Qual a diferença entre licenciatura em pedagogia e licenciatura Plena em pedagogia?

Pergunta de Luís Miranda em 27-05-2022

(9 votos)

A licenciatura plena pedagogia habilitação é o curso ideal para quem deseja trabalhar como professor nas séries iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e gestão escolar. De acordo com a Lei 9.394 de 1996 todos os profissionais interessados em atuar em sala de aula devem fazer o curso superior de pedagogia.

O que significa ter licenciatura plena em pedagogia?

Licenciatura plena, também conhecida como magistério, é uma categoria de curso superior que habilita os alunos para lecionar aulas sobre determinada área de formação. Os profissionais formados em cursos dessa categoria podem dar aulas para o ensino fundamental ou médio.

Qual é a diferença entre licenciatura e licenciatura plena?

Quem se formava na licenciatura curta poderia dar aulas apenas para os estudantes do fundamental I e II. A licenciatura plena exige uma carga horária de 180 horas de graduação. Isso quer dizer, que nesta categoria o licenciado possui mais tempo de preparo, estudo e pesquisa na área.

Qual a diferença entre licenciatura em Pedagogia e licenciatura Plena em Pedagogia?

Lembra que as licenciaturas envolvem áreas específicas, nas quais o profissional quer atuar? Pois é, se ele quiser ensinar Química, fará a licenciatura nessa disciplina, e terá pedagogia na matriz curricular — mas o foco é a área que ele escolheu. Já aquele que opta por Pedagogia, estuda o ensino de forma mais ampla.

O que é um curso de licenciatura plena?

O que é uma Licenciatura Plena ou Magistério? Como adiantamos, a Licenciatura Plena é um tipo de formação universitária voltada para formar professores para atuarem no ensino fundamental II (5º ao 9º anos) e no ensino médio (1ª a 3ª séries).


O Que é Licenciatura Plena em Pedagogia?

40 curiosidades que você vai gostar

Qual a carga horária de uma licenciatura plena?

Já as licenciaturas, que são cursos voltados para a formação de professores, costumavam ter uma carga horária mínima de 2.800 horas. Com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, esse tipo de formação deve passar a ter uma duração de 3.200 horas distribuídas ao longo de 4 anos.

O que é curso de licenciatura Plena em Normal Superior?

Normal Superior

Esse tipo de curso é uma graduação de licenciatura plena que habilita o profissional a lecionar tanto na educação infantil quanto na fase inicial do ensino fundamental.

Qual é o curso superior mais rápido?

Os cursos superiores mais curtos que existem são conhecidos como Tecnólogos.Cursos de Artes e Design.Cursos de Marketing e Comunicação.Cursos de Direito.Cursos de Tecnologia.Cursos de Finanças.Cursos de Saúde.Cursos de Alimentos e Bebidas.Cursos de Gestão.

Quem tem complementação pedagógica pode fazer concurso?

A complementação pedagógica é aceita em concursos públicos normalmente. Afinal, ela é reconhecida pelo MEC e concede o grau equivalente ao de uma Licenciatura Plena.

A licenciatura plena em Pedagogia é um dos caminhos de formação para quem busca trabalhar na área de educação. Se esse é o seu sonho, confira tudo sobre o curso neste artigo!

Encontre bolsas de estudo de até 80%!

Não importa onde você está. Em todos os lugares há de se concordar com a seguinte afirmação: a educação é agente transformadora de vidas.

Mais que desenvolver habilidades em determinada área, aprender a questionar, mudar o olhar para a sociedade e mundo são papéis fundamentais do ensino. 

Para se preparar para essa posição de educador, o caminho da licenciatura precisa ser trilhado, como é o caso da Pedagogia. 

Não é à toa que a graduação conta com o maior número de alunos matriculados no Brasil, segundo o último Censo da Educação Superior (2020), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mas vamos ao que interessa… 

O que significa licenciatura plena em Pedagogia?

Antes de entender de onde vem o termo “plena”, você sabe o que é uma licenciatura?

Essa é uma das modalidades do ensino superior, assim como o bacharelado — uma formação que prepara profissionais, com conhecimentos sobre uma determinada área, para que possam atuar no mercado de trabalho. 

> Leia mais! Bacharelado, tecnólogo e licenciatura: qual a diferença?

Na licenciatura, a pessoa formada é desenvolvida especificamente para a área acadêmica, onde pode dar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante, de acordo com o curso em que se formou.

Algumas graduações dessa modalidade, além da Pedagogia, são História, Letras, Ciências Biológicas, Matemática, Filosofia, Geografia, Física e Química.

Quando surgiu a categoria de licenciatura no país, a ideia era atender uma nova demanda de professores em regiões onde houvesse carência desses profissionais. 

Foi a partir deste contexto que a Lei n. 5.692/71, em 1971, exigiu uma formação que fosse rápida e generalista, o que resultou na que ficou conhecida como licenciatura “curta”.

Anos mais tarde, essa modalidade foi extinta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, após muitas críticas de especialistas da área de educação, principalmente pela formação rasa dos professores nas salas de aula.

E é nesse contexto que surge a licenciatura “plena”, com uma carga horária maior, capacitando ainda mais esses profissionais. Atualmente o termo praticamente não é usado no meio acadêmico.

Qual a diferença entre licenciatura em pedagogia e licenciatura Plena em pedagogia?

Como funciona a licenciatura plena em Pedagogia?

