Qual o melhor material para roupeiros

A madeira é uma das principais matérias primas utilizadas pela humanidade para construir e decorar. Desde os primórdios, os homens viram na flexibilidade e resistência da madeira uma oportunidade de personalizar suas habitações conforme desejavam.

Com a revolução industrial, no século XVIII, o uso dessa matéria-prima foi ainda mais intensificado para o desenvolvimento urbano e isso fez com que houvesse escassez de madeira e lentidão para a produção. Foi aí que o MDF e o MDP foram desenvolvidos.

Agora que você já sabe a parte histórica sobre a origem desses materiais, é hora de seguirmos para o que realmente importa: saber se vale a pena comprar móveis com esses tipos de estruturas e, por fim, o que é melhor: MDF ou MDP.

Para ter essas respostas e muitas outras dicas, vale a pena seguir conosco pelas imagens abaixo e ter ainda mais certeza de qual será a sua escolha.

O que é MDF?

Qual o melhor material para roupeiros

Entre o MDF e o MDP, o primeiro é o mais popular. É comum que as pessoas entrem ou acessem lojas de móveis onde a descrição sobre o tipo de fabricação indica o MDF como principal estrutura.

Mas, o que é MDF afinal de contas?

A sigla MDF significa Medium Density Fiberboard, ou Placas de Fibra de Madeira de Média Densidade. O processo de fabricação é feito com pequenas fibras de madeira misturadas com resina sintética, o que traz como resultado um tipo de placa com alta resistência e excelente uniformidade.

Graças à ótima resistência, o MDF é flexível e possibilita os mais diferentes cortes, como os arredondados, por exemplo, garantindo personalização conforme as necessidades mais específicas.

Quais os tipos de MDF?

Qual o melhor material para roupeiros

Existem alguns tipos de MDF que podem ser melhor utilizados conforme cada tipo de necessidade. Entre os tipos de madeira MDF, estão:

MDF resistente à umidade: são produzidos em um processo chamado de acetilação patenteado, que oferece características de maior durabilidade e resistência.

MDF que atrasa o avanço do fogo: são produzidos com a mesma característica dos MDF resistentes à umidades, mas com um adicional: o halogênio, que oferece excelente resistência ao fogo.

MDF de resistência nuclear: são utilizados em todo tipo de móvel, como guarda roupa MDF, que proporciona maior resistência.

MDF laminado: é constituído por resina melamínica em seu revestimento, além de ureia, que permite melhor flexibilidade no uso para móveis e pisos.

MDF com partículas de fibras: são internamente mais densos e podem ser equiparados até mesmo à madeira.

O que é MDP?

Qual o melhor material para roupeiros

No desenvolvimento de diferentes tipos de estruturas originadas da madeira original, o MDP aparece como uma boa alternativa ao próprio MDF.

O que é o MDP?

Sua sigla significa Medium Density Particleboard, ou seja, chapas de madeira com partículas de madeira prensada em média densidade.

Em sua estrutura, o MDP conta com três camadas, sendo as bordas com partículas mais finas e o miolo mais grosso. Esse tipo de construção das placas faz com que o material seja mais grosso, mas, mais leve, comportando grande capacidade de peso.

Assim como o MDF, o MDP é, sem dúvidas, uma ótima escolha para os mais diferentes tipos de móveis para a casa.

MDP ou MDF: qual a diferença?

Qual o melhor material para roupeiros

Com dois tipos de materiais para móveis tão bem desenvolvidos, fica até difícil saber a diferença entre MDF e MDP. Mas estamos aqui para ajudar você com isso e muito mais.

A diferença entre o MDF e o MDP está, principalmente, na estrutura das placas. O MDF é construído com placas mais maleáveis que permitem manipulação mais fácil e recortes personalizados. Com isso, é um material que pode ser muito bem empregado em soluções modernas sob medida.

O MDP, por sua vez, é mais resistente e aguenta mais peso. Embora não seja tão maleável, é um tipo de estrutura que se adapta fácil em superfícies planas. Para prateleiras, portas, painéis e outros, é uma excelente escolha.

Qual o melhor material para roupeiros

Essa é uma pergunta que compreende várias outras perguntas. Então vamos aos vários pontos a se considerar.

Umidade

O primeiro é o local que o móvel ocupará. Se o local for úmido, como o banheiro, ou em espaço aberto, tenha a consciência de que ambos absorvem a umidade e podem estragar mais rapidamente sob essas condições.

Contudo, se houver a necessidade de escolher entre um dos dois para essa finalidade, vá de MDP. Por ser menos denso e com espaço entre as fibras, as partículas das bordas incharão primeiro e isso retardará a modificação na espessura do móvel.

  • Peso

Outro ponto muito importante é com relação ao peso que será utilizado no móvel. Peças de MDP costumam aguentar cargas maiores, o que é bem indicado para armários, guarda-roupas, closets e outros móveis para essa finalidade. A durabilidade tenderá ser maior.

  • Durabilidade

Ambos os tipos de móveis oferecem ótima durabilidade. Mas para isso, precisam ter suas limitações de peso e utilização respeitados. O ideal é seguir todas as indicações dos fabricantes quanto à capacidade de peso, espaço e limpeza. Seguindo esses cuidados, você terá lindos móveis por longos anos.

