. Se prestarmos atenção à história, poderemos comprovar que um dos exemplos clássicos de oligarquia era o Senado da República da Antiga Roma. Entre outros exemplos similares estão Atenas e Esparta que são outros dois bons exemplos para considerar-se sobre o que significa o termo oligarquia.

Conceitua-se o oligarca, que é o estereótipo deste conceito, um ser desprovido de ética e que não tem a mora como um dos bastões da sua formação. É muito comum nominar a corrupção e a violência como companheiras inseparáveis da oligarquia, já que para fazer uso da mesma, normalmente recorre-se a este tipo de ação. A oligarquia é sinônimo de anomalia no que se refere ao um sistema democrático, porém, ainda nos dias atuais é uma triste realidade.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2012). Conceito de Oligarquia. Em https://conceitos.com/oligarquia/. São Paulo, Brasil.

Qual é o conceito de oligarquia?
O termo oligarca é utilizado como um adjetivo qualificativo de certas pessoas que pertencem às altas classes da sociedade, às oligarquias e que possuem importante parte do poder político, econômico e até mesmo cultural. O termo oligarca é de uso informal e provém do conceito de oligarquia, que pode ser transformado e usado como um sentido negativo ou depreciativo.

Entende-se por oligarquia a um tipo de governo reservado a poucos, diferentemente do que acontece com a democracia (o governo do povo ou de todos). A oligarquia estabelece o acesso ao poder de um número limitado de pessoas dentro de uma comunidade, que com isso torna importante seu poder econômico e político. As oligarquias atuais estão sempre relacionadas com atividades financeiras, industriais, empresariais, rurais, entre outras, desde que proporcione riqueza e bens para seus membros.

É por essa desigualdade gerada a partir do conceito de oligarquia que surge o termo oligarca de modo depreciativo. Quando se menciona o termo oligarca se refere justamente a esse elemento de concentração de poder político assim como a concentração dos meios de produção. Obviamente, este conceito é utilizado por setores que estão além de fora da política, não possuem acesso a muitos direitos básicos de um ser humano como alimentação, educação, saúde, moradia, etc. Estes setores humildes ou populares se diferenciam através da linguagem, ou seja, daqueles que concentram importante parte da riqueza. Embora este termo seja utilizado em muitos países da América Latina, é especialmente comum na Argentina.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2014). Conceito de Oligarca. Em https://conceitos.com/oligarca/. São Paulo, Brasil.

Relacionados

  1. Oligarquia
  2. Democracia
  3. Oclocracia
  4. Monarquia Constitucional
  5. Federalismo
  6. Democracia Direta
  7. Autocracia
  8. República
  9. Organização Social
  10. Filosofia Política

Em sua configuração original, a palavra oligarquia indica o “governo” (archein) “de poucos” (oligos). Contudo, o pensamento político ligado à oligarquia não esteve rigidamente submetido a essa única forma de compreensão. Na Grécia Antiga, a expressão oligarquia era negativamente empregada para se fazer referência a todo o regime que fosse comandado por pessoas com alto poder aquisitivo. Desta forma, os governos oligárquicos foram confundidos com o governo das elites econômicas.

Apesar dessa acepção, o termo oligarquia poder ser muito bem empregado em outras situações políticas. Quando observamos, por exemplo, que um mesmo partido político ocupa os mais altos escalões de um governo, podemos identificar o desenvolvimento de uma oligarquia. Em geral, a presença das práticas oligárquicas impede que amplas parcelas da população participem do debate político. Dessa forma, podemos ver que a oligarquia diverge do atual sentido dedicado à democracia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na História do Brasil, o termo oligarquia é costumeiramente empregado para se fazer menção às primeiras décadas do nosso regime republicano. Em tal período, compreendido entre 1894 e 1930, os grandes proprietários de terra utilizavam de sua influência política e econômica para determinar os destinos da nação. Apesar da presença de um sistema representativo, a troca de favores, a corrupção do processo eleitoral e outros métodos coercitivos impediam a ascensão de outros grupos políticos.

Mesmo vivendo em um sistema democrático, é possível notar que algumas práticas oligárquicas ainda podem ser detectadas. Muitas vezes, as ações administrativas de um representante político se mostram vinculadas ao benefício de uma parcela reduzida da população. Dessa forma, outras parcelas da população acabam por experimentar as mais diversas situações de exclusão.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Oligarquia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/oligarquia.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

O que é conceito oligarquia?

A oligarquia é caracterizada por um pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente.

O que é a oligarquia e aristocracia?

- Oligarquia: o governo é exercido por um grupo pequeno de pessoas, que desfrutam das suas vantagens. - Aristocracia: o governo é exercido por um grupo pequeno de pessoas, na maioria das vezes nobres.

O que foi a República oligárquica?

Chama-se República Oligárquica o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 1894 e 1930. Se trata, portanto, de quase todo período da Primeira República no Brasil. Oligarquia significa “governo de poucos”.

Qual é o significado da palavra oligarquia Brainly?

Resposta verificada por especialistas A oligarquia é uma organização de poder do estado que se refere a pequenos grupos que procuram controlar esse poder com fins de interesse próprio ou de visões da sociedade. A palavra oligarquia vem do grego e se refere a um governo de uma pequena elite.