Qual a diferença entre a vida na cidade e a vida no campo?

Portugal é um país pequeno, com cerca de 10 milhões de habitantes, maioritariamente, concentrados nas cidades do litoral. Curioso é perceber que quase 30% da população que vive em meios urbanos admite que gostaria de mudar-se para o campo. A conclusão é do estudo ‘O impacto da pandemia nas marcas territoriais’, da Bloom Consulting, que este ano acompanha a edição anual do Portugal City Brand Ranking.

É na faixa etária dos 35-44 anos e entre os habitantes de Lisboa, Braga, Évora e Coimbra que este apelo pela vida do no campo parece mais forte, com 41% dos inquiridos a afirmar que gostariam de trocar a cidade pelo campo. Os mais reticentes a estas mudanças são os jovens entre os 18 e 24 anos e os cidadãos que vivem nos distritos de Viana do Castelo, Ponta Delgada, Beja e Castelo Branco.

O Portugal City Brand Ranking posiciona Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra no top, como os melhores municípios para viver, investir e visitar.

Slow living. O apelo da vida no campo

Durante décadas as pessoas deslocaram-se das zonas rurais para os centros urbanos à procura de trabalho, melhores salários e, consequentemente, mais qualidade de vida. Contudo, o ritmo de vida nas cidades parece penalizar a saúde e o bem-estar dos seus habitantes, cansados da correria do dia-a-dia e tantas vezes incapazes de usufruir da cultura e movida que outrora tanto os atraiu nas cidades.

O último ano e meio, marcado pela pandemia, parece ter vincado esta vontade de abrandar, de procurar uma vida mais tranquila e de maior proximidade com a natureza.

Acresce a diferença de custo de vida entre as zonas urbanas e rurais, desde logo o custo da habitação, o que aliado ao crescimento do teletrabalho fazem cada vez mais pessoas pensar em como poderiam ser boas as suas vidas na velha aldeia que veio os seus avós e os seus pais nascer.

Um país a duas velocidades

Contudo, a vida no campo não são só flores. Há um caminho a percorrer e parece existir alguma resistência em avançar.

Quando pensamos no sítio onde queremos viver procuramos escolas para os nossos filhos, procuramos hospitais centrais próximos, procuramos redes de cuidados e de assistência e possibilidades de trabalho. Da mesma forma que procurar trabalho levou os nossos avós e pais a ir viver para as cidades e até a emigrar, o trabalho também pode trazê-los de volta às origens.

Fonte:

30% dos residentes das cidades querem viver no campo

Qual a diferença entre a vida na cidade e a vida no campo?

A dualidade vida no campo e na cidade:

A Cidade e o Campo – dois mundos diferentes A partir desta perspectiva, torna-se hoje cada vez mais imperativo compreender a dinâmica de mudança nas interacções entre zonas urbanas e rurais e atacar-se aos desafios crescentes que impedem um desenvolvimento equitativo da cidade e do campo. Isto precisa de uma nova abordagem na planificação das nossas cidades, dos meios que elas têm para gerir o melhor possível a circulação das pessoas, dos capitais, das mercadorias e das informações.• É igualmente necessárias soluções e encontrar criatividade com o propósito de trocas mais equilibradas com as zonas rurais de modo que a sua capacidade de adaptação às mudanças que actualmente o nosso mundo sofre, sejam reforçadas.• Através de sob tema consagrado a este respeito, “a interacção entre a cidade e a campo”, EXPO Xangai 2010 - A Exposição tem por tema "Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida" mostrará ao público de todo o mundo que uma qualidade de vida sustentável na cidade não será possível sem um desenvolvimento harmonioso ao mesmo tempo das zonas rurais e as zonas urbanas.

Diferenças entre viver no campo e viver na cidade:

As diferenças de viver no campo e viver na cidade são: na cidade há muitos carros, muitas casas, prédios, fábricas, muitas estradas, supermercados e muitas lojas.
As pessoas na cidade andam sempre a correr para irem para o emprego porque têm de apanhar transportes públicos que são os autocarros, o metro, o comboio, e as filas se forem de carro.
No campo a vida é mais calma, há menos estradas, menos carros, há tractores, animais domésticos e selvagens, muitas árvores, ervas, flores, hortas para plantar hortaliças, batatas e outras.
A cidade é muito poluída por causa do fumo dos automóveis e das fábricas que poluem o ar e os rios e matam os peixes.
No campo a vida é mais saudável porque existem muitas árvores existem menos carros e não existem fábricas.
Eu gosto mais de viver no campo porque é mais calmo e mais saudável, posso ter animais, uma horta e brincar mais à vontade.

Local para as potencialidades e utilização das competências com o Curso Técnico de Cozinha:

Ora bem, para mim o local com mais potencialidades para a utilização das competências atingidas com o Curso Técnico de cozinha é na cidade, pois na cidade é que encontram bons restaurantes do qual poderemos subir na vida. Nas vilas e nas aldeias a poucos restaurantes e como prova disso é muito difícil mostrar as nossas competências em Aldeias e nalgumas Vilas.

Qual é a diferença entre a vida no campo e na cidade?

Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc. No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, frequentando rodeios, bailes, etc.

Qual é a diferença entre o campo e a cidade?

Cidade é onde tem muitas lojas e casas. Campo é o lugar onde as pessoas plantam e tem fazendas. Nas zonas rurais(Campo) existe mais natureza,ar puro rios,lagoas,montanhas.

Quais as semelhanças e as diferenças entre a vida no campo e na cidade?

Resposta verificada por especialistas. A semelhança entre cidade e campo se dá na presença de moradores, presença de animais domesticados, alguns pequenos comércios e a produção de alimentos. As diferenças entre esses dois ambientes se dá nos tipos de moradores, animais, comércios e produtoras.

Como é a vida no campo?

As pessoas moram em construções com imensa área verde. O campo é livre de poluição, as pessoas possuem maior qualidade de vida, embora não se tenha tanta tecnologia. A maioria das pessoas que vive na área rural trabalha na lavoura, na agricultura, plantando e colhendo alimentos necessários para a nossa sobrevivência.