Qual era o papel dos navios e locomotivas a vapor na Revolução Industrial?

Qual era o papel dos navios e locomotivas a vapor na Revolução Industrial?

Este objeto é um ins­tru­mento de demons­tra­ção de máquina a vapor clás­sica. De maneira sim­pli­fi­cada, este modelo con­siste em uma cal­deira conec­tada a um meca­nismo com pistão que trans­forma o fluxo de vapor em movi­mento das peças.

Esta máquina pode ser divi­dida em partes para faci­li­tar o enten­di­mento. A for­na­lha é o espaço onde o com­bus­tí­vel é quei­mado, gerando o calor que aquece a cal­deira. Sobre a for­na­lha encon­tra-se a cal­deira, onde a água é trans­for­mada em vapor que, por sua vez é levado sob pressão para o cilin­dro. Dentro do cilin­dro há o pistão, peça móvel que é empur­rada cicli­ca­mente para a frente e para trás pela pressão do vapor e leva o movi­mento às rodas e ao gover­na­dor cen­trí­fugo. Este último é um meca­nismo que, de acordo com a velo­ci­dade de giro das massas, con­trola a admis­são do vapor no cilin­dro, ace­le­rando ou freando o movimento.

Este vídeo mostra, de maneira didá­tica e sim­pli­fi­cada, o fun­ci­o­na­mento de uma locomotiva.

O motor, pro­pri­a­mente dito, é a parte mecâ­nica que utiliza o vapor sob pressão para gerar movi­mento. Houve diver­sos modelos de motores a vapor, mas o modelo repre­sen­tado por este objeto é o Motor Alter­na­tivo. Neste modelo, uma válvula móvel alterna o lado de admis­são e exaus­tão do vapor dentro do cilin­dro, fazendo com que a exaus­tão seja forçada devido à admis­são de vapor do outro lado do cilindro.

Qual era o papel dos navios e locomotivas a vapor na Revolução Industrial?
By Panther — Steam engine in action.gif, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79000149

É inte­res­sante ana­li­sar como a energia se trans­forma ao longo do pro­cesso da máquina. A queima de um com­bus­tí­vel con­verte energia química do mate­rial em energia térmica, que causa a eva­po­ra­ção e expan­são da água da cal­deira, que move o pistão e pos­te­ri­or­mente as rodas da máquina, se con­ver­tendo em energia mecâ­nica. Este é o prin­cí­pio das usinas térmicas. 


Usinas térmicas nos dias de hoje

As máqui­nas a vapor revo­lu­ci­o­na­ram o mundo a partir do século XVIII. A inven­ção destas máqui­nas criou alter­na­ti­vas con­fiá­veis aos sis­te­mas ante­ri­o­res de fonte de tra­ba­lho. As prin­ci­pais fontes de tra­ba­lho eram a tração animal e a energia dos ventos, como em barcos à vela ou cata-ventos.

Quando falamos em máqui­nas a vapor, o pri­meiro exemplo é sempre o da loco­mo­tiva, mas é impor­tante per­ce­ber que a revo­lu­ção destas máqui­nas que geram movi­mento a partir da queima de com­bus­tí­vel não se resumem ao trans­porte. As pri­mei­ras máqui­nas a vapor eram esta­ci­o­ná­rias e uti­li­za­das para bombear água, e os mesmos prin­cí­pios foram uti­li­za­dos em maqui­ná­rios indus­tri­ais. A inven­ção e uti­li­za­ção de máqui­nas a vapor foi extre­ma­mente impor­tante para a 1ª Revo­lu­ção Industrial.

Hoje em dia, o prin­cí­pio das máqui­nas a vapor ainda é muito uti­li­zado. As usinas ter­mo­e­lé­tri­cas e de fissão nuclear uti­li­zam a queima de com­bus­tí­vel ou a emissão de radi­a­ção, res­pec­ti­va­mente, como forma de aquecer a água de uma cal­deira e gerar vapor sob pressão. O vapor é uti­li­zado para mover as tur­bi­nas de gera­do­res elé­tri­cos que con­ver­tem o movi­mento das tur­bi­nas em energia elé­trica. Os motores à com­bus­tão interna, como os dos carros, foram uma nova revo­lu­ção. Nestes o com­bus­tí­vel é o mesmo mate­rial que se expande e gera o movi­mento dos pistões, mas o prin­cí­pio da máquina térmica é o mesmo desde 1800. 

Pes­quisa: Gabriel Cury Perrone; Físico UFRGS / Feve­reiro 2020 

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.

O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas. Posteriormente, por volta de 1712, essa máquina de Savery foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar cargas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato apenas no século 18, quando James Watt (1736 – 1819), em 1763, criou uma máquina que possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme contribuição para a Revolução Industrial.

Foi em 1804 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para locomoção. A locomotiva a vapor, construída por Richard Trevithick, era capaz de transportar 450 pessoas a uma velocidade de 24 km/h, velocidade bem menor que a que estamos acostumados atualmente. Depois da locomotiva, vieram os carros, o primeiro foi produzido em 1885, pelo Engenheiro Alemão Karl Benz, e possuía motor a gasolina.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Máquinas Térmicas

Mapa Mental: Máquinas Térmicas

Qual era o papel dos navios e locomotivas a vapor na Revolução Industrial?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

* Mapa mental por Me. Rafael Helerbrock


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Qual o papel dos navios e locomotivas a vapor na Revolução Industrial?

O barco a vapor e as estradas de ferro diminuíram o tempo das viagens. Além disso, o custo dos transportes baixo, aumentou ainda mais o volume das trocas, isto é, o mercado. O aumento das trocas fez com que fosse necessário produzir mais, e, assim, os avanços da industrialização tornaram-se cada vez maiores.

Qual foi a importância da locomotiva a vapor?

A invenção e constante aperfeiçoamento da máquina a vapor permitiu também o aumento da produtividade e custos reduzidos. A velocidade de rotação da máquina a vapor e o baixo custo da energia transformaram esta máquina num engenho de alta rendibilidade, a qual se tornou no símbolo da Revolução Industrial.

Para que serve o navio a vapor?

Transporte de correspondência A travessia regular dos oceanos foi iniciada pelos chamados navios postais a vapor. Era um negócio lucrativo para as companhias marítimas, que recebiam subvenção estatal para o transporte de correspondência.

Para que servem as máquinas a vapor?

Esta máquina permitia transformar a energia armazenada no vapor quente em energia utilizável e preconizava a utilização intensiva desta fonte de energia na indústria, substituindo o aproveitamento da energia eólica e hídrica, dependente das condições meteorológicas e portanto imprevisível.