Qual é a importância dos recursos naturais para o ser humano?

Qual é a importância dos recursos naturais para o ser humano?

As florestas são recursos naturais renováveis.

O homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente, especialmente após a Revolução Industrial.

As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.

Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.

Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Os recursos naturais "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-recursos-naturais.htm. Acesso em 26 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Lista de exercícios


Atualidades


499 palavras 2 páginas

Técnico em Segurança do Trabalho

A importância dos recursos naturais.

Ciciane Pereira Silva Cirino
Professor: Marcilio Almeida

Maracanaú-Ce
2015

Os recursos naturais são aqueles que compõem a formação dos lugares, sem a intervenção do homem, e garantem a vida na Terra - a luz do Sol e o calor, a água, o solo, o ar, os animais e as plantas.

Através do SOL recebemos luz e calor, pois esse astro está próximo da Terra e os raios emitidos podem nos alcançar. Essa luz, ao atingir a Terra, fornece calor para os seres vivos e não vivos.

A Terra gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação) num período de 24 horas, fato que proporciona a existência dos dias e das noites, pois durante esse movimento, parte da superfície da Terra está direcionada para o Sol (dia) e a outra parte não recebe a luz solar (noite).

Sem o Sol, a Terra não seria iluminada e seria muito fria, talvez nem existisse vida em nosso planeta.
A ÁGUA é muito importante para a vida no planeta, pois ela ocupa a maior parte da superfície da Terra. Mas nem toda água é doce e pronta para o consumo humano. Pelo contrário, a maior quantidade de água do planeta é salgada, vinda dos mares e oceanos.
Hoje em dia, o abastecimento da água do planeta está comprometido, em razão da poluição causada pelo homem. Todos os dias grandes quantidades de lixos, esgotos e produtos químicos são jogados nos rios e mares, poluindo as águas.
Se não criarmos consciência de que a natureza precisa ser respeitada, há o risco de não termos mais água no planeta.
O AR é um recurso natural composto de diferentes gases, como o oxigênio; é essencial para a vida, pois precisamos dele para respirar, abastecendo nosso corpo das quantidades necessárias para o seu funcionamento. As grandes quantidades de poluição, causadas pelo homem, também tem prejudicado a qualidade do ar que respiramos. Por isso é comum vermos pessoas com problemas respiratórios. As indústrias são bastante responsáveis pela poluição do ar, assim


Relacionados

  • Importância dos recursos naturais

    515 palavras | 3 páginas

    Os recursos naturais têm um importante papel no sistema econômico moderno, esta questão passou a ser inserida nos debates sobre a expansão do capitalismo e a escassez dos recursos, frente ao aumento exorbitante da população nas ultimas quarto décadas. Para a economia neoclássica, a economia da sustentabilidade é vista como um problema de alocação intertemporal de recursos entre consumo e investimento por agentes econômicos racionais, cujas motivações são fundamentalmente maximizadoras de utilidade….

  • A importancia da preservação dos recursos naturais

    14419 palavras | 58 páginas

    dos recursos naturais onde os mesmos so essenciais para o equilbrio ambiental como clima, tempo, solo e outros fenmenos que possam intervir no nosso dia a dia. A valorizao das florestas deve ser primordial, pois auxiliam nos processos naturais como eroses, recursos hdricos, vegetaes e outros. A ausncia das florestas ou dessas reas protegidas por leis implicariam em uma serie de fatores como conseqncias desagradveis, pois elas equilibram o meio ambiente e interagem com outros recursos natural sendo….

  • A importância da gestão ambiental associada à demanda de recursos naturais em prol da sustentabilidade

    3566 palavras | 15 páginas

    A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL ASSOCIADA À DEMANDA DE RECURSOS NATURAIS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE Manuela Rolim de Moura1 2 Eduardo Almeida UNIASSELVI - IERGS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental RESUMO A preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente em diversos campos de atuação. O artigo tem como objetivo esclarecer se a gestão ambiental e suas estratégias podem ser utilizadas como ferramenta para manejo de ações….

  • kukiohi

    9461 palavras | 38 páginas

    maneira em seu habitat, o ambiente natural da caatinga encontra-se pouco devastado. Sua região poderia ser ocupada mais a nível agrícola, em virtude do seu solo possuir boas condições de manejo, só necessitando de irrigação artificial. Assim, considerando os fatos apresentados, a caatinga teria condições de desenvolver-se economicamente com a agricultura, que seria de suma importância para acabar com a miséria existente. Mas sem esquecer de utilizar os recursos naturais com equilíbrio, sendo feito de….

