Qual a diferença entre Supply Chain cadeia de suprimentos e logística?

Existem, em especial, dois conceitos que, devido à sua integração, podem ser unificados por alguns gestores: trata-se de “logística” e “supply chain” (cadeia de suprimentos).

Naturalmente, eles estão muito associados, mas apresentam algumas diferenças que o gestor deve conhecer para tornar sua administração mais eficiente.

Continue a leitura e veja o que significa cada um desses conceitos e as diferenças que apresentam entre si!

Logística

A logística é um conceito que significa organização e contabilidade. Na verdade, ele tem origem francesa: vem do termo “logistique”, ciência que trata do planejamento e da realização de diferentes projetos.

O conceito originou-se das estratégias de guerra (armazenamento, distribuição e manutenção de diversos itens, como armas, alimentos, roupas, transporte e medicamentos).

Com o decorrer do tempo, logística passou a denominar o gerenciamento dos materiais usados em determinadas operações empresariais (armazenamento e distribuição de matérias-primas e produtos).

Foi a partir da década de 1970 que a logística empresarial iniciou seu grande desenvolvimento.

A logística empresarial é fundamental nas empresas, sendo responsável pela gestão de todos os materiais. A área logística gerencia tanto os recursos financeiros quanto os recursos materiais, realizando o planejamento eficiente da produção, do armazenamento, do transporte e da distribuição desses recursos.

A logística integrada é justamente a causa da unificação dos dois conceitos (logística e supply chain), já que busca a máxima integração entre os processos de uma empresa.

Supply chain (cadeia de suprimentos)

O supply chain abrange todos os processos que envolvem a vida de um produto, desde a sua produção (a partir de uma matéria-prima) até a entrega ao consumidor final.

Ele é formado por diversos integrantes que agem em etapas diferentes (fornecedores, fabricantes, distribuidores, armazéns, varejistas e consumidores).

Pode-se dizer que o SCM (Supply Chain Management, ou seja, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) desenvolveu-se a partir do conceito de Logística Integrada. A finalidade da gestão da cadeia de suprimentos é assegurar a melhor integração entre todos os processos do supply chain.

Diferenças entre logística e supply chain

Resumidamente, pode-se dizer que:

  • logística cuida da integração intraempresarial (dentro da empresa);
  • SCM cuida da gestão interempresarial (entre empresas).

O SCM, portanto, envolve fornecedores e clientes em níveis diversos ― como os clientes dos clientes ―, coordenando para racionalizar e otimizar o fluxo dos materiais e das informações (desde a matéria-prima até o consumo do produto final).

Esse tipo de gestão se propõe a eliminar as redundâncias e diminuir o tempo dos ciclos de produção e dos inventários, de forma a oferecer os melhores serviços pelos menores custos aos seus clientes.

A logística procura adquirir o produto ou a matéria-prima da fonte certa, no tempo certo, na quantidade adequada, no local ideal e para o cliente certo ao preço certo.

Ela se relaciona à movimentação dos produtos de um ponto a outro e controla o fluxo de informações sobre esse deslocamento. Preocupa-se com o controle de estoques e, também, com a redução de custos.

  • A logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, do armazenamento e do transporte do produto do ponto de origem ao de chegada;
  • O supply chain está mais associado à visão estratégica e integral dos processos logísticos.

Quando se pratica a Logística Integrada, procura-se unificar logística e supply chain para obter melhor:

  • planejamento;
  • gestão de estoques;
  • processamento de pedidos;
  • movimentação e armazenagem;
  • gestão das informações, transporte e distribuição;
  • PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).

Agora compreende melhor as diferenças entre logística e supply chain? Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais com seus amigos e fazer com que eles também tenham esse conhecimento!

Em geral, os conceitos de logística e supply chain (cadeia de suprimentos) estão sempre associados no que diz respeito ao gerenciamento e processos internos das empresas. Mas, as etapas dos processos desde a produção, estoque e entrega variam conforme cada empresa.

Muitos confundem os dois conceitos. Embora estejam interligados, eles possuem diferenças entre si. O importante é que, quando os processos estão bem gerenciados, a empresa otimiza a cadeia de suprimentos e ganha mais rentabilidade e tempo. Conheça as principais diferenças entre logística e supply chain.

Definição de logística

A logística significa contabilidade e organização. Sua origem é francesa e vem do termo “logistique”, ciência que planeja e realiza diversos projetos.

O conceito de logística tem sua base nas estratégias de guerra (estoque, manutenção e distribuição de materiais como alimentos, remédios, armas, roupas e transporte).

A partir de 1970, a logística se fortaleceu no mundo empresarial por meio de estoque e distribuição de produtos e matérias-primas e se tornou fundamental nas empresas.

O setor de logística é responsável por gerenciar todos os recursos materiais das empresas, desde um planejamento eficiente, estoque e transporte de produtos.

