Qual a importância de se administrar medicamentos nas dosagens e horários corretos?

Os medicamentos são produtos capazes de realizar diversas funções dentro do organismo com o intuito de prevenir, diagnosticar e curar doenças, ou aliviar seus sintomas. Todavia, quando ocorre a sua má utilização, as consequências podem ser fatais. Dessa forma, é imprescindível que ocorra a conscientização da população para o uso racional dos medicamentos.

Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, 33,62% dos casos de intoxicação atendidos por eles estavam relacionados com o uso incorreto de medicamentos. Nesse sentido, é importante ressaltar que a boa utilização desses produtos consiste no consumo do remédio certo, em doses e períodos de tempo adequados. Além de informações de descarte e armazenamento correto de cada medicamento. Para isso, é importante a atuação adequada dos profissionais da saúde, os quais devem orientar de forma personalizada e clara a prescrição, esclarecendo qualquer dúvida do paciente.

A fim de demonstrarmos as graves consequências do mau uso de medicamentos, apresentamos os principais casos de remédios administrados de forma incorreta, confira a seguir!

Qual a importância de se administrar medicamentos nas dosagens e horários corretos?

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos capazes de inibir ou matar diferentes tipos de bactérias. Entretanto, a automedicação e a prescrição incorreta feita por médicos desses medicamentos selecionaram a resistência antibiótica.

Quando um paciente não segue a dose informada pelo seu médico, tomando mais ou interrompendo o tratamento com o antibiótico, acaba selecionando as bactérias mais fortes ao remédio, as quais sobreviverão e se multiplicarão.

Desta forma, esse tipo de antibiótico não será mais eficaz para essa nova mutação de bactérias, o que possibilita o surgimento de doenças bacterianas mais resistentes e, muitas vezes, ainda sem cura. São as chamadas superbactérias.

Antidepressivos e Ansiolíticos

Os antidepressivos e ansiolíticos são usados, respectivamente, para o tratamento dos sintomas da depressão e ansiedade diagnosticada. Entretanto, o uso exagerado ou sem prescrição desses medicamentos estão criando pessoas dependentes desses remédios.

Muitas dessas substâncias estão sendo usadas de forma indiscriminada para situações de estresse do dia a dia ou em situações especiais de ansiedade, sem nenhum diagnóstico patológico.

Desta forma, tanto os não doentes quanto os doentes usuários de altas doses desses medicamentos, não conseguem o resultado desejado e passam a consumir concentrações cada vez mais altas, podendo sofrer efeitos colaterais mais graves e levar até a intoxicação.

Ritalina

O cloridrato de metilfenidato é usado para o tratamento de casos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Entretanto, é muito procurado por estudantes e trabalhadores que desejam maior nível de concentração.

O seu uso sem prescrição ou em concentrações exageradas, aumentam as chances do aparecimentos dos diversos efeitos colaterais desse medicamento.

Entre eles, a insônia, agressividade, transtornos comportamentais, aceleramento cardíacos e uma alta potencialidade de dependência, o que poderá produzir outros transtornos psiquiátricos.

Cloroquina e Hidroxicloroquina

A cloroquina é usada no tratamento da malária e doenças como o lúpus e a artrite reumatoide. Porém, em uma situação atual de pandemia da Covid-19, em que ainda não se tem uma vacina e nem um tratamento, pesquisas sobre a eficácia desses medicamentos para a doença estão em testes.

Todavia, a divulgação pela mídia de possíveis casos de melhora da doença pelo uso dessas substâncias, aumentou a demanda de procura desses medicamentos. Por conseguinte, está influenciando muitas pessoas com a Covid-19 ou não, a tomarem esses medicamentos sem prescrições médicas.

Em decorrência, muitos usuários desses medicamentos por doenças já comprovadas de sua eficácia, não encontram os remédios nas farmácias para o seu tratamento.

Ainda mais, sem nenhuma comprovação científica dessas substâncias para o Covid-19, os usuários passam a estar expostos aos diversos efeitos colaterais do medicamento. Entre eles, problemas de visão, gastrointestinais e neurológicas.

Portanto, os medicamentos são substâncias perigosas que só devem ser administradas por profissionais da saúde e devem ser utilizadas de acordo com as suas prescrições. Para saber mais sobre o uso correto dos remédios veja mais um texto nosso sobre o assunto.

Agora que você já sabe sobre o uso racional de medicamentos e os principais casos e consequências do seu uso incorreto, continue navegando pelo nosso blog e para mais informações sobre a área farmacêutica acesse nossos serviços.

Qual a importância de se administrar medicamentos nas dosagens corretas?

Porque é preciso dar tempo para o medicamento realizar o seu papel terapêutico e para que o organismo elimine a medicação.

Qual é a importância do uso correto de medicamentos?

O uso de medicamento é imprescindível para a eficácia de alguns tratamentos médicos, uma vez que eles são usados para diagnosticar, prevenir, curar doenças e aliviar sintomas.

Qual a importância de respeitar os intervalos dos medicamentos?

As diversas formas de tomar cada remédio podem causar um pouco de confusão às vezes. No entanto, seguir essa posologia de cada medicamento é essencial para que o tratamento alcance os melhores resultados, além de evitar os riscos associados ao consumo excessivo das substâncias encontradas nos remédios.

O que é janela terapêutica Qual a importância de se administrar medicamentos nas dosagens e horários corretos?

O termo relacionado janela terapêutica se refere à faixa de valores de doses que otimizam o equilíbrio entre a eficácia e a toxicidade do medicamento, de forma a atingir o melhor efeito terapêutico sem levar a efeitos colaterais ou toxicidade consideradas inaceitáveis.