O curso de licenciatura plena em Pedagogia tem foco na formação de profissionais, através de princípios e métodos de ensino, para que possam atuar em diferentes fases da educação.

Você, com certeza, encontrou pedagogos durante os anos iniciais da sua educação, não é mesmo?

Eles são os que ocupam os cargos administrativos do colégio e dão suporte em frentes como direção, supervisão e orientação educacional. 

Esse profissional também é responsável por aplicar novas metodologias no sistema de ensino, que possam atuar na inclusão e diversidade dentro das escolas. A formação permite, cada vez mais, a capacidade de lidar com as diferenças dentro da educação.

Os estudantes também se preparam para realizar projetos educacionais voltados para consultorias, organizações não-governamentais e empresas privadas.

Os cursos de licenciatura plena em Pedagogia precisam ter conteúdos relacionados à alguns temas, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC):

  • Fundamentos da educação;
  • Formação na área de políticas públicas e gestão da educação, seus fundamentos e metodologias;
  • Direitos humanos e diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etc.;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

E o que você acha que tem na grade curricular da licenciatura plena em Pedagogia ? Muitas matérias na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, como:

  • Alfabetização e Letramento
  • Avaliação Educacional
  • Currículo Escolar e Projeto Político-pedagógico
  • Didática Aplicada à Educação Infantil e Aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
  • Gestão Escolar
  • Mediação Didática
  • Orientação Educacional
  • Psicologia da Educação
  • Supervisão Pedagógica

> Leia também! Melhores cursos de Pedagogia EaD, segundo o Guia da Faculdade

Quanto tempo dura a licenciatura plena em Pedagogia?

As aulas do curso de licenciatura plena em Pedagogia tem duração de 4 anos, podendo ser divididos em 8 períodos. No geral, a graduação deve ter, no mínimo, 3.200 horas de trabalho acadêmico.

Para a formação também é necessário cumprir com o estágio obrigatório. Algumas instituições exigem trabalho de conclusão de curso.

Qual é a diferença entre licenciatura e licenciatura plena?

Não há diferença entre licenciatura e licenciatura plena, devido à extinção das licenciaturas curtas, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996.

Todas as pessoas que se graduam nessa modalidade atualmente são plenos, mesmo que não esteja no diploma o termo impresso.

> Veja também: Saiba se existe Pedagogia EaD em 1 ano

Licenciatura plena ou magistério?

Há alguns era comum você ver uma formação de magistério, para quem gostaria de se tornar professor, junto ao ensino médio. Ao finalizar o curso, o aluno poderia dar aulas em qualquer fase escolar.

Mas para melhorar a qualidade de formação, as licenciaturas ganharam mais força, dentro dos cursos de nível superior.

Habilitações do curso de Pedagogia

Você já se perguntou: “licenciatura em pedagogia plena habilita para quê?”. A resposta para essa dúvida são várias, afinal, mais que atuar nas salas de aula, o pedagogo tem papel fundamental em diversas áreas como profissional da educação.

Além de uma habilitação em educação infantil, fundamental ou voltada para jovens e adultos (EJA), com a licenciatura, ele pode ter formação em outra modalidade como o bacharelado.

O profissional pode trabalhar com a psicopedagogia, que é um campo que analisa o comportamento do aluno, orientando familiares no processo. Essa atuação pode ser feita dentro e fora das escolas.

A pedagogia hospitalar é uma área que se destaca por garantir às crianças e adolescentes o acesso à educação, com atendimento humanístico e personalizado e muitas atividades lúdicas.

Outra possibilidade são as editoras. Formados em pedagogia são peças fundamentais para a elaboração de materiais didáticos.

Áreas de tecnologias ou brinquedos também exigem atenção desse profissional, que pode dar consultorias para desenvolvimento de novos projetos dentro dessas empresas.

Possibilidades não faltam! Em 2021, as contratações aumentaram 54,04% com carteira assinada. Em média, o pedagogo recebe R$2.558,70 podendo o teto salarial chegar a R$5.463,11.

As informações são do levantamento realizado pelo portal Salario.com.br junto a dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED 2022), eSocial e Empregador Web do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Onde estudar licenciatura plena em pedagogia EaD

Agora que você já sabe tudo sobre o curso, chegou a hora de decidir qual universidade cursar. O curso de licenciatura plena em pedagogia pode ser EaD, sim! Por isso, separamos uma lista de instituições parceiras com mensalidades cheias de descontos, olha só!

  • Anhanguera
  • Unopar
  • Estácio
  • Centro Universitário FAM
  • Unicsul – Cruzeiro do Sul

Qual a diferença de licenciatura Plena em Pedagogia e licenciatura em Pedagogia?

A licenciatura curta foi extinta, era uma modalidade que previa uma formação mais rápida, que preparava educadores para atuar na educação infantil. A licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido, atualmente, em áreas diversas da educação: ciências da natureza, exatas etc.

Qual a licenciatura mais curta?

Veja a seguir como funciona uma licenciatura curta, quais são as faculdades que oferecem esse tipo de curso e outras alternativas para ingressar nesse mercado!.
Matemática..
Química..
Física..
Biologia..
História..
Língua Portuguesa..
Geografia..

Como se escreve licenciatura Plena em Pedagogia?

Os cursos de licenciatura plena, também conhecidos por magistérios, são destinados a formar professores da Educação Básica e Infantil no Brasil. O grau de licenciatura plena pode ser ofertado por universidades, centros de ensino superior ou instituições não universitárias.

Qual a diferença entre licenciatura?

O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.