Com o passar do tempo, surgiu o conceito de logística integrada, onde o conceito de supply chain se integra ao de logística para buscar a máxima integração dos processos.

Definição de Supply Chain

O supply chain ou cadeia de suprimentos envolve todas as etapas da vida de um produto: compra de matéria prima, produção, estoque, entrega aos consumidores. No supply chain, todos os participantes da cadeia de produção estão integrados:

O conceito de SCM – Supply Chain Management, ou gerenciamento de cadeia de suprimentos se originou a partir da Logística integrada. Sua principal função é assegurar uma integração eficiente entre todas as etapas do supply chain.

O Supply Chain Management é fundamental para as empresas que desejam melhorar seus sistemas operacionais de produtos e garantir vantagem competitiva. Todas as atividades relacionadas a mercadorias como compras, inventários, depósitos, satisfação do cliente fazem parte do Supply Chain Management.

Quando o Supply Chain Management é bem aplicado, as empresas conseguem reduzir custos nas fases de produção, inovam nos processos e entregam produtos com mais qualidade aos consumidores.

Principais funções do Supply Chain

É comum confundir logística com supply chain, porém elas são estratégicas diferentes. Na verdade, a logística faz parte da cadeia de suprimentos.

As principais funções do supply chain são:

Cumprimento de prazos

Empresas que usam supply chain possuem mais controle dos prazos e melhoram a qualidade de entregas. Com isso, a relação com os clientes vai se tornar mais produtiva.

Fiscalização dos indicadores de performance

Os indicadores de performance como velocidade de produção, qualidade de produtos e serviços, satisfação de clientes, capacidade de inovação, tempo de entrega dos produtos, custos compatíveis, entre outros, devem ser fiscalizados pelo supply chain.

Integração dos fluxos de dados

É possível integrar o supply chain ao sistema de ERP (Enterprise Resource Planning). Assim, será possível obter todos os dados diários das empresas, programar envios, recebimentos de uma maneira integrada com todas as etapas do processo.

Diferença entre Supply Chain e Logística

O Supply Chain Management diz respeito a toda cadeia de suprimentos completa, desde o abastecimento, compra de matérias primas, produção e distribuição de materiais. É uma estrutura integrada, interligada e ramificada, com muitos processos complexos.

Já a logística é uma abordagem mais específica, que envolve o armazenamento até o transporte para os consumidores.

Entre outras palavras, a logística cuida da integração dos processos dentro da sua empresa. O supply chain management envolve toda gestão entre empresas (fornecedores, distribuidores, armazéns, consumidores, etc).

A logística visa o processo interno das empresas: armazenagem, gestão de estoque, transporte de entrada e saída de material, logística reversa e redução de custos.

O Supply Chain Management foi uma natural evolução da logística, pois ele coordena tanto os fluxos internos quanto os externos, como aquisição, compras, planejamento de demanda com fornecedores, integração com ERP, suporte ao consumidor final.

Essa gestão elimina redundâncias e erros, reduz tempo de produção, fornecimento de melhores serviços com menores preços, pois está ligada à visão integral e estratégica de processos logísticos.

As empresas que unificam o supply chain e logística, vão obter melhores:

  • Planejamento;
  • Processamento de pedidos;
  • Gestão de informações, estoques, distribuição e transporte;
  • Movimentação e armazenagem;
  • PPCP (planejamento, programação e controle de produção).

Benefícios do Supply chain

O ponto principal do supply chain management é melhoria nos resultados, por meio de maior controle dos processos.

Os principais benefícios do supply chain são:

  • Redução de custos;
  • Melhoria nos níveis de serviço;
  • Redução de desperdícios;
  • Maior eficiência;
  • Melhoria na satisfação do cliente.

As melhores práticas de supply chain management que as empresas devem implementar para otimizar e tornar os processos mais eficientes, melhorando os resultados são:

  1. Uso da tecnologia a favor processos produtivos;
  2. Realização de um bom mapeamento dos processos;
  3. Manutenção de um bom monitoramento e controle dos processos;
  4. Estabelecimento de um bom relacionamento com fornecedores;
  5. Integração entre os diversos setores da empresa por meio de softwares.

Qual a diferença de supply chain e logística?

O supply chain management envolve toda gestão entre empresas (fornecedores, distribuidores, armazéns, consumidores, etc). A logística visa o processo interno das empresas: armazenagem, gestão de estoque, transporte de entrada e saída de material, logística reversa e redução de custos.

Qual a relação entre supply chain e logística?

Logo, o Supply Chain consiste em uma cadeia completa, que compreende diferentes etapas dentro das operações logísticas de uma empresa. Assim, podemos considerar, desde a aquisição e abastecimento de insumos, passando por todas as atividades de armazenagem, até finalmente a distribuição da mercadoria.

O que é supply chain management na logística?

No nível mais básico, o gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados a um produto ou serviço, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto em seu destino.