Móveis planejados em MDF ou MDP

Qual o melhor material para roupeiros

Com tantas vantagens desses tipos de móveis, não é difícil imaginar que tanto o MDF, quanto o MDP sejam utilizados para aplicações mais específicas e sofisticadas. É o caso, por exemplo, dos móveis planejados.

Ambos podem ser muito bem aplicados em armários, guarda-roupas, estantes, torres e outras opções que permitam um acabamento mais moderno e agradável aos ambientes. Porém, é preciso saber onde e como utilizar cada opção.

Móveis em MDF são excelentes quando a ideia é desenhar acabamentos personalizados, como cantos, quinas, adornos e outras soluções com desenho mais aprimorados. O MDF é ótimo para a parte externa do móvel.

Já o MDP é a opção ideal para estruturas internas, como prateleiras, gavetas e outros espaços que receberão grandes quantidades de objetos. Isso garantirá mais resistência do móvel e maior durabilidade.

O melhor, sem dúvidas, é falar com um bom arquiteto, designer de interiores ou mesmo um marceneiro, que indicarão as melhores aplicações conforme as necessidades de seu lar.

Guarda-roupa MDF

Qual o melhor material para roupeiros

Um dos móveis mais populares produzidos em fibra de madeira, é o guarda-roupa. Vendidos tanto em MDF, quanto em MDP, esses móveis acabam tendo preços menores do que os guarda-roupa de madeira, o que faz deles uma opção bem interessante.

O guarda-roupas MDF traz como vantagem os acabamentos mais refinados e até mesmo personalizados, o que faz dele uma boa opção quando a ideia é valorizar a decoração. Além disso, é também mais resistente para mudanças de posições, o que, inclusive, é vantajoso para quem mora de aluguel e muda com certa frequência.

Qual a espessura dos móveis em MDF

Qual o melhor material para roupeiros

As espessuras de MDF podem ser de 3, 6, 9, 12, 15, 18, 20, 25 e 30mm. Fique de olho na hora de comprar o seu móvel! Vamos às aplicações de cada uma:

  • MDF de 3, 6 e 9mm.: são finos e podem ser utilizados para fundos de gavetas e espelhos.
  • MDF de 12 e 15mm.: são indicados para o uso de painéis de TV e cabeceira de camas.
  • MDF de 18 e 20mm..: são muito utilizados para a frente dos móveis, pois facilitam o encaixe nos puxadores feitos de alumínio, além de serem comuns em prateleiras.
  • MDF de 25mm.: comuns para portas de guarda-roupas e armários devido à resistência que empregam.
  • MDF de 30mm.: são utilizados em prateleiras maiores e espessas que têm mais carga de peso.

Móveis lindos em MDF ou MDP?

Qual o melhor material para roupeiros

Os móveis em MDF ou MDP são lindos e podem ser aproveitados em aplicações realmente muito interessantes. Com acabamentos modernos, linhas retas e facilidade na adaptação conforme a necessidade, eles são mais econômicos e contribuem para valorizar a decoração do lar.

Pesquisar modelos, tipos e acabamentos é, sem dúvidas, uma maneira de fazer a melhor escolha para a sua casa. A ideia é que, entendendo a qualidade do material, você encontre um profissional que possa projetar móveis que tenham tudo a ver com a sua personalidade. Um bom exemplo disso é esta belíssima peça verde projetada pela arquiteta de interiores Adriana Coradini. De aspecto minimalista, ela tem tudo a ver com o restante do ambiente e, com certeza, retrata o estilo dos moradores.

Busque por ainda mais inspiração para os seus móveis em MDF ou MDP aqui na homify!

`Só MDF ou MDP? Quais os outros tipos de madeiras?

Qual o melhor material para roupeiros

Agora que você entendeu a diferença entre MDF e MDP, pode ver dicas para guarda-roupa de MDF e até mesmo conhecer os tipos de MDF, é hora de dar um passo além para escolher os móveis de sua casa.

Entenda agora mesmo os melhores tipos de madeiras para móveis e estruturas e faça a melhor escolha!

10 Quartos de Meninas com Beliche (+Dicas e Ideias de Decoração)

Qual o melhor material de um guarda

Os melhores materiais para guarda-roupas e os mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.

Qual o material mais resistente para guarda

Madeira maciça Trata-se de uma matéria-prima nobre que dá elegância ao móvel, além de resistência e durabilidade. Porém, costuma ter um custo maior pela complexidade do processo de produção.

Qual é o melhor material MDP ou MDF?

Qual o mais resistente? Sendo as duas muito boas e com alta durabilidade, o que você precisa analisar é o ambiente e o uso. MDF, por exemplo, não é resistente à água, sendo a MDP melhor para ambientes úmidos, dificultando sua expansão e desgaste. Já o MDP segura mais o peso, porém a MDF é mais resistente ao atrito.

Qual o melhor MDF para guarda

18mm — mais utilizado para a produção de prateleiras ou para fazer o tamponamento de móveis; 25mm — mais utilizado para a produção de guarda-roupas, closets, prateleiras ou para fazer o tamponamento de móveis.