Qual a importância dos seis processos de gestão de pessoas para as organizações?

Nenhuma empresa funciona sem as pessoas que as representam, são elas que ditarão se a organização será um sucesso ou um fracasso. Afinal, as empresas são formadas por pessoas e processos. E são os colaboradores os responsáveis pela execução de processos e pelos resultados dos negócios. Por isso, a gestão de pessoas é fundamental. Atualmente, com o mercado ainda mais competitivo e consumidores extremamente exigentes, a gestão de pessoas vem ganhando mais relevância para as empresas. Isso tem feito com que ela se tornasse uma das principais atividades do RH.A gestão de pessoas é o conjunto de processos relativos à contratação, atração, retenção, motivação e maximização dos resultados dos funcionários em seu ambiente profissional. Os principais processos de gestão de pessoas são:

  • agregar pessoas;
  • aplicar pessoas;
  • recompensar pessoas;
  • desenvolver pessoas;
  • manter pessoas;
  • monitorar pessoas.

O setor de RH, que anteriormente era responsável por rotinas administrativas e burocráticas, sendo dependente dos departamentos jurídico e contábil, passou a assumir uma posição mais estratégica.A partir do momento que as organizações passaram a enxergar a importância de desenvolver e motivar seus funcionários, o papel do RH se transformou e ele passou a administrar os colaboradores. Ele assumiu a posição de disseminar a cultura organizacional, implementar processos internos e benefícios aos funcionários. Além disso, promove o desenvolvimento dos profissionais, dá suporte ao time, resolve conflitos, retém novos talentos, avalia desempenho, propõe mudanças e muito mais.Para que tudo isso seja possível, a equipe de RH precisa saber quais são os processos de gestão de pessoas e, assim, conseguir criar uma estratégia bem-sucedida. Como anda esse processo em sua organização? Confira a seguir como aprimorar a gestão de seu pessoal. Boa leitura!

Por que investir na gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o processo realizado pelo RH para administrar os recursos humanos da organização para que eles sejam capazes de aumentar os lucros dos negócios. Essa tarefa não é tão simples, pois se trata de pessoas que possuem personalidades, experiências e opiniões diferentes. Por isso, é importante desenvolver as habilidades necessárias para lidar com todo o time e alcançar resultados de qualidade.A gestão de pessoas ganhou espaço quando as corporações perceberam a importância de garantir a satisfação de seus funcionários no ambiente de trabalho, além de pagar bons salários.Assim, o RH passou a tentar entender quais são as necessidades dos profissionais e também identificar os melhores processos para a empresa. Isso faz toda a diferença para a construção de uma organização de alto desempenho.

Os principais benefícios da gestão de pessoas

O departamento de Recursos Humanos está abandonando diversas de suas tarefas tradicionais para realizar ações internas mais estratégicas. Para isso, ele precisa saber quais são os processos de gestão de pessoas. No entanto, antes de mais nada, é necessário conhecer os benefícios de uma gestão de pessoas bem estruturada. Ela proporciona um melhor desempenho de toda a equipe e ainda garante:

  • a qualidade dos processos de contratação;
  • retenção e desenvolvimento de talentos;
  • treinamento e desenvolvimento de colaboradores e líderes;
  • criação de planos de carreira;
  • benefícios e direitos;
  • gestão da produtividade e qualidade dos processos;
  • equilíbrio entre as expectativas da empresa e dos funcionários;
  • motivação e comprometimento da equipe;
  • gestão das mudanças organizacionais;
  • crescimento e reconhecimento da empresa.

Quer saber como criar um planejamento de RH estratégico. Confira esse eBook!

Quais são os processo de gestão de pessoas?

1. Processo de agregar pessoas

Esse processo também é conhecido como de provisão ou suprimentos de pessoas. É focado em inserir novos colaboradores na organização. Ele envolve as práticas de recrutamento e seleção e seu objetivo é a atração e seleção de talentos. Ele tem grande importância estratégica para a empresa, por isso a contratação de novos profissionais deve ser feita de forma minuciosa. O RH deve preencher os cargos vagos com os melhores candidatos, os quais precisam ser capazes de atender as necessidades da organização.

