Qual e a importância do desenho

Durante o crescimento da criança, a educação infantil tem um grande papel para socialização, divertimento, desenvolvimento e aprendizagem. Normalmente, é o primeiro contato da criança com pessoas desconhecidas e é quando ela começa a mostrar as suas habilidades e personalidade.

O desenho é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida e uma forma de comunicação.

É por meio dele que a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, principalmente quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita. 

Desenhando, a criança cria “pontes” entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo.

Por meio do desenho, é possível perceber várias características escondidas de cada criança: se ela é tímida, se tem autoconfiança, se está com problemas em casa e quais são seus maiores interesses.

Valorizando essa prática em casa

Ter o espaço do desenho como atividade, tanto em casa como na escola, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Além de desenvolver o senso de observação e imaginação, ela começa a perceber a variedade de cores, formas e texturas que pode usar para deixar seus desenhos ainda mais divertidos.

Valorizar os desenhos das crianças é muito importante. Normalmente, o professor tem conhecimento do desenvolvimento infantil e das etapas da evolução do desenho, para que compreenda e avalie as garatujas e rabiscos corretamente.

É importante que os pais possam se informar com o professor a respeito dessa avaliação.

Além disso, é legal que os pais possam ter um papel importante nessa parte da vida da criança, dar atenção quando a criança mostrar o desenho, se interessar, perguntar o que é e elogiar, assim é possível entender a personalidade e a forma como seu filho(a) está se desenvolvendo.

Não devemos e nem é correto impor uma forma de desenhar como “certa”, pois isso pode travar habilidades futuras e o potencial criativo das crianças.

Devemos incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados: giz de cera, canetinha, tinta e até mesmo massinha.

Relação DreamKids com a prática de desenho

Na DreamKids, o desenho é levado a sério e é um dos recursos que norteia a nossa prática pedagógica.

Em nossa escola, temos um ateliê de artes exclusivo para o desenvolvimento da criança nessa parte. Pintar, colar, explorar as cores, os formatos e a criatividade.

A arte é uma linguagem que fará com que a criança se expresse através de diferentes elementos, além de ser muito divertido.

Venha conhecer mais sobre a nossa proposta. Agende a sua visita!

Vera Regina

A DreamKids fica na Rua Joaquim Cândido de Azevedo Marques, 1234, na Vila Morumbi, em São Paulo. Venha conhecer a nossa escola!

Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.

Qual a importância do desenho para arte?

O desenho é fundamental para ele, é o suporte que dá estrutura, é o esqueleto para dar sustentabilidade a sua arte facilitando sobremaneira a expressão exata que você deseja transmitir no ato espontâneo do CRIAR.

Qual a importância do desenho na nossa sociedade?

Sabe-se que o desenho na sociedade contemporânea é considerado elemento relevante para o desenvolvimento afetivo, social e intelectual das crianças, pois antes mesmo de aprender a ler e a escrever elas reagem a diversos estímulos, manifestando pelo desenho seus sentimentos e valores.

Qual é a importância do desenho para o ser humano?

A prática do desenho é muito importante para a criança na Educação Infantil. Tem como objetivo a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudicial para criança no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Qual é o objetivo do desenho?

Por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. É por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade.

Qual é a importância do desenho para a educação?

Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.

O que é a arte de desenhar?

Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.

Em que o desenho implica?

Aprender a desenhar implica em muito mais do que simplesmente pegar o lápis e papel e sair rabiscando a folha. Desenhar proporciona diversos benefícios, que ajudam no dia a dia, além de ser uma atividade prazerosa, relaxante, terapêutica e que traz grande possibilidade de carreira artística e independência financeira.

O que o desenho pode expressar?

O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos. Pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.

Qual a importância do desenho para o desenvolvimento da criança?

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

O que significa desenho da figura humana?

O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.

Qual a relação entre o desenho e a vida?

Estimular a criança a desenhar desde pequena, é importante para ajudá-la a se expressar. O desenho também é uma maneira de perceber como está o desenvolvimento dos pequenos, nas diferentes etapas da infância. Cada criança é única, mas todas se desenvolvem.

Qual objetivo do desenho na educação infantil?

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

Qual a importância do desenho e pintura na educação infantil?

Desenvolvimento psíquico A pintura ajuda o aluno da educação infantil a ser mais comunicativo. Criar desenhos no papel é uma ferramenta importante para deixar as crianças mais confiantes para expressar sentimentos que não se sentem confortáveis para traduzir em palavras.

Qual a importância do desenho para o ser humano?

Tem como objetivo a construção mental o desenvolvimento cognitivo, motor, e afetivo emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudical para criança no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Qual a importância do desenho na aprendizagem?

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

Qual a importância da arte do desenho?

O desenho é fundamental para ele, é o suporte que dá estrutura, é o esqueleto para dar sustentabilidade a sua arte facilitando sobremaneira a expressão exata que você deseja transmitir no ato espontâneo do CRIAR. Se você pular etapas, certamente vai encontrar obstáculos na hora de interpretar uma ideia concebida.

Qual é a importância do desenho para a sociedade?

Sabe-se que o desenho na sociedade contemporânea é considerado elemento relevante para o desenvolvimento afetivo, social e intelectual das crianças, pois antes mesmo de aprender a ler e a escrever elas reagem a diversos estímulos, manifestando pelo desenho seus sentimentos e valores.