Qual a importância dos movimentos comerciais internacionais?

Comércio Internacional, o que é?

Veja neste artigo:

– O que é Comércio Internacional?
– Qual a importância do comércio internacional?
– Diferença entre comércio exterior e comércio internacional.
– Principais Organismos Internacionais do Comércio.
– Pós-guerra.

Qual a importância dos movimentos comerciais internacionais?

O que é o Comércio Internacional?

O comercio internacional é a troca de bens, serviços e movimento de capitais através de fronteiras internacionais ou territórios.

Existe desde os primórdios da civilização. Um exemplo que podemos citar é a Rota da Seda. Nas últimas décadas, sua importância tem crescido com o avanço dos transportes, das tecnologias, das comunicações e da indústria, sendo essa uma das características da globalização.

Quais são os principais benefícios?

Os principais benefícios do comércio mundial são:

1- Possibilidade de importar produtos não existentes no país.

2-Diversidade de produção entre países combinada com as vantagens em produzir com menos custos um produto de qualidade.

3- Exportar produtos em sobra para outros países.

4- Permite a empresa seguir comercializando mesmo com uma crise interna no país.

Diferença entre comércio exterior e comércio internacional

O comércio internacional segue acordos bilaterais ou regras negociadas em órgãos internacionais, como a OMC e os blocos regionais, como o Mercosul e a União Europeia.

Já o comércio exterior tem como perspectiva um país específico em relação aos demais. Por isso, ao contrário do comércio internacional, o comércio exterior é regulado pela legislação interna do país, por exemplo, por sua legislação aduaneira.

O objetivo das normas internas é assegurar os interesses do país em suas relações comerciais. Isso, no entanto, deve ser feito preferencialmente dentro dos limites da legislação internacional.

Principais Organismos Internacionais do Comércio

FMI – Fundo Monetário Internacional

O FMI é uma instituição monetária e econômica criada para dar suporte financeiro aos países e controlar os rumos da economia mundial.

OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

A OCDE é uma organização criada na década de 1960 para promover o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento do comércio internacional, definindo os gastos em políticas públicas por parte dos principais países desenvolvidos.

Banco Mundial

Criada durante a 2ª Guerra Mundial o Banco Mundial tinha a função inicial de auxiliar e reconstruir a Europa pós-guerra. Após a reestruturação, focou no auxílio a desastres naturais, ajudas humanitárias e necessidades oriundas de conflitos. Seu principal foco agora é contribuir para a redução da pobreza de países em desenvolvimento.

OMC – Organização Mundial do Comércio

A OMC é o organismo internacional que regula e define o comércio multilateral entre os países, tendo como meta também a liberalização do comércio em todo o planeta.

Câmara de Comércio Internacional

A CCI é uma organização internacional não governamental que trabalha para promover e assessorar o comércio e a globalização.

Pós-guerra

Quando o intercâmbio de bens e serviços voltou a crescer após o fim da Segunda Guerra Mundial, os acordos de liberalização no mundo desenvolvido alteraram suas características. Essas mudanças passaram a fomentar teorias que explicam o mercado internacional com base nas vantagens da especialização e da produção em escala.

O consumidor demanda produtos diferenciados. Para conseguir saciar esse desejo, as empresas precisavam produzir um leque maior de bens. Se ficassem focadas no comércio interno, as empresas teriam de reduzir a quantidade ofertada de cada produto. Ao expandir suas vendas para outros países, elas conseguiam atingir a produção em escala, reduzindo o seu custo.

Nesse contexto, o mercado internacional passou a se desenvolver com a troca de produtos semelhantes entre países com características semelhantes. Por exemplo, os Estados Unidos vendiam automóveis da Ford para a Alemanha e importavam dela carros da Volkswagen.

Qual a importância do comércio internacional?

Qual a importância do comércio internacional? A economia de um país passa pelo comércio internacional, uma vez que é o setor que garante a venda do excedente de produção dessa região e, ao mesmo tempo, permite que o mercado consumidor tenha acesso às mercadorias não disponíveis internamente.

Quais são os principais benefícios do comércio internacional?

Em suma, através do Comércio Internacional, podemos destacar três importantes benefícios para a sociedade: o aumento da renda per capita da população, o maior poder de compra da sociedade em geral e a elevação do número de empregos em nosso país.

Quais são as principais características do comércio internacional?

1- Possibilidade de importar produtos não existentes no país. 2-Diversidade de produção entre países combinada com as vantagens em produzir com menos custos um produto de qualidade. 3- Exportar produtos em sobra para outros países. 4- Permite a empresa seguir comercializando mesmo com uma crise interna no país.

O que é relações comerciais internacionais?

Comércio internacional é o nome dado ao conjunto de operações comerciais de troca de bens e serviços e movimento de capital realizada entre países. Estas operações comerciais nada mais são que relações de compra, venda e troca de mercadorias e serviços que ocorrem de acordo com regras internacionais.