Qual é a divisão do continente americano em critérios socioeconômicos?

  • Como se regionaliza a América?
    • Critério Físico
    • Critério Socioeconômico
    • Critério Histórico-cultural

Como se regionaliza a América?

Você já pensou que é possível encontrar diferentes formas de regionalização continente americano?

Com área territorial de mais de 42 milhões de Km², o continente americano é o segundo mais extenso do mundo, superado apenas pelo continente asiático. Seu território é bastante alongado no sentido norte-sul: há uma distância de quase 16 mil km entre os extremos norte e sul. Essa grande extensão é um dos fatores que explicam a diversidade natural de paisagens encontradas na América.

Seu grande e extenso território é preenchido pelos mais diversos elementos naturais e humanos. Tal extensão também se reflete na variedade de tipos de clima, vegetação, relevo, hidrografia, população, cultura, economia, dentre outras questões.

Desde clima tropical ao polar, vegetação rasteira e grandes florestas, áreas montanhosas e planas até chuvosas e desérticas, são algumas características abrigadas nesta grande extensão latitudinal, ou seja, norte-sul.

Essa diversidade nos permite também dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seu território. Cada região possui características diferentes das demais regiões, por isso são separadas.

Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões baseadas em critérios distintos. Três divisões regionais são as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos:

  • Física (geográfico);
  • Socioeconômica;
  • Histórico-cultural.

Critério Físico

No primeiro chamado de “As Três Américas” temos uma regionalização geográfica: América do Norte, América Central e América do Sul. Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente.

Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central). Um aspecto interessante dessa divisão é que cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente. Vejamos abaixo um mapa na prática de como fica assim regionalizado:

mapa imagem da regionalização do continente americano
as trê américacritério geográfico (américa do norte, central e do sul)Regionalização “As Três Américas” continente americano critério físico

Critério Socioeconômico

O processo de colonização, a língua falada e outros aspectos relacionados à cultura das nações colonizadoras predominantes e dos diversos povos originários são alguns dos critérios adotados também na regionalização do continente americano.

América Latina foi colonizada, principalmente, por portugueses e espanhóis. Por esse motivo, nessa parte do continente americano, as línguas oficiais da maioria dos países são o português e o espanhol, línguas de origem latina. Já a América Anglo-Saxônica, onde o inglês é a língua predominante, foi colonizada, principalmente, por ingleses.

Nesta outra forma de regionaliza a América, podemos considerar também conforme suas características históricas e econômicas. De um lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente.

De outro lado, temos a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiões teria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração.

Uma curiosidade sobre a origem dos nomes é que, Anglo-Saxônica e Latina, esteve inicialmente associada a uma divisão da América baseada na origem dos povos europeus que colonizaram o continente. Os latinos seriam os povos que falam línguas de origem latina, predominante no sul da Europa, como portugueses, espanhóis, italianos e franceses. Os Anglo-saxões seriam povos de origem saxônica, predominantes no norte da Europa, como na Inglaterra. Vejamos agora essa segunda forma de regionalização em mapa:

mapa imagem da regionalização do continente americano critério socioeconômico (américa anglo saxônica e latina)Regionalização continente americano – critério socioeconômico

Critério Histórico-cultural

Através deste critério, a América fica dividido a partir das características históricas, especialmente as relacionadas à formação da população dos países americanos. Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos.

Esse processo não se resume somente aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas também se relaciona com cultura dos povos. Nosso continente se formou através da mistura entre as inúmeras culturas que aqui se encontraram.

Essa mistura não ocorreu apenas de forma uniforme, uma vez que em cada região temos o predomínio de características populacionais e culturais diferentes das demais. A partir disso, dividimos a América em sete principais regiões culturais: América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.

mapa imagem regioes
america historico culturalRegionalização América – critério Histórico-cultural

E você, o que sabe sobre o continente americano?

Deixe nos comentários.

Como é a divisão socioeconômica do continente americano?

A divisão sócio-econômica do continente americano classifica a América em duas regiões: América Anglo-Saxônica e América Latina. Mas por que nosso continente é separado dessa forma? A regionalização sócio-econômica divide os países a partir do desenvolvimento econômico e social.

Quais são os critérios socioeconômicos da América?

Divisão cultural do continente americano Também chamada de divisão socioeconômica, divide a América em duas partes apenas: a América Anglo-Saxônica e a América Latina. Essa divisão leva em conta a língua falada e a condição econômica dos países.

Como a América é dividida através do critério socioeconômico e em qual delas o Brasil se encontra?

Resposta. Divide - se em desenvolvida, subdesenvolvida.

Qual a divisão socioeconômica?

Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.