2. Processo de aplicar pessoas

É o processo de gestão de pessoas que desenha as atividades desenvolvidas pelos profissionais, faz a análise e descrição dos cargos, direcionamento das pessoas e avaliação de desempenho. Dessa forma, é possível realizar a integração dos colaboradores na empresa e acompanhar o seu desenvolvimento na realização de suas tarefas.

3. Processo de recompensar pessoas

Esses são os processos de gestão de pessoas responsáveis por considerar a satisfação de todas as necessidades dos empregados da organização. Isso inclui as necessidades básicas, como remuneração, benefícios e direitos. Mas vai até a satisfação de requisitos avançados, como a realização pessoal e profissional, motivação, colaboração, reconhecimento, flexibilidade, entre outros.É um dos principais processos de motivação e incentivo, sendo destaque da gestão. Isso acontece, pois, ainda que a questão financeira seja importante, os outros anseios dos profissionais têm sido mais reconhecidos pela as empresas e vão além do dinheiro. Respeitar e contribuir com as necessidades e anseios do time é uma das principais estratégias motivacionais que devem ser utilizadas pelas as organizações.

4. Processo de desenvolver pessoas

São os processos que incluem o treinamento e desenvolvimento de pessoas, os programas de mudança e desenvolvimento de carreira. Eles são alguns dos processos mais aplicados para garantir a capacitação e aperfeiçoamento da equipe de colaboradores.Por meio da promoção da aprendizagem de novos conhecimentos e promoção do desenvolvimento pessoal e profissional, o RH é capaz de estimular os talentos da empresa. Assim, esse processo da gestão de pessoas é capaz de garantir a atualização de informações, o compartilhamento de conhecimento entre funcionários e a aprendizagem contínua. Com isso, o RH contribui para a formação de equipes mais preparadas para se adaptar às constantes mudanças do mercado.

5. Processo de manter pessoas

Enquanto isso, os processos de manter pessoase criar as condições ambientais e psicológicas que sejam favoráveis ao bom desempenho dos funcionários despertam o interesse dos funcionários em permanecerem na empresa por longo prazo.Por isso, devem incluir relações com a cultura organizacional, gestão do clima, segurança no trabalho, programas de qualidade de vida, relações sindicais, entre outros processos.

6. Processo de monitorar pessoas

Por último para saber quais são os processos de gestão de pessoas é necessário conhecer o monitoramento de pessoas. Ele consiste em processos cuja finalidade é acompanhar as atividades realizadas pelos empregados e seus resultados.O RH é responsável por acompanhar, orientar e manter o comportamento do time de acordo com o planejamento da empresa para garantir que seus objetivos sejam alcançados. As empresas precisam compreender quais são os processos de gestão de pessoas e a importância que eles têm para os negócios. Por meio da gestão bem estruturada é possível utilizar todos esses processos para corrigir falhas, atrair, reter e desenvolver talentos. Dessa forma, os colaboradores passarão a produzir mais e melhor. Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossa página nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e receba outros conteúdos sobre o assunto!

Qual a importância dos processos de gestão de pessoas?

Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa. O investimento em equipes tem o potencial de fazer com que profissionais trabalhem mais satisfeitos e engajados, impactando positivamente nas metas de negócio da companhia.

Quais os 6 processos de gestão de pessoas?

Quais são os principais processos da gestão de pessoas?.
Agregar pessoas. ... .
Aplicar pessoas. ... .
Recompensar pessoas. ... .
Desenvolver pessoas. ... .
Manter pessoas. ... .
Monitorar os resultados..

Qual é a importância da gestão de pessoas para as empresas?

A gestão de pessoas em uma empresa é fundamental para garantir um ambiente adequado aos colaboradores e relações mais saudáveis. impactando diretamente na produtividade e consequentemente, nos resultados da empresa.

Qual a importância dos processos e das ferramentas de gestão com pessoas nas organizações?

O principal benefício da gestão de pessoas dentro da organização é a de promover melhorias para o bem-estar geral dos colaboradores. Afinal, o foco da gestão de pessoas é melhorar os resultados da empresa através de uma excelente organização e suporte aos talentos contratados.