Qual é a importância do mar Mediterrâneo para o contato entre as civilizações?

Tema é analisado no vídeo “Arqueologia do Contato” pela professora da USP Maria Cristina Kormikiari

 25/06/2020 - Publicado há 2 anos

Qual é a importância do mar Mediterrâneo para o contato entre as civilizações?
O mar Mediterrâneo foi o principal responsável pela interação entre os povos da Antiguidade europeia – Foto: Wikipedia

Já em torno do ano 3000 antes de Cristo, na chamada idade do bronze, havia um intenso contato entre as várias culturas que habitavam o continente europeu. O Mediterrâneo era o principal meio de interação entre esses povos, que se deslocavam mais por aquele mar do que por vias terrestres. Tanto que ele é chamado pelo historiador francês Michel Gras de “cimento líquido”. Dada essa forte interação, é preciso ter a percepção de que as culturas antigas – grega, fenícia, egípcia e outras – não são “puras”, mas frutos de um conjunto de intersecções.

Qual é a importância do mar Mediterrâneo para o contato entre as civilizações?
Imagem extraída do vídeo Arqueologia do Contato, com a professora Maria Cristina Kormikiari

Essa é uma das lições de Arqueologia do Contato, o mais recente episódio da série de vídeos Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Nele, a professora Maria Cristina Kormikiari, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, explica esse ramo da arqueologia que estuda a interação entre as civilizações antigas, a arqueologia do contato. “Uma das variáveis que estão em jogo quando se fala na formação cultural de um povo é a questão das interações”, diz a professora no vídeo. “Com relação à Antiguidade, todos os povos ao redor do Mediterrâneo estiveram em contato intenso por milênios.”

O vídeo Arqueologia do Contato, com a professora Maria Cristina Kormikiari, está disponível neste link.


Qual é a importância do mar Mediterrâneo para o contato entre as civilizações?

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


O Mar Mediterrâneo (do latim, Mediterraneus, que significa “entre as terras”) é um mar interior que está localizado no Oceano Atlântico Oriental entre a Europa (ao sul), Ásia (a oeste) e África (ao norte). Suas águas são mais quentes uma vez que recebe o calor do deserto africano.

Ocupa uma área total de aproximadamente 2.5 milhões de Km2, sendo considerado o maior mar interior do mundo em extensão e volume de água.

Cerca de 70 rios deságuam no Mar Mediterrâneo dos quais se destacam: Nilo, Pó, Ebro, Ródano, dentre outros.

Qual é a importância do mar Mediterrâneo para o contato entre as civilizações?
Mapa do Mar Mediterrâneo

Possui vasta biodiversidade abrigando cerca de 5% das espécies do planeta, dentre vegetais e animais.

Faz ligações com o Mar Negro (pelo estreito de Bósforo e de Dardelos) e o Mar Vermelho (pelo Canal de Suez) agrupando diversas ilhas sendo as maiores a de Sardenha e Sicília, ambas na Itália.

Além delas outras ilhas fazem parte do mediterrâneo, a saber: Chipre, Córsega, Creta, Maiorca, Minorca, Ibiza, Lesbos, Rodes, Miconos, Malta, dentre outras.

O Mar Mediterrâneo é banhado pelas quatro penínsulas:

  • Península Ibérica
  • Península Itálica
  • Península da Anatólia
  • Península Balcânica

Apresenta profundidade média de 1.400 m e máxima de 5.200 m, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia).

Alguns mares que compõem o Mediterrâneo são:

  • Mar Egeu: da Grécia, a oeste, até a Turquia, a leste
  • Mar Adriático: banha o norte e o leste da Itália e o oeste da península balcânica
  • Mar Jônico: entre a Itália e a Grécia
  • Mar Tirreno: nordeste da península itálica

Países Banhados pelo Mar Mediterrâneo

Os países que são banhados pelo Mar Mediterrâneo na Europa são: Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegóvina, Montenegro, Albânia, Grécia e Turquia.

No continente asiático é a Síria, Líbano, Israel e Palestina; e, por fim, na África, os países banhados pelo Mediterrâneo são: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Saiba também sobre o tema nos artigos:

  • Clima Mediterrâneo
  • Vegetação Mediterrânea

Principais Características

As principais características do mar mediterrâneo são:

  • Salinidade Elevada (aproximadamente 4%)
  • Clima Temperado
  • Evaporação Intensa
  • Invernos ameno e úmidos
  • Verões quentes e secos
  • Costa recortada

História

A história do mar mediterrâneo remonta tempos muito antigos, de forma que diversas civilizações da Antiguidade se desenvolveram próximas ao Mediterrâneo, tal qual fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romanos.

O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica.

Os romanos o chamavam de “Mare Nostrum” (Nosso mar) e árabes o chamavam de “Al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ” (Mar Branco do Meio). Foi também muito importante para a rota marítima comercial dos séculos XV e XVI, pelos genoveses e venezianos com o transporte de especiarias.

Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção.

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo e o Mar Morto

Qual a importância do mar Mediterrâneo para o contato entre as civilizações?

Além disso, o Mediterrâneo foi uma importante rota de acesso ao Oriente durante a Idade Média, cujas rotas partiam da península itálica e seguiam por mar até o Oriente Médio para, então, penetrar no território asiático.

Por que o mar Mediterrâneo foi importante para diversas civilizações da antiguidade?

A área ocupa três continentes, e seu solo fértil permitiu que os povos antigos se estabelecessem, domesticassem animais e plantassem com sucesso. Nas colinas da Anatólia, os hititas exploraram minas de ouro e os fenícios no Mediterrâneo carregavam azeite e especiarias em seus navios mercantes.

Qual é a maior importância do mar Mediterrâneo?

E hoje, o mar Mediterrâneo exerce um papel vital para. A evaporação infunde suas águas com uma dose extra de sal; essas águas deságuam no Atlântico e ajudam a acionar movimentos oceânicos que percorrem o mundo todo, influenciando temperaturas, padrões de tempestades e muito mais.

Por que o mar Mediterrâneo foi importante para os povos das civilizações da Europa Ásia e África?

O Mediterrâneo era o principal meio de interação entre esses povos, que se deslocavam mais por aquele mar do que por vias terrestres.