Qual diferença entre trabalho multiprofissional e interdisciplinar?

Equipe multidisciplinar ou equipe multiprofissional?

Ouço comentar que o termo "equipe multidisciplinar' traz questionamentos a respeito, que mais exato é equipe multiprofissional cuja atividade tem contexto multidisciplinar, que disciplina e profissional são entes distintos, que equipe significa conjunto de pessoas e disciplinas conjunto de saberes, que unir equipe disciplinar ou multidisciplinar é problemático por formar ambiguidade, evento indesejável em redação científica, sobretudo se aplicado como termo técnico científico em relatos formais.  

Não é errado usar equipe multidisciplinar em lugar de equipe multiprofissional, pois em linguística é legítimo qualquer  uso se este existe na língua e o importante é a comunicação.

É de cunho normal, sobretudo em registros coloquiais, a formação de figuras de linguagem (metonímias, hipérboles, metáforas) por motivo de praticidade e de efeito didático.

Mas, é importante observar que, em registros técnicos e científicos, usar termos precisos é apregoado por muitos e bons autores de metodologia científica ou de redação científica, o que pode facilmente ser verificado nessa modalidade de  literatura. Por esse ponto de vista, equipe profissional traz mais clareza e precisão, e equipe multiprofissional já indica o contexto multidisciplinar da atividade a que se dedica a equipe.

Simônides Bacelar

Brasília, DF

Índice:

  1. Qual a diferença entre multidisciplinaridade interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?
  2. O que é multidisciplinaridade pluridisciplinaridade interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?
  3. Qual é a diferença entre multidisciplinar e interdisciplinar?
  4. Qual a diferença entre multi inter e transdisciplinaridade?
  5. O que é pluridisciplinar?
  6. Qual o conceito de uma equipe interdisciplinar?
  7. O que é planejamento multidisciplinar?
  8. O que é a disciplinaridade?
  9. O que é um trabalho interdisciplinar?
  10. O que inviabiliza um trabalho interdisciplinar?
  11. O que é um projeto pluridisciplinar?
  12. O que é uma equipe multiprofissional e interdisciplinar?
  13. Como deve ocorrer o trabalho de uma equipe interdisciplinar de saúde?

Multi, pluri, inter, intra, transdisciplinar. ... Então multidisciplinar, as disciplinas existem no mesmo lugar; interdisciplinar: elas estão no mesmo lugar e começam a dialogar entre si; transdisciplinar: elas dialogam entre si, mas interagem de tal forma que se torna uma coisa só.

O que é multidisciplinaridade pluridisciplinaridade interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

Multidisciplinaridade corresponde à abordagem de um mesmo assunto por várias disciplinas, sendo que cada disciplina tem como objetivo garantir o conteúdo disciplinar. ... Interdisciplinaridade é o trabalho coletivo entre diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver vários conteúdos ao tratar do mesmo assunto.

Qual é a diferença entre multidisciplinar e interdisciplinar?

O multidisciplinar pode ser um conjunto de disciplinar de são estudadas de maneira simultânea, mas sem a necessidade de estarem relacionadas entre si. Ao contrário do método interdisciplinar, que proporciona um conhecimento mais especializado, a multidisciplinaridade resulta em conhecimentos mais ecléticos.

Qual a diferença entre multi inter e transdisciplinaridade?

Interdisciplinaridade é um conceito que se refere ao processo de ligação existente entre duas ou mais disciplinas, a partir de algo que é comum entre elas. ... Na transdisciplinaridade há uma intercomunicação entre as disciplinas de tal modo que não existem fronteiras entre as disciplinas.

O que é pluridisciplinar?

“A pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um objeto de uma mesma e única disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo. ... Em outras palavras, a abordagem pluridisciplinar ultrapassa as disciplinas, mas sua finalidade continua inscrita na estrutura da da pesquisa disciplinar” (NICOLESCU, 2005).

Qual o conceito de uma equipe interdisciplinar?

Equipe interdisciplinar é formada por vários profissionais de diversas áreas da saúde que trabalham em conjunto, muitas vezes coordenada por um médico, permitindo atendimento global de acordo com as necessidades dos pacientes.

O que é planejamento multidisciplinar?