  • Projeto Gota Legal

    1901 palavras | 8 páginas

    formulário Hermom Reis Silva Resumo Realizada em uma APA (Área de Proteção Ambiental) no Parque de Ciência e Tecnologia da USP, esta aula tem por finalidade a abordagem do equilíbrio ecológico do recurso florestal para a manutenção de outros recursos, dentre eles a água. Promovendo ao aluno o conhecimento da importância de áreas remanescentes de biomas como a Mata Atlântica, local onde se encontra o CIENTEC, que preservem a fauna e a flora para a manutenção de corpos de água, como por exemplo, a nascente….

  • Sistemas de Produção Sustentável

    1896 palavras | 8 páginas

    Em um mundo com recursos naturais cada vez mais escassos e, conseqüentemente, com a preocupação cada vez maior em torno da escassez destes recursos é de fundamental importância que haja desenvolvimento tecnológico que propicie soluções alternativas para sanar tal deficiência. A aqüicultura, que é objeto de orientação tecnológica, vem se destacando como uma das opções eficientes de produção de organismos aquáticos com redução considerável nos impactos ambientais provenientes de tal cultura. Porém….

  • Introdu O 1

    560 palavras | 3 páginas

    indiscutível. O ser humano recorre aos recursos naturais para satisfazer suas necessidades. Podemos usufruir destes recursos na forma como são extraídos da natureza, ou após um processo de industrialização. Para melhor aproveitar estes recursos no presente e para que estes ainda estejam disponíveis para as futuras gerações, é necessário um uso correto e racional, isto é, de forma sustentável. O homem encontra-se totalmente dependente dos recursos naturais para a sua sobrevivência e bem estar, por….

  • percpção ambiental

    2365 palavras | 10 páginas

    ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA ZONA RURAL DE COLATINA A CERCA DA IMPORTÂNCIA DO RIO PANCAS, ES. COLATINA-ES 2014 2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVOS GERAIS Analisar, por meio da aplicação de questionários, a percepção dos moradores da Zona Rural de Colatina a cerca da importância do Rio Pancas. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Verificar, quais são as principais utilidades….

  • Planeta Terra e Recursos Naturais

    615 palavras | 3 páginas

    Terra e Recursos Naturais Elaborado por : Kelvin Silva Keryton Augusto Kleider Lemos Melody Langa Marina Tamele Meque Felizardo Mércio Neves Morais Issufo Lourenço Lucílio de Gracio Docente: Hecralito Mucavele Introdução O presente Trabalho que tem como tema Planeta Terra e Recursos Naturais, irá abordar sobre os diferentes Recursos Naturais, a sua classificação, importância e formas de preservação do mesmo. Objectivo O trabalho tem como objectivo geral descrever os tipos de recursos naturais….

  • Motivação

    5358 palavras | 22 páginas

    MOTIVAÇÃO A indústria de petróleo é, certamente, a mais fantástica atividade produtiva organizada em toda a existência do ser humano. Conhecimento empírico, ciência, tecnologia, engenharia, administração, finanças, fatores sociais, ecologia, recursos humanos são ferramentas essenciais para o desempenho da empresa. Analisar as técnicas existentes, adaptar, aperfeiçoar e inovar para trabalhar em um cenário inédito nos motiva para tornarmos referência mundial no setor. A cadeia de petróleo é uma….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância do recursos naturais para o ser humano?

Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.

O que são recursos naturais para o ser humano?

Recursos naturais são todos os elementos disponíveis na natureza que podem ser consumidos ou utilizados para a realização de outras atividades humanas, como a geração de energia. Eles podem ser renováveis ou não renováveis e são divididos em biológicos, minerais, hídricos e energéticos.

Porque o ser humano depende dos recursos naturais para sobreviver?

Eles suprem a necessidade dos seres vivos, o que os torna extremamente importantes à manutenção da vida. Os recursos naturais são assim chamados quando analisamos a relação homem-natureza. Isso ocorre devido ao uso da natureza pelos humanos para a transformação do espaço em que vivemos.

Qual a relação do ser humano com os recursos naturais?

A utilização indiscriminada dos recursos naturais tornou o ser humano causador de grandes impactos ambientais, gerando o desequilíbrio na cadeia da vida, consequentemente, causando o colapso e a quebra do sistema.