Multidisciplinar é um sistema de ensino que engloba experiências em várias disciplinas, em busca de metas a atingir, dentro de um programa específico. ... Equipe multidisciplinar é um conjunto de especialistas, em diversas áreas, trabalhando em equipe, em busca de um objetivo comum.

O que é a disciplinaridade?

substantivo feminino Qualidade de disciplinar, do que diz respeito a uma disciplina, a uma área do conhecimento, a uma matéria ensinada em uma instituição de ensino. Característica de disciplinar, de se sujeitar a uma disciplina, de submeter à obediência. Etimologia (origem da palavra disciplinaridade).

O que é um trabalho interdisciplinar?

O Trabalho Interdisciplinar (TI) é a produção intelectual e a elaboração de material teórico/prático realizada pelos alunos e que traz aos mesmos, a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula, utilizando-os como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas ...

O que inviabiliza um trabalho interdisciplinar?

De acordo com o texto-base: "A falta de apoio por parte dos colegas de profissão e dos gestores educacionais inviabiliza um trabalho interdisciplinar, visto que um projeto com enfoque interdisciplinar depende de parceria, mutualidade, diálogo e planejamento conjunto com toda comunidade escolar" (texto-base, p. 13).

O que é um projeto pluridisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é um conjunto de profissionais de diferentes disciplinas que trabalham para um objetivo comum. ... O oposto de uma equipe multidisciplinar é uma equipe funcional ou unidisciplinar, que são compostas por pessoas com a mesma especialidade ou área de atuação.

O que é uma equipe multiprofissional e interdisciplinar?

O trabalho multiprofissional consiste no estudo de um objeto por diferentes disciplinas, sem que haja convergência entre os conceitos e métodos5. ... No modelo interdisciplinar, certas subdisciplinas constituem novas disciplinas ou subdisciplinas, com métodos e conteúdos teóricos próprios.

Como deve ocorrer o trabalho de uma equipe interdisciplinar de saúde?

Os profissionais da área de saúde devem agir sempre em conjunto, apoiando e entendendo os motivos das condutas, sem pré-julgamentos e sempre em contato direto para avaliar o que é melhor para cada indivíduo, respeitando as diferentes áreas.

Leia também

  • Onde mora a atriz Letícia Colin?
  • Quais são as patologias do sistema reprodutor?
  • Qual a melhor proteína para tomar pós treino?
  • Como era Leo Jaime nos anos 80?
  • Qual a importância da proteína do soro do leite?
  • Quando vai cair a 4 parcela do auxílio emergencial?
  • Quanto tempo vejo o resultado da bichectomia?
  • Onde Nossa Senhora do Silêncio apareceu?
  • Quantas gotas de Decongex para bebê?
  • Onde se localiza a cidade de Berlin?

Tópicos populares

  • Onde vai cair o rendimento do FGTS?
  • Para que serve sertralina e seus efeitos colaterais?
  • Como era Caruaru antigamente?
  • Quanto custa o Tiggo 2 usado?
  • Como fazer um vestido com uma camiseta?
  • Qual história da música Bella ciao?
  • Quem é o presidente da Claro no Brasil?
  • São Paulo na década de 20?
  • Qual a diferença entre o Embraer 190 e 195?
  • Para que servem os alimentos transgênicos?

Qual a diferença entre equipe multiprofissional e interdisciplinar?

Em projetos interdisciplinares, os conteúdos das disciplinas se complementam e se integram por um objetivo comum. Por outro lado, na prática multidisciplinar, cada componente curricular traz os conteúdos para dentro de um mesmo contexto, resultando em conhecimentos mais diversificados.

O que é trabalho multiprofissional e interdisciplinar?

O foco da equipe multidisciplinar Quando profissionais de uma mesma área se reúnem para atender a um único foco específico, por exemplo, atender demandas especializadas em doenças cardíacas, chamamos esse tipo de equipe de interdisciplinar, por integrar os saberes de diversas profissões na assistência integrada.

O que é o trabalho multiprofissional?

O trabalho em equipe multiprofissional consiste em modalidade de trabalho coletivo que se configuraria na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais.

O que é um trabalho interdisciplinar?

O Trabalho Interdisciplinar (TI) é a produção intelectual e a elaboração de material teórico/prático realizada pelos alunos e que traz aos mesmos, a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula, utilizando-os